bojack horseman

Bojack Horseman está de volta!

Conferimos a 5a temporada de Bojack Horseman e te contamos o que esperar da sequência!

Bojack Horseman é uma animação inovadora da cabeça aos pés, começando pelas ações em redes sociais  – o horse star Bojack  têm perfis no Instagram e no Twitter  com mais de 300 mil e 400 mil seguidores, respectivamente, nos quais interage com os fãs, reclama da ressaca do fim de semana e faz piadas como qualquer web celebridade de carne e osso. A data de estreia da nova temporada, inclusive, foi anunciada pelo próprio perfil de Bojack no Twitter, em resposta a um fã que perguntou a data de estreia do show, simulando aqueles leaks de celebridades com os quais já estamos acostumados, rs.

Pra você que ainda não conhece Bojack Horseman, a série acontece num mundo em que humanos e animais com formas humanoides convivem em harmonia desde sempre, e conta a história de Bojack Horseman, um cavalo que estrelou um show super popular nos anos 90 e que acabou a carreira  caindo no esquecimento após uma série de escândalos envolvendo muitas drogas, muitas festas e um rastro de relacionamentos breves e mal sucedidos.

Na primeira temporada, temos Bojack (Will Arnet)  tentando voltar ao topo com o lançamento de uma biografia, escrita com ajuda da ghost writer Diane Nguyen (Alison Brie) e agenciada por sua assessora e ex-namorada Princess Carolyn (Amy Sedaris). O contraponto entre o carisma e a destrutividade de Bojack e a postura crítica e íntegra  de Diane são a mola propulsora da trama a partir daí, num relacionamento que tem se desenvolvido no decorrer das 5 temporadas do show, período em que os espectadores são apresentados a figuras que contribuem para o crescimento dos personagens centrais, como Mr. Peanutbutter (Paul F. Tompkins), Todd Chavez (Aaron Paul, o Pinkman de “Breaking Bad”) e Sarah Lynn (Kristen Shaal).

(Se quiser saber mais sobre essa primeira parte do show, confira nossa resenha crítica dele aqui  )

A quinta temporada saiu ontem, e se você quiser saber o que rola com o cavalo mais famoso do Brasil, confira nossa resenha!

Bojack Horseman 5a temporada – caso você só queira saber da sinopse

A história começa um pouco depois do término da temporada anterior, com o início das gravações de Philbert, show concebido por Princess Carolyn em parceria com o roteirista Flip McVicker (Rami Malek), que tem Bojack no papel principal. Esse retorno aos holofotes após o desgaste mental sofrido pelo ator em seu último longa metragem prometem mexer com a sua já frágil estabilidade emocional. Paralelamente, Diane e Mr. Peanutbutter seguem com o processo de divórcio, e Princess Carolyn assume o desafio de conciliar a agenda de gravações com a saga para adotar um bebê.

Bojack Horseman  –  resenha crítica (pode conter spoilers)

É simples entender porque Bojack Horseman  é uma das séries de animação mais bem sucedidas da história do Netflix – todas as temporadas têm feito bonito tanto na consistência dos personagens quanto no ritmo da trama – com 5 anos de show, a história é amarrada de forma que em determinadas situações podemos imaginar como cada personagem vai interagir, mas ainda assim acabamos sendo surpreendidos com algumas de suas respostas, da mesma forma que reagimos quando vemos aquele amigo próximo passar por uma saia justa durante uma festa, sabe? Isso acontece principalmente porque todos os personagens são munidos de uma complexidade emocional muito difícil de encontrar em outras séries do gênero.

O mais incrível é que todo o show é estruturado de forma a mesclar as partes mais densas, normalmente protagonizadas por Bojack e Diane (que voltaram com força total após duas temporadas de desencontro),  às cenas mais leves, conduzidas com maestria por Todd Chavez, que nessa quinta temporada consegue levar um robô maníaco sexual feito com um liquidificador à presidência de um serviço de streaming, pura e simplesmente por ele soltar frases sexistas o tempo todo e isso ter sido interpretado como “postura enérgica” – prova de que não é porque um núcleo da trama é leve que ele deixa de conter críticas contumazes à indústria do entretenimento e, mais profundamente, à sociedade norte-americana  como um todo.

Mr. Peanutbutter e Princess Carolyn são casos à parte,  que oscilam entre as funções de alívio cômico e cenas mais dramáticas entre uma temporada e outra. Nessa quinta, em particular, Princess Carolyn ganha destaque e finalmente temos sua história contada, numa narrativa que leva à reflexão sobre o dilema de qualquer mulher que tenha uma carreira em pleno século XXI: como conciliar trabalho e família num universo que nos obriga a lutar o dobro para ter sucesso num mundo de homens? A personagem, que sem dúvida nenhuma é a que mais trabalha na história toda desde a primeira temporada, é brutalmente criticada pelos colegas de elenco ao tirar dois dias de folga para correr atrás da adoção de seu filho, isso num universo em que temos Bojack fugindo do set o tempo todo pura e simplesmente por estar bêbado demais para conseguir raciocinar direito.

O drama de Mr. Peanutbutter é um pouco diferente: o personagem mais animado do show finalmente começa a enxergar pontos negativos de sua própria personalidade, e, talvez, a razão pela qual enfrentou 3 casamentos mal sucedidos com mulheres que não desejavam nada mais que sua atenção – desconfio que o trecho em que Diane o confronta sobre sua situação será um desses compartilhados ad infinitum pelas redes sociais para explicar o machismo impregnado nesse mundão doido.

Agora que estamos falando de Diane, vale retomar sua relação com Bojack nessa temporada: confesso que comecei a assistir o show imaginando que os dois ficariam juntos no final, mas a relação se modificou de tal forma que penso que se isso acontecesse agora, seria um tanto quanto decepcionante…se antes tínhamos uma Diane tentando incansavelmente modificar Bojack de maneira a encontrar nele um parceiro aceitável para seus padrões morais, as decepções constantes somadas ao choque do divórcio parecem ter tornado o relacionamento mais próximo ao da irmã mais velha que tenta colocar o irmão mais novo nos eixos de novo (no caso, uma irmã mais velha de 35 anos cuidando de um irmão de 50 e tantos, rs).

Ainda não sabemos se o show terá uma sexta temporada, já que o final foi montado de forma a deixar essa possibilidade aberta e, ao mesmo tempo, dar abertura para uma continuação, mas esperamos poder ter mais de Bojack e suas aventuras loucas nos próximos anos!

Post Author: Rê Schmidt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *