Exposição Millôr Fernandes no Instituto Moreira Sales em SP

O Instituto Moreira Sales apresenta primeira retrospectiva dedicada aos desenhos do humorista, dramaturgo e tradutor carioca Millôr Fernandes. A mostra divide em cinco grandes conjuntos a obra gráfica de Millôr, dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do “Pif-Paf”, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963.

O acervo de Millôr, que reúne mais de seis mil desenhos e seu arquivo pessoal, está sob a guarda do Instituto Moreira Salles desde 2013. Com curadoria de Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires  que mapeiam os principais temas que estiveram presentes ao longo de 70 anos de produção do artista.

Ao ganhar as galerias, os desenhos, feitos principalmente para serem publicados na imprensa, revelam a força e a complexidade de uma obra fundamental para a arte brasileira. Acompanha a mostra um livro que, além de reproduzir os originais, traz ensaios críticos e uma cronologia de vida e obra de Millôr.

Nascido no Rio de Janeiro e dono de um estilo próprio e de um humor ácido e inconfundível, Millôr Fernandes definia a si mesmo como jornalista. Para os leitores e admiradores, que o acompanharam ao longo dos seus mais de 70 anos de carreira, a definição parece insuficiente.

Millôr foi ainda um grande desenhista, escritor e tradutor, Millôr fugiu, desde sempre, do óbvio. Ficou órfão de pai e mãe muito cedo, mas contornou as adversidades da vida e, de maneira autodidata, aprendeu línguas e desenvolveu seu traço e seu texto.

A mostra ainda conta com cursos na programação paralela e o público pode conferir até o dia 27 de janeiro de 2019.

Millôr Fernandes
Foto: Reprodução

 

Serviço: Millôr Fernandes

Onde? IMS Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – Galeria 1 

Horário de visitação: Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

Maiores informações no Site.

Entrada gratuita

Programação paralela 

Curso Millôr desenhista: trajetória e contexto
4, 11, 18 e 25 de outubro, quintas, das 19h às 21h
Com Daniel Bueno

O arquivo de Millôr no acervo de Iconografia do IMS
6 de outubro de 2018, sábado, das 11h às 12h30
Com Julia Kovensky

Inscrições no Site

Confira outras notícias e fique por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *