Mãe Preta

Exposição “Mãe Preta” no complexo Funarte em São Paulo

Após o sucesso de público, a exposição “Mãe Preta” chega a São Paulo, na Galeria Mario Schenberg, da Funarte. A mostra reúne fotografias, vídeos, instalações, performance, literatura e já foi exibida no Rio de Janeiro,  na Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea (do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, na capital fluminense), tendo recebido cerca de 2 mil visitantes, e também em Belo Horizonte, no Palácio das Artes.

As conhecidas imagens das amas-de-leite negras, registradas de meados do século XIX ao início do século XX, são o ponto de partida da pesquisa das artistas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa para a realização da exposição  que recebeu o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais de 2016.

O projeto surgiu de uma pesquisa artística de Isabel e Patricia, iniciada em 2015. O trabalho, em constante progressão, busca traçar elos e ressonâncias entre as condições da maternidade e da escravidão, por meio de releituras de imagens e arquivos do período. A pesquisa também investiga o desaparecimento da história escravocrata na malha urbana das cidades brasileiras e as vozes de mulheres e mães negras na contemporaneidade. O objetivo da mostra é discutir a memória da escravidão e o legado da mulher negra na formação da sociedade brasileira a partir da história visual do país.

Inédita em São Paulo, a exposição – que ainda seguirá para São Luís, no Maranhão, em dezembro – inclui o lançamento de um catálogo com participações de nomes nacionais e internacionais.

A exposição ainda conta com a minibiblioteca Mãe Preta, que reúne publicações de autoras negras contemporâneas e uma seção voltada para a literatura infantojuvenil, com títulos sobre protagonismo negro que podem ser consultados pelo visitante.

As artistas cariocas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa trabalham em dupla há mais de uma década e buscam em sua pesquisa artística, criar maneiras de relacionar lugares históricos e arquivos de imagens a debates atuais por meio da arte contemporânea.

Não perca! O público pode visitar a exposição até o dia 25 de Novembro.

Mãe Preta
Foto: Reprodução

 

Serviço: “Mãe Preta” – Galeria Mario Schenberg 

Onde? Complexo Cultural Funarte SP

Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos

Horário de visitação: De segundas a sextas, das 11h às 19h, sábados e domingos, das 11h às 21h

Entrada gratuita

Maiores informações no e-mail. 

Confira outras notícias e fique sempre por dentro na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *