Pinturas de Célia Euvaldo na Galeria Raquel Arnaud em SP

Em cartaz na Galeria Raquel Arnaud a exposição de pinturas de Célia Euvaldo que se destaca pela presença de cores abertas e vibrantes em contraste com os habituais pretos e brancos. As grandes telas apresentam esse diálogo inédito com o rigor de sempre: cada uma delas se resolve na simultaneidade entre intenção e ação, sem recorrer a padrões pré-estabelecidos. Tem curadoria de Ronaldo Brito, que assina o texto da exposição, a introdução de vermelhos, amarelos e azuis – que chegaram de dentro para fora, sem compromissos extrínsecos – parece dar a cada quadro um tônus vital inconfundível, um temperamento distinto.

São cerca de 10 telas inéditas, em grandes formatos, reunidas na exposição, que dão continuidade ao processo desenvolvido por Euvaldo na Oficina Mul.ti.plo, no Vale das Videiras, em Petrópolis (RJ), no ano passado. Registrado pelas lentes do diretor e fotógrafo Walter Carvalho, o site specifc pictórico – a artista pintou diretamente nas paredes do espaço – trazia o início da experiência com outras cores, inseridas no seu preto e branco de reconhecida fatura.

Segundo o curador, assim como ocorre com o preto marfim, também as cores abertas não destilam uma química de pintura, empenhadas em revelar a identidade única deste violeta, desse laranja ou daquele azul. “Elas irrompem no quadro, resolutas, instintivamente misturadas e diluídas. A sabedoria consiste em achar sua “temperatura”, o grau de intensidade que as confronte e aproxime aos pretos e brancos com os quais se estranham e convivem.

Célia Euvaldo nasceu em São Paulo, começou a expor em meados da década de 1980. Suas primeiras exposições individuais foram na Galeria Macunaíma, no Museu de Arte Contemporânea (São Paulo, 1989) e no Centro Cultural São Paulo (1989). Ainda em 1989 ano ganhou o I Prêmio no Salão Nacional de Artes Plásticas da Funarte. Em 2016, participou da mostra coletiva Cut, Folded, Pressed & Other Actions na David Zwirner Gallery, em Nova York. Em 2017 realizou exposições individuais no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e Ribeirão Preto.

O público pode visitar a exposição até o dia 27 de outubro.

Célia Euvaldo 
Foto: Reprodução

Serviço: Pinturas de Célia Euvaldo

Onde? Galeria Raquel Arnaud

Endereço: Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena – SP

Contato: 11. 3083-6322

Visitação: De segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 12h às 16h.

Maiores informações no Site.

Confira outras notícias e fique por dentro do mundo das artes na nossa Agenda Cultural

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *