FilmeCon – Dicas e novidades do mundo audiovisual

Com colaboração de Jaqueline Oliveira

Na última sexta-feira (14) participamos da FilmeCon, uma conferência de audiovisual onde os participantes e palestrantes trocam conhecimentos e experiências. Além da possibilidade de acontecer um networking entre os intervalos, há marcas e produtoras presentes no evento para atender estudantes, profissionais e entusiastas da área na cidade de São Paulo. Em sua 8ª edição, a FilmeCon completa 5 anos de uma programação especial a cada evento.  Conhecemos um pouco desse conteúdo e das experiências de grandes profissionais da área e contamos um pouco para vocês!

FOTO: divulgação do evento

Uma das apresentações que podemos destacar é da Lua Voigt, diretora internacional que já trabalhou em diversas produtoras aqui no Brasil e no exterior. Atualmente, Lua faz parte da equipe da Iconoclast Films, e continua em busca de novos trabalhos, além da tentativa de mudança de perspectiva que sua profissão tem com as mulheres, que são minoria. Ela já foi indicada para concorrer ao Cannes em 2017, fez projetos como o Welcome Ibrahim, e já trabalhou com as marcas: Pantene, Absolut arte resistance, Cafen Toro, Natura Pretige entre outras. Faz questão de recusar trabalhos que sejam apenas direcionados à ela por ser mulher, como comercial de absorvente.

FOTO: divulgação (Lua Voigt)

Lua faz parte do pouco grupo de mulheres que são diretoras, e está em busca de igualdade no mercado publicitário. “Eu quero trabalhar igual a todos os homens”, disse ela no evento.  Mesmo com o nervosismo por estar em frente ao público de, aproximadamente, 600 pessoas, Lua afirma que o mais importante é que “o trabalho seja visto”. Deixou claro que muitos roteiros ruins vão aparecer, mas que não se deve desistir de fazer o que gosta e, sim, mostrar trabalhos e projetos gera resultados. Para ela, também é importante buscar materiais que representem o estilo de cada profissional,  para realizar parcerias que podem abrir portas.

FOTO: divulgação (Roger Garcia e Emerson Souza)

Provavelmente você já ouviu falar do “Programa Reclame” no Multishow, ou no “Rock Reclame” na Kiss FM, projeto que surgiu como um trabalho de conclusão de curso e que hoje é comandado por Roger Garcia e Emerson Souza. O programa procura traduzir a propaganda para o entretenimento, com uma linguagem mais fácil, além de ser um espaço onde profissionais do mercado publicitário compartilham seus conteúdos, como uma troca de ideias.

Com a apresentação repleta de trechos de vídeos com entrevistas marcantes, Roger e Emerson não deixaram de compartilhar dicas e informações, principalmente para aqueles que estão no começo da carreira. Servindo como um exemplo de persistência, comentaram que seu projeto foi recusado pela TV Gazeta até, finalmente, dar certo, e que ficaram, pelo menos, três ou quatro anos sem gerar nenhum lucro. Como recompensar por não desistirem, estão há 12 anos no ar, com mais de 2 milhões de pessoas conectadas, fazendo aquilo que criaram e que gostam.

Também marcaram presença nomes como:

FOTO: divulgação (Camilo Coutinho)

Camilo Coutinho  – o vídeo marketing falou sobre a adaptação às mudanças do cenário e compartilhou suas dicas para criação e otimização de conteúdo, principalmente no YouTube. Numa extensa e dinâmica palestra, o público não perdia o fôlego a cada nova dica e a cada novo exemplo de conteúdos que deram certo ao serem trabalhados com planejamento. Ele sempre ressaltava, durante sua apresentação, que não basta só fazer vídeo, se não há estratégia para o conteúdo: “Otimize para pessoas, não para o algoritmo”!

Vera Hamburguer  – diretora de arte que trabalhou em longas como: “Castelo Ra-tim-bum”, “Carandiru”, “Ó Pai, ó” e “Deus é brasileiro”, e também responsável por dirigir a gravação de um episódio de “Black Mirror”, realizado aqui no Brasil, falou sobre o papel da direção de arte no cinema.

FOTO: divulgação (Daniel Rezende)

Daniel Rezende – um dos vencedores do Bafta e indicado ao Oscar de melhor montagem pelo filme “Cidade de Deus”, também foi responsável pela montagem de filmes como: “Ensaio sobre a Cegueira”, “Tropa de Elite (1 e 2)”, “Robocop”, “Turma da Mônica – Laços”, entre outros, também esteve presente e compartilhou sobre suas experiências.

Vicent Laforet, profissional da fotografia e do cinema contemporâneo, que já realizou projetos para marcas como Apple, CNN, Pepsi, Canon, National Geographic e Vanity Far. Atualmente trabalha em seu projeto AIR, e falou sobre como é fazer fotos e vídeos aéreos e, olha, incríveis. Além de mostrar como foi dirigir o projeto da Nike (abaixo), contando todos os detalhes da produção.

Os Primos, João Monteiro e Fernando Moraes, também compareceram para compartilhar um pouco de seus trabalhos. Unidos pela paixão pelo cinema e música, a dupla é responsável por trazer a nova cara aos clipes da música pop. Já produziram para para artistas como Laura Pausini, Wanessa Camargo, Rouge, Luan Santana e Pablo Vittar.

Além de toda troca de conteúdo, teve a entrega do prêmio FilmeCon 2018. O ganhador foi o diretor Douglas Ratzlaff Bernardt com o videoclipe “Baco do Exu Blues – Bluesman”. O segundo lugar ficou para Denis Cisma com o clipe “Boca de Lobo”, do Criolo. Já a Philmes ficou com o terceiro lugar com o clipe do Ponto de Equilíbrio part. Rael e Rincon Sapiência.

Ainda não foram divulgadas novas datas para a próxima edição, mas você pode conferir os vídeos e publicações dessa e de outras edições no site da FilmeCon.

Para saber mais sobre agenda cultural, acesse aqui.

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *