Imagem da exposição Biblioteca à Noite

Exposição Biblioteca à Noite é uma Imersão na Realidade Virtual

Quantas vezes você já desejou que um livro se tornasse realidade? Já quis conhecer pessoalmente o mundo descrito por algum autor? A exposição Biblioteca à Noite surgiu a partir dessa vontade. Alberto Manguel, o escritor do livro homônimo que inspirou a mostra, se uniu ao diretor Robert Lepage e à Companhia Ex Machina, e, juntos, criaram uma verdadeira imersão na realidade virtual.

O que acontece na exposição?

O que acontece é o seguinte: primeiro, o visitante é convidado a uma sala escura de espera, na qual recebe algumas informações sobre a mostra. Pouco depois, começa a imersão em outro mundo, idealizada a partir da biblioteca própria, e real, de Alberto Manguel.

Lá, a realidade ainda não é virtual, mas também não é como o que se vê em exposições mais tradicionais ou interativas. O espaço de quatro paredes é todo forrado por estantes repletas de livro. Os espaços livres são poucos: existem as janelas, que exibem natureza (com uma constante chuva do lado de fora), e alguns cantos ocupados por quadros e abajures, que ornam perfeitamente com o restante da sala. 


Há mobílias também, bancos e cadeiras que contornam toda a sala. Mas o ponto principal, ali, não é o que se vê, mas sim o que se ouve. Pouco tempo após todos os visitantes entrarem, a biblioteca vira um breu. Tudo se apaga lentamente até a escuridão total e uma voz começa a surgir. Com ela, a iluminação volta, de forma leve, e estrategicamente destaca alguns pontos da sala, cujos detalhes e histórias são narrados ao público. 

Aliás, nessa primeira parte da exposição Biblioteca à Noite, a narrativa (contada em primeira pessoa) é um dos grandes destaques. Cabe se atentar, escutar e entender cada palavra, pois elas soam como uma verdadeira história, lidas das páginas de um livro.

Depois disso, a imersão é pausada para instruções tecnológicas. A orientadora da exposição ensina como colocar e usar tanto o óculos de realidade virtual quanto o fone de ouvido abafador.

Viagem a bibliotecas ao redor do mundo

Após as devidas instruções. A imersão no mundo das bibliotecas ganha intensidade. Dessa vez, todos os visitantes são guiados até uma sala maior, que simula a parte de leitura de uma biblioteca. Nesse novo espaço, o chão é forrado por páginas do livro Biblioteca à Noite, o teto tem inúmeros exemplares verdes pendurados e o salão é ocupado por várias mesas de madeira (cada uma com quatro cadeiras), que se misturam a “troncos de árvores”. 

Aliás, as cadeiras, que são rotativas, contribuem significativamente com a imersão na realidade virtual, pois permitem que o ambiente visualizado no dispositivo seja explorado em 360°.


Ao colocar o óculos, o visitante vê um menu, para escolher entre o áudio em inglês ou em português. Depois, encontra 10 opções de bibliotecas, localizadas em diversos lugares do mundo, para explorar. Entre as alternativas estão:

  1. Biblioteca da Abadia de Admont –  Áustria
  2. Templo de Hase-Dera
  3. Biblioteca de Nautilus
  4. Biblioteca Nacional de Sarajevo
  5. Biblioteca de Alexandria
  6. Biblioteca de Vasconcelos – Cidade do México
  7. Biblioteca da Universidade de Copenhague
  8. Biblioteca do Parlamento de Ottawa
  9. A Biblioteca de Sainte-Geneviève – Paris
  10. Biblioteca do Congresso Americano – Washington

Algumas são reais, outras possuem intervenções tecnológicas, enquanto outras são completamente imaginárias. Mas todas possuem uma audiodescrição envolvente, que, quando em inglês, tem a narração do próprio Alberto Manguel.

Alerta sobre a exposição Biblioteca à Noite

Atenção! Para mergulhar nessa realidade virtual é preciso agendar horário, o que pode ser feito através do seguinte endereço: http://sescsp.org.br/abibliotecaanoite

Serviços

Duração da exposição: de 03 de outubro de 2017 até 10 de fevereiro de 2019
Local: Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô) – Espaço Arte I (5º andar)
Horário: de terça a sábado das 10h30 às 21h | domingo e feriado das 10h30 às 18h30
Valor: entrada gratuita

Gostou da indicação? Para ficar por dentro dos eventos que acontecem em São Paulo, visite a nossa Agenda Cultural! Vale também fazer um passeio completo pelo prédio da exposição e conhecer o mirante do Sesc Avenida Paulista.

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *