Sensibilidade: saiba tudo sobre o novo álbum “GENTE” da Priscilla Alcantara

Por Jaqueline Oliveira

Participamos ontem, dia 21/11, do pocketshow da cantora Priscilla Alcantara, realizado em parceria da Sony Music e a Deezer Brasil. A artista apresentou faixas do seu novo álbum, GENTE, lançado no começo do mês, além de bater um papo com os jornalistas. Os fãs também não ficaram de fora. Todo o evento foi transmitido numa Live no Facebook da Deezer do Brasil.

Considerado um álbum completamente diferente do que costumamos a ver e ouvir no meio gospel, o GENTE possui uma característica própria que apresenta a autenticidade e essência da cantora que, como ela mesma diz, é maior neste disco, com o desejo de levar sua arte e sua comunicação de forma que chega a todos, ou seja, que atinja a “gente”.

Antes do lançamento do álbum, toda a equipe produtiva da artista se encarregou, fortemente, na divulgação do mesmo. A comunicação visual foi trabalhada em todos os detalhes, e, além disso, o disco bateu recorde antes mesmo de sair, sendo considerada a melhor campanha de pré-save da Sony Music. Na ação, os usuários puderam salvar o disco previamente nas plataformas para terem o conteúdo em suas bibliotecas assim que ocorresse o lançamento.

Outro destaque foi o teaser de lançamento que Priscilla soltou e que agradou muito não só os fãs, mas também quem a conhecia só em seus trabalhos na TV. Confira!

Logo na primeira semana, os resultados foram excepcionais. Em menos de 24 horas, o álbum teve mais de 685 mil streams nas plataformas digitais. O teaser tem mais de 1 milhão acessos no Youtube e mais de 1,8 milhão de visualizações no Instagram. A hashtag #GenteOAlbum ficou em 1º lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e em 3º nos trending topics mundiais.

Priscilla Alcantara se consagra como a Primeira artista gospel, na história, a ter 9 faixas no Top200 do Spotify Br e ainda 2 faixas no Top100, sendo esta a melhor colocação de uma música cristã em todos os tempos! Na Deezer a cantora tem 10 faixas no Top300, 7 faixas no Top200 e 2 faixas no Top150, ficando no Top102 com a música “Empatia”.

SPOTIFY TOP200 — BR 🇧🇷
#75 Empatia
#88 Gente (de zero a dez)
#115 Florescer
#126 Me Refez
#135 Solitude
#142 Sem Querer
#192 Alegria
#198 Eles
#199 Liberdade

DEEZER TOP300 — BR 🇧🇷
#102 Empatia
#106 Gente (de zero a dez)
#122 Florescer
#146 Sem Querer
#149 Solitude
#153 Liberdade
#162 Me Refez
#208 Alegria
#218 Eles

FAIXA A FAIXA

FOTO: Bruna Camilo

“DE ZERO A DEZ” (Gente)

“Sofrer não muda quem sou/ Não me faz menos merecedor /Sofrer me faz perceber /Que mesmo frágil eu posso ser /Profissional em me reerguer”

Essa, com certeza, é uma das mais emocionantes do álbum. Carregada de poesia e sensibilidade, a música dá a voz para uma alma angustiada, “que nem consegue dar nome ao que sente”, mas que se reergue. Com um ritmo mais arrastado e, ao mesmo tempo, dinâmico, a música eleva a qualidade da artista não só na sonoridade, mas também na composição. Essa, com certeza, trata-se de gente.

“FLORESCER”

Livre a dançar sobre todos os meu medos/ Transformando Chão batido em um lindo campo verdejante/E naquele instante/ Os meus pés dançaram com os seus/ E eu vi no seu mover/Tudo florescer

A “Florescer”, já com um som mais pop eletrônico – como é em quase todo o álbum, trata-se de um momento de intimidade da cantora com Deus. Em um recente show, a cantora revelou como “recebeu” a ideia da letra, contando que foi “como se estivesse num sonho, mas um pouco acordada”. Ela via, exatamente como a letra reproduz, uma dança que pairava além do chão, transformando-o num campo. É uma música que resgata a esperança em meio à tanto temor.

“EMPATIA”

Gravei uma conversa/Em que uma voz diz/ Se uma coisa que procuro sempre lembrar/ Veja o sol/ Mesmo com nuvens/ Escolheu aparecer/ Então você/Mesmo sofrendo tem que/ Escolher crescer

Com certeza umas das favoritas, se não “a favorita”. Essa música revela o que mais há de falta no mundo: empatia (melhor título dela, impossível). A letra é profunda e conversa com o ouvinte, apresentando-lhe “o que fazer”, dando-lhe uma luz e saída para algumas situações. Além disso, a técnica vocal da cantora é muito trabalhada nesse som, além da batida eletrônica que envolve no fim.

“SOLITUDE”

Nem sempre estar sozinho é dolorido/ Silêncio não precisa alimentar os fantasmas/ Nem sempre o quarto escuro te puxa mais pro fundo/ Nem a sala vazia precisa ser fria/ É só você dizer sim ou não/ E transformar em solitude a solidão

Responsável por uma das tatuagens da cantora, “Solitude” conta, claramente, sobre o processo de recomeços e sobre enxergar o que é necessário ser enxergado, não apenas visto. É uma música que te motiva a ir além, mesmo, aparentemente, não tendo como. Com um back de fundo, a música empodera e transmite essa motivação, como se própria a cantora dissesse: “dá sim, eu consegui”.

“SEM QUERER”

Quando eu já não tinha fé/ Você me colocou de pé/ Sem querer, eu fiz o que não devia fazer/ Por querer, você decidiu morrer só pra salvar minha pele/ Ê-ê salvar minha pele

Mais eletrônica, porém considerada para alguns fãs como a “mais pesada”, em relação à letra. Mostrando como é não ser, o tempo todo, extremamente correto e que o humano é, também, presente, além do espiritual. É como se apresentasse a rendição à Deus, mesmo sendo tão pequeno e sem fé.

“ME REFEZ”

Então cheguei mais perto/ Mas quando Você me olhou/ As palavras fugiram e tudo que eu consegui foi dizer oi/ Mal sabia eu que isso era tudo que/ Você precisava ouvir/ Ouvir de mim/ Porque o resto Você fez/ Me refez/ No mesmo instante eu me apaixonei

Para muitos essa música/clipe é a continuação da “Liberdade” que ela lançou antes. A música é delicada e ao mesmo tempo muito potente. Delicadeza que flui na melodia e letra, potência na voz e arranjos vocais. “Me refez” trata de um processo de aceitação, liberdade e identidade encontrada na identidade de Deus. Já o clipe eleva ainda mais a qualidade deste projeto. Com uma produção cheia de mãos especializadas, a cantora até performou uma ação circense que a fez voar. Idealizado por ela e realizado por diversos profissionais, o clipe Me Refez já possui mais de 11,2 milhões de visualizações no YouTube.

“LIBERDADE”

Não parece certo alguém/ Que tem asas ser colocado/ Dentro de uma caixa, sem ver/ A luz do sol brilhar/ Pra mim, não faz sentido alguém/ Que tem asas não ter o céu/ Inteiro para poder voar/ Se tenho asas, eu sei que o céu é o meu lugar

No Youtube, a música já ultrapassa a marca de 13,8 milhões de views e um dos comentários que mais possuem curtidas é “Você representa nossa geração”. E é exatamente isso que a música se propõe. “Liberdade” é um grito de socorro para muitos que se sentem presos. É solidariedade com almas que ainda não puderam experimentar a grandeza que é estar e ser livre. Que é poder voar.

“ALEGRIA”

Dinheiro no bolso, o brilho da Fama/ Mas onde está o amor?/ Uma falsa alegria, sempre uma fantasia/ Mas onde está o amor?/ Chega no fim do dia, sem a tal alegria/ E do que adiantou?/ Correu atrás do vento, achando que a vida/ Tinha preço e não valor

“Alegria” é a responsável por garantir a leveza no álbum. Um som mais divertido e dançante, a música é bem produzida e é perceptível o trabalho nos detalhes e mixagens. Ousada e cheia de identidade, “Alegria” também traz muito da característica pessoal da cantora.

ELES

Cada um é responsável pelas suas escolhas/ Mas e se a falta de fé deles for culpa nossa?/ Não ter apresentado Você como livro mostra/ Agora eles Te julgam pela capa e vão embora/Eles julgam Você por aquilo que veem em mim/ Por aquilo que sai de mim/ Sendo assim, eu preciso morrer pra que/ Você Viva sua vida em mim

Uma exponencial crítica do atual cenário cristão. “Eles” é uma resposta sobre muitos não se identificarem com Jesus Cristo, por suas atitudes serem diferentes daquilo que Ele fez e pregou e, por isso, acabam não o conhecendo, pois a única forma que têm é através dos que se dizem seguidores d’Ele, porém estes “julgam pela capa e vão embora”- “Sendo assim, (é) eu preciso morrer pra que/ Você (Ele) Viva sua vida em mim”.

REAL

Eu gosto de imaginar/ Seu rosto bem perto do meu/ Pode ser imaginação/ Mas sinto sua respiração/ Até agora você não disse nada/ Mas diz tudo o teu olhar/ É real/ Dizem que é imaginação/ Mas pra mim é tão real/ Quanto essa canção

A música aproxima o ouvinte com a realidade de Deus e, ao mesmo tempo, afasta a realidade rotineira ao fazer isso. “Real” é uma daquelas que entram na lista das canções que apresentam a intimidade da compositora em suas experiências espirituais, instigando quem ouve a tentar entender o que de fato é real.

TANTO FAZ

Encontrei em você razão pra viver/ E o resto agora, o resto agora tanto faz Tanto faz, o resto tanto faz/ Não sei o que o amanhã vai trazer/ Mas se trouxer você, o resto tanto faz Tanto faz, o resto tanto faz

A mais Pop sim ou com certeza? Com certeza. Também é uma música cheia de atitude e um tanto chiclete. É uma completa inovação musical no universo gospel, com características que podem ser relacionadas com outras artistas do pop mundial.

INTEIRO

Vem e mostra o que eu nunca vi/ Traz Tua glória, revele o céu a mim/ Vem e mostra o que eu nunca vi/ Traz Tua glória, revele o céu a mim/ Não foram só Tuas pernas na cruz/ Não foram só Teus braços na cruz/ Foi por inteiro/ Foi por inteiro

Também na mesma pegada de “Tanto Faz”, a “Inteiro” é ousada e cheia de mixagens pop. Com uma letra que aproxima o ouvinte à experiência que Jesus Cristo teve na cruz. É uma letra, também, bem profunda, mesmo com tanta repetição.

Ouça agora em todas as plataformas digitais: https://smb.lnk.to/Gente

Para saber mais sobre música, acesse aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *