Rafael

Exposição Rafael e a definição da beleza no Centro Cultural Fiesp

Em cartaz no Centro Cultural Fiesp uma exposição imperdível  “Rafael e a Definição da beleza – Da Divina proporção à graça”. Com curadoria de Elisa Byington, a mostra se antecipa às celebrações que marcam os 500 anos de morte do pintor Rafael Sanzio.

O Renascimento foi uma época excepcional para a historia da humanidade que deixou incomparável legado de realizações nas artes e na arquitetura. Rafael de Urbino (1483-1520), o mais jovem da trindade encabeçada por Leonardo da Vinci e Michelangelo, foi considerado o mais perfeito, o maior representante da chamada Idade de Ouro do Renascimento.

A exibição apresenta obras de grandes mestres do Renascimento e de diversas coleções italianas como a Galleria Nazionale da Umbria e de Modena, a Galleria Borghese e o Palazzo Barberini de Roma, a Santa Casa e o Museo del Tesoro de Loreto, e o Museo Nazionale di Capodimonti de Nápoles. Conta também com obras inéditas da coleção Yunes, de São Paulo, da Fundação Eva Klabin, do Rio de Janeiro, e um conjunto de mais de 50 gravuras produzidas no ateliê de Rafael e seus discípulos que hoje integra o acervo da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

A arte de Rafael Sanzio combinava com maestria as formas da Antiguidade Clássica e a expressão intensa da natureza humana, definindo um novo ideal de beleza.

Não é mais a beleza exata da proporção matemática que havia orientado o gosto do século anterior. A nova beleza é contaminada pelo julgamento subjetivo que avalia a doce expressão dos sentimentos, o colorido harmonioso, a maciez do contorno dos corpos e naturalidade da articulação entre as figuras, a variedade das fisionomias e a elegância dos gestos, que será chamada de “graça” pela critica da época.

Além das obras, a exposição ainda conta com diversos recursos visuais que auxiliam o visitante a compreender o processo de elaboração dos trabalhos gráficos, como é o caso de O Massacre dos Inocentes, gravura influente e de elaboração meticulosa. Entre os destaques, uma projeção monumental de Escola de Atenas, seguindo a escala original da famosa pintura de Rafael que decora o salão Stanza della Segnatura, no Vaticano.

Não perca! O público pode visitar até o dia 16 de dezembro.

Rafael
Foto: Reprodução

Serviço: Rafael e a definição da beleza

Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp

Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h e domingos, 10h às 20h

Entrada gratuita

Maiores informações no site. 

 

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural. 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *