RISE

RISE de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca na Fortes D`Aloia & Gabriel

Em cartaz na  Fortes D’Aloia & Gabriel a mostra RISE, a primeira exposição de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca na Galeria, a dupla exibe sua mais recente colaboração em um filme, que se propõe a investigar o universo musical de um grupo de jovens poetas, rappers e cantores se reúnem em um centro comunitário em Scarborough, na periferia de Toronto, Canadá.

RISE é a sigla que designa “Reaching Intelligent Souls Everywhere” – um movimento criado pelo poeta canadense Randell Adjei em torno da prática do spoken-word que desde 2012 desenvolve encontros onde poesia e música são utilizadas para compartilhar histórias e experiências de vida.

No filme, a dupla lança um olhar sobre estes artistas cuja poética subverte os códigos e signos usuais da indústria norte-americana do rap e do hip hop como a consagração do crime e da objetificação do corpo feminino. Em seu lugar, entram em cena as narrativas do próprio elenco – todo material textual e musical é de autoria desses personagens – que enaltecem valores como o amor, o trabalho e a justiça.

O RISE transformou-se em uma plataforma expandida de arte que encoraja a iniciação de torontonianos no campo das artes performáticas a partir do conceito de edutainment – misto de education e entertainment. O movimento é formado por fatias historicamente marginalizadas da população da cidade, em sua maioria jovens da primeira geração de ascendência africana e caribenha nascida no Canadá.

A performance diante da câmera ocorre em uma estação de metrô, parte de uma linha recém inaugurada que permaneceu em obras por cerca de 20 anos. As novas galerias subterrâneas de Toronto simbolizam a conexão do centro da cidade com zonas periféricas como a de Scarbourough, revelando a dimensão alegórica de sua escolha como cenário.

No corpo de suas obras, Bárbara e Benjamin desenvolvem uma prática colaborativa em que as decisões são tomadas bilateralmente entre a dupla e seus retratados. Seus filmes tomam a forma de musicais que desafiam as convenções de gênero à medida em que as dimensões ficcionais e documentais tornam-se híbridas para instaurar um terceiro território de linguagem. Como em uma hip hopera em quatro atos, RISE emprega ritmo e poesia como catalisadores de um complexo contexto diaspórico e multicultural.

Não perca! O público pode conferir RISE até o dia 6 de Outubro.

RISE
Foto: Reprodução

Serviço: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca – RISE 

Onde? Fortes D’Aloia & Gabriel  Galeria

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1500 – SP

Horários de visitação: De terça – Sexta das 10h – 19h e aos Sábados das 10h – 18h

Contato:  11 3032 7066

Maiores informações no Site.

 

Confira outras notícias e fique por dentro de tudo que rola na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *