Entrevista com Rashid: Noticiar o show no Lolla foi quase como lançar uma música

por Josi Martins @suajosivoz

“Interior” é a mais nova música de trabalho do Rashid lançada na sexta-feira (7) que conta com a participação do rapper cearense Rapadura. Conversamos com o rapper à convite da Sony sobre o lançamento e falamos sobre o convite para o show no Lollapalooza.

Confira abaixo a entrevista completa com Rashid:

E.T.C.: Há uns meses você postou uma foto dizendo que estava produzindo uma “tijolada” com Rapadura. Como surgiu essa parceria para a música “Interior”? Essa faixa já estava guardada há algum tempo na gaveta?

Rashid: Essa música começou a nascer em 2016, o que é legal porque mostra que ela não tem idade. Eu e Rapadura tocamos juntos na Zona Norte em 2015 e comentamos sobre isso naquele dia, se não me engano. A música tinha várias das ideias daquele momento e dessa nossa visão do interior. Tentamos trazer um pouco dessa riqueza interiorana que existe, fazendo o caminho inverso do interior para o centrão e, ao mesmo tempo, levar uma coisa de dentro da gente para dentro das pessoas. O título “Interior” vem desses vários sentidos, tanto que falo que essa música é como se fosse um transplante que sai de dentro da gente e vai pra dentro dos ouvintes. A música quase entrou no meu disco “Crise”, que saiu em janeiro deste ano, mas não deu tempo. Mas acho que ela está vindo no momento certo e na época certa do ano. Vem até como um presente para as pessoas neste final do ano.

E.T.C.: E falando em presente, você anunciou que vai tocar no Lollapalooza 2019. Como foi para você receber essa notícia e dar essa notícia para os fãs?

Rashid: Fiquei muito feliz! O Lollapalooza é um dos grandes festivais que todo artista almeja chegar algum dia. O rap está passando por um ótimo momento agora. Tudo está ainda no começo, no próprio Lollapalooza ainda são poucos artistas de rap, mas estamos chegando. Fazer parte desse desdobramento da história do rap brasileiro é incrível. Este ano tive a oportunidade de ver o show do Rincon Sapiência no festival e foi sensacional, então quando chegou essa responsabilidade pra gente, pensamos que temos que levar um show tão bom quanto.

Esse ano tem eu, o BK – que também é outro cara que está despontando no rap, tem o Gabriel Pensador que vem abrindo portas pra gente há tanto tempo. Estamos juntos levando essa bandeira e vai ser bem legal! Colocar essa notícia na rua foi quase como lançar um som, sabe? Os nossos fãs se sentem próximos e se orgulham com a gente. É muito louco ver isso porque o fã realmente se coloca no lugar de família, de amigo e tem vários que nós vemos em todos os shows. É muito especial dividir isso porque vemos e sentimos a alegria nas palavras das pessoas.

E.T.C.: Quais seus próximos passos com relação às rádios? “Interior” vai estrear nas rádios também?

Rashid: Pelo menos nesse momento “Interior” não tem muito o perfil de rádio por ser bem pesada, talvez cheguemos num momento em que o rap possa colocar essas músicas nas rádios também, mas essa especificamente não. Estamos trabalhando em outras músicas que possam ter esse perfil e ao mesmo tempo tenho ouvido várias outras coisas de colegas do rap entrando (em rádio), músicas de camadas e energias diferentes. Isso abre caminho para que um dia possamos estrear músicas como “Interior” lá também. O rap, falando como estilo musical, tem uma gama enorme de energias de músicas. Quem sabe um dia conseguiremos ouvir todos esses tipos de rap dentro das rádios.

E.T.C.: Sobre o clipe, por que a escolha da Usina de Santa Bárbara como cenário?

Rashid: Essa escolha partiu mais do diretor e foi uma escolha estética que acabou casando dentro da ideia toda. A maior parte das referências ali estão na letra, em mim e no Rapadura. Trouxemos muita bagagem para que as pessoas possam pesquisar coisas. Rapadura tem uma bagagem enorme de cultura nordestina e eu trago um pouco da cultura que veio comigo de Minas Gerais misturado com as coisas que aprendi na periferia de São Paulo. Somos as grandes referências daquele clipe.

A letra, obviamente, que é pra ser o grande destaque. A escolha da Usina ou do canavial (embora eu já tenha trabalhado no canavial também), foram escolhas estéticas para localizar as pessoas em locais que são ou foram tão comuns e naturais pra nós. O rap remete muito ao muro, ao grafite, à cidade, então foi uma forma de fazer as pessoas enxergarem um outro ponto de onde o rap pode vir.

E.T.C.: Você postou recentemente uma foto com Coruja, Vitão, (Jr. Dread e Devasto). Quais seus próximos passos para 2019? Podemos esperar mais um projeto em construção? Parcerias?

Rashid: Essa com Coruja e Vitão vai sair agora, é uma música que participo, daqui a pouco vocês vão ter notícias sobre isso. Já para 2019, a “Interior” é uma música que dá um chute para essa nova temporada. Temos um novo single também para começar o ano, mas nem sei se posso falar muito, talvez não (risos). Estamos trabalhando em coisas novas e um disco novo. A ideia é fazer algo que seja tão legal quanto o que já fizemos, tanto para nós quanto para os nossos ouvintes.

E.T.C.: Atualmente o que mais te inspira para escrever um rap tão cheio de vida?

Rashid: Política é uma das coisas que mais espetam a gente. Tem dias que falo “Hoje não vou nem abrir notícias”,  aí abro o Instagram e tem alguém me cobrando posicionamento sobre algum assunto. As pessoas querem a nossa posição e isso acaba indo para música. Mas sempre me inspiro também em relacionamentos, amizades, inimizades, todas as coisas da vida e da arte. Seja passando por um bom momento ou logo após ver um bom filme. Tudo inspira, tudo e qualquer coisa. 

E.T.C.: Você continua escrevendo sobre o seu trabalho? Você tem uma espécie de diário de bordo em que relata tudo que está acontecendo hoje em dia que possa vir a se tornar um novo livro futuramente?

Rashid: Sim, tenho pretensões do volume 2. Tenho vontade de manter essa proximidade com a literatura porque ela sempre esteve próxima de mim e agora que estou dando esse passo em direção à ela, lançando trabalhos, conversando com outros escritores, mantendo essa relação, tento incentivar meus parceiros do rap a também lançarem livros. Acredito que temos uma ligação forte com a literatura e, para mim, todo MC é um escritor em potencial.

Foto: Elias Mast

E.T.C.: E com a sua correria, agenda lotada, aeroporto hotel show, como você faz para se conectar com o interior em todos os sentidos que sugere o refrão?

Rashid: Estou uma luta interna comigo tentando fazer da meditação um hábito, mas é difícil manter uma rotina porque tem dia que acordo e tenho que sair. Mas costumo ler todo dia, acho que a leitura é muito importante. Além disso, saio para passear com meu cachorro ouvindo um som, ouvindo um audio book, essas coisas me fazem conectar comigo mesmo. Passar um tempo com você mesmo é muito importante principalmente se você tem que extrair ideias da sua cabeça. No final das contas todo mundo trabalha com a sua criatividade, então serve para todos. 

E.T.C.: Manda uma mensagem para os seus fãs entrarem em 2019

Rashid: A mensagem primeiramente é de gratidão pelo ano de 2018! Muita gente nos acompanhou. A todos que foram nos shows, que deram play no Rashid, seja nos clipes ou nas músicas, a todos que compraram nossas coisas na loja, que vão nos lugares uniformizados de Foco na Missão, isso é importante pra caramba! Isso faz a gente enxergar que nosso trampo não está sendo confete que jogamos pra cima e quando cai acabou. Estamos vendo o quão importante tem sido o nosso trabalho.

Espero que a virada de ano seja incrível para todo mundo, que 2019 seja incrível pra todo mundo. No que depender de mim, estarei sempre trabalhando pra pelo menos tornar cada dia mais legal com música, com clipe, com uma ideia; sempre, no que puder contribuir com minha arte, tentarei tornar a vida de vocês um pouquinho mais legal porque vocês tornam a minha muito mais legal a cada dia!

Confira outras notícias de música.

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *