Lauryn Hill no Brasil e os 20 anos do álbum “The Miseducation of Lauryn Hill”

Por Carolina Costa

A cantora americana Lauryn Hill vem ao Brasil em 2019 para única apresentação. O show acontece em São Paulo, dia 3 de maio, no Espaço das Américas. A turnê é em comemoração aos 20 anos do seu único álbum solo lançado: The Miseducation of Lauryn Hill.

O álbum que mudou gerações completou duas décadas em agosto e ainda é uma obra revolucionária no cenário musical mundial. Mas, principalmente, no R&B e no Hip Hop, foi um divisor de águas. Nesse ano, duas estrelas no auge da fama samplearam músicas do disco: Cardi B, a nova sensação do rap, adicionou trechos de Ex-Factor na música Be Careful, assim como fez Drake na música Nice For What.

FOTO: divulgação

Lauryn é ex integrante do grupo Fugees e fez história ao ser indicada a dez categorias no Grammy Awards de 1999 e ganhar cinco delas, incluindo Álbum do Ano. Esse foi o mesmo ano que Madonna concorreu em algumas das mesmas categorias com Ray Of Light, um marco na música pop. Lauryn foi a primeira mulher a ganhar 5 prêmios em uma única noite.

Não há dúvidas que Miseducation é um divisor de águas na música. Uma das principais características atribuídas por Lauryn ao álbum é que ela queria que ele fosse real, musicalmente e pessoalmente. Ela queria falar sobre coisas reais como maternidade, decepções amorosas, alegrias e otimismos. Os elementos do raggae são extremamente presentes nas canções, assim como a naturalidade das gravações. Em Lost One podemos até ouvir o “puff” no microfone de Lauryn ao cantar.

Em Ex-Factor ouvimos ao fundo uma espécie de floresta com pássaros cantando em meio a um clássico R&B com vocais indiscutivelmente fabulosos. Nas primeiras duas músicas do álbum também ouvimos vários diálogos, como se estivéssemos em um musical, que a música começa enquanto todos conversam. Em To Zion é ela quem conversa com seu filho, que na época ainda estava em sua barriga. Ela agradece ao filho por a ter escolhido como mãe e desabafa sobre ter sido aconselhada a abortar o filho para o “bem da carreira” dela. A faixa conta com a participação de Carlos Santana, artista mexicano e multi-instrumentista famoso no mundo todo. Outra característica nas músicas é a influência gospel, como corais e letras que falam sobre orações e Deus.

Na primeira semana de vendas nos Estados Unidos, o álbum vendeu mais de 400.000 cópias, estreou em primeiro lugar na lista dos 200 álbuns mais vendidos da semana da Billboard e foi adicionado à listas como um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos e dos 100 melhores do Consequence of Sound. Em maio de 2019 o Brasil celebrará com Lauryn a beleza e autenticidade dessa obra que é amada por várias gerações.

Para saber mais sobre música, acesse aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *