José Spaniol

José Spaniol apresenta exposição TIUMMMMTICHAMM na Dan Galeria

Em cartaz na Dan Galeria, a exposição TIUMMMMTICHAMM do artista José Spaniol, que reúne um conjunto de trabalhos relacionados às sonoridades do mar, sugerindo ao observador sua contemplação a partir de um ponto de vista improvável e desestabilizador.

A mostra traz uma série homônima de 26 pinturas escultóricas de acrílico colorido marchetados com círculos em branco dos mais variados tamanhos e uma instalação em granito negro e mármore alvo que toma todo o chão do espaço expositivo.

Em um exercício infinito e ininterrupto, onde as ondas do mar quebram quando se aproximam do continente. Ao mesmo tempo que se vertem à origem, são também sorvidas pela areia da praia. Sobre um chão liso e de toque macio, a água se esvai, pouco a pouco, em círculos irregulares, numa confusão de espumas.

A exibição que faz referência ainda a Tiamm Schuoomm Cash!, trabalho exposto no octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2016, instalação que trazia dois barcos em madeira suspensos a cerca de 10 metros do chão, escorados em 80 varas de bambus caoticamente organizadas.

Assim como em séries anteriores, os trabalhos aqui se organizam pela tensão entre os planos e linhas verticais e horizontais. Imprevistamente, o chão escorre para cima, subvertendo o impulso da gravidade. O observador é então convidado a caminhar pela galeria como pela superfície das águas, sobre um chão pautado pela impermanência e espelhado sobre as paredes cobertas por quadros de resina líquida endurecida, transparente e reflexiva.

José Spaniol nasceu em São Luiz Gonzaga no Rio Grande do Sul, 1960. Considerado um artista multimídia, no decorrer de sua carreira, já produziu: pinturas, desenhos, esculturas, instalações e gravuras. A mostra conta com obras recentes e uma instalação, feita de acrílico e granito e ocupa grande parte do espaço expositivo.

A produção inicial do artista parte de referências a objetos cotidianos, como portões, balões ou cartazes de rua, e estabelece uma troca entre a função utilitária e a poética. Desde os anos 1990, explora a relação que suas obras estabelecem com a arquitetura e os locais expositivos.

O público pode conferir a mostra até o dia 6 de Outubro.

José Spaniol
Foto: Reprodução

Serviço: Exposição TIUMMMMTICHAMM,  de José Spaniol

Local: Dan Galeria

Endereço: Rua Estados Unidos, 1638

Horários: Seg. a sex. das 10h às 19h – sáb. das 10h às 13h

Entrada gratuita

Contato: 11 3083-4600

Maiores informações no site

 

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *