ccxp18

CCXP – Como foi o maior festival da cultura pop do planeta

Com o lema de “Viva o Épico!”, a 5ª edição da Comic Com Experience 2018 (CCXP18) bateu seu recorde de público chegando aos 262 mil visitantes durante os 4 dias de evento, e o que tem chamado atenção nesse número é o aumento da presença feminina no cenário geek. Isso mesmo, as mulheres correspondem a 45% do público total (sendo que se a contagem for feita pelo fator idade, fomos a maioria até os visitante de 25 anos). Com mais de 130 horas de programação e o maior line up de todos, a São Paulo Expo recebeu, do dia 6 a 9/12, 42 astros e estrelas de Hollywood (além das aparições surpresas), 530 quadrinistas, e muitas outras atrações em seus 115 mil metros quadrados.

As aparições surpresas ficaram por conta de Tom Holland (Homem Aranha – De volta ao lar), Jake Gyllenhaal (O novo vilão do filme do Homem Aranha), Tessa Thompson (MIB) e Ellen Page (The Umbrella Academy). Levando o público a loucura e lotando o espaço.

Com estandes e atrações a perder de vista, faz com que  visitante de um dia desejasse poder ir em todas as datas do evento. Se você não se organizar para desbravar a Comic Com, você pode acabar se perdendo no mar de atrações e cosplayers. O que te faz desejar um lindo vira tempo do universo Mágico de J. K. Rowling.

ccxp18
A abertura e homenagem do evento ficou para Chris Columbus, o incrível diretor de “Harry Potter”, “Esqueceram de Mim”, “Os Goonies” e “Gremlins”. Durante o seu painel foram reproduzidos 5 trechos de filmes produzidos pelo cineasta, e também várias perguntas em conversa com seu público. Com isso, Chris contou que o estilo adotado por ele durante esses anos não mudou muito, não é por acaso que “Crônicas de Natal”, recente lançamento da Netflix, lembre um pouco o estilo de outro filme produzido por ele, o famoso e inesquecível “Esqueceram de Mim”.
ccxp18

Com a Creators Stage, a grande novidade dessa edição, os criadores de conteúdos tiveram a oportunidade de compartilhar com os seus seguidores, que não puderam ir ao evento,  um pouco da CCXP. Já o público presente pode acompanhar tudo de pertinho, e sem a necessidade de retirar senha. O espaço também recebeu a banda Supercombo, que apresentou a HQ “Adeus, Aurora”. A HQ,  ligada ao próximo álbum da banda, conta as aventuras de Aurora, uma garota que descobre um terrível segredo sobre a sua família e corre contra o tempo para salvar a si e os outros. As ilustrações foram feitas pelo ex-integrante Jean Diaz, que atualmente trabalha na DC Comics e Marvel. O novo espaço recebeu 120 nomes entre celebridades da TV e os criadores de conteúdo, com uma programação que ia desde aulas de gastronomia, talks show, apresentações musicais e muitas outras coisas.

A exposição, que surgiu em 2016, da Tamashi Nations Tour voltou com sua fantástica exposição com mostras de estátuas e colecionáveis dos personagens de Os Vingadores e até dos personagens de “Dungeons and Dragons” (Caverna do Dragão). A perfeição desses colecionáveis faz o que qualquer pessoa queira levar todas para casa, inclusive a versão em tamanho real do Thanos.

ccxp18

Além disso, teve a programação dos auditórios da CCXP. A começar pelo Thunder Cinemark XD, o principal auditório que cabe 3.300 pessoas! Local que recebeu os principais painéis do evento com convidados como Sandra Bullock (Caixa de Pássaros), Michael B. Jordan (Creed 2), Tom Welling (Smallville), Brie Larson (Capitã Marvel), Zachary Levi (Shazam!), Maisie Willians (Fame of Thrones) e Sebastian Stan ( Capitão América 2: O Soldado Invernal). Além disso, teve a primeira exibição do longa “Aquaman” (Warner)- que você pode conferir a resenha aqui, “Wi-fi Ralph” (Disney) e “Creed 2” (Warner).

Já no Auditório Ultra, com disposição para 700 lugares, é o segundo maior local que recebeu painéis durante a CCXP. Foi o lugar ideal para quem queria acompanhar conversas sobre o mundo da DC Comics e da Marvel. Além de saber um pouco mais sobre os bastidores do clássico “A morte e retorno do Superman”, e os  30 anos de “Wolverine 1988” e “Homem de Ferro: Invencível”. Também teve uma linda homenagem ao incrível e inesquecível Stan Lee, que nos deixou em novembro desse ano.

O Auditório Prime, que pode receber até 200 pessoas por atividade,  foi o ponto de encontro dos artistas reconhecidos mundialmente. Ideal para quem queria aprender e absorver um pouco mais do conhecimento de Felipe Massafera, John Romero Junior, Joe Rubinstein, Lee Weeks, entre outros.

A Artists’ Alley recebeu mais de 530 quadrinistas e ilustradores brasileiros e estrangeiros. Onde o visitante poderia conversar, elogiar, comprar alguma obra diretamente com o artista. Junto do local também estava o estande da Chiaroscuro Studios, onde os fãs podem adquirir HQ’s e outros itens exclusivos.

O final do Torneio Universitário de eSports do CS:GO também foi realizado na CCXP, tornando tudo mais emocionante para quem estava participando ou apenas assistindo a competição. A Game Arena foi o palco  da disputa entre o time da PUC-SP e a equipe UTFPR, que se tornou a grande campeã.

ccxp18
Além da loja oficial do Harry Potter, teve também um espaço especial para quem é um potterhead ou um admirador do bruxinho mais famoso desse mundo. A cabana do Hagrid (Guardião das Chaves e das Terras de Hogwarts) esteve presente na CCXP 18, com a réplica do hipogrifo Bicuço! A produção ficou por conta de Alan Gilmore, o diretor de arte dos parques da franquia.
Outras atrações
Para somar com todas as outras atrações, o Cartoon Network trouxe Rebecca Sugar, a criadora do desenho Steven Universo. A criadora participou de um bate-papo com os fãs para falar um pouco mais sobre o seu processo criativo e outras perguntas. Além disso, Rebecca tocou e cantou a música tema do desenho, acompanhada das vozes de seus fãs. Teve também Juliano Enrico, criador do “Irmão do Jorel”, em o time criativo do que falou um pouco sobre como é os bastidores e outras perguntas relacionadas ao Cartoon.
ccxp18

A Netflix trouxe elenco de Stranger Things, revelando um pouco de como será a terceira temporada da série, com os detalhes sendo mantidos em sigílo. Sabemos apenas que a história terá um salto de 1 ano e que se passará no verão de 1985, e os títulos dos episódios que foram revelados: Está Me Ouvindo, Suzie?, O Caso dos Ratos, O Salva-vidas Desaparecido, A Prova da Sauna, A Fonte, O Aniversário, A Mordida e A Batalha de Starcourt. O que só aumenta nossa curiosidade para saber o que mais pode rolar.

Outras novidades focaram por conta da Maurício de Sousa produções, que foi a a presença dos atores que vão representar a turminha no live-action Turma da Mônica – Laços. E lançamentos que são do selo Graphic MSP. Também teve o espaço dedicado para as atrações da Disney, como o live-action de Dumbo, Toy Story 4, Aladdin e Wi-fi Ralf. Da Paramount teve o destaque para o lançamento Bumblebee, a HBO  com o painél especial para Game of Thrones e Westworld. A Warney levou experiências interativas de Riverdale, The Big Bang Theory, Young Sheldon, Flash e Supernatural. A Fox deu destaque para Dragon Ball Super Broly – O Filme, Alita – Anjo de Combate, O Menino Que Queria Ser Rei e X-Men: Fênix Negra.

ccxp18
A CCXP vem se superando a cada edição, ganhando cada vez mais admiradores. Com tantos painéis legais, atrações e espaços, que te fazem encarar filas sem pensar muito no tempo passando lá fora. Ainda não há previsão para a data e para as novas atrações da próxima edição, mas com toda certeza será épico e muito mais surpreendente que todas as outras.
Leia também:

 

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *