Museu de Arte Moderna celebra 70 anos de história

O MAM – Museu de Arte Moderna convida o público para fazer uma imersão na sua história na exposição  que comemora os 70 anos MAM e MAC USP, a exibição reúne obras, artistas e ações pioneiras que marcaram a trajetória da instituição.

Com uma coleção de mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira, o MAM selecionou 103 obras para essa exposição que aponta para o futuro.

A mostra foi organizada em duas partes. Na Sala Paulo Figueiredo estão obras do período inicial do MAM, entre 1949 e 1963. Na Sala Milú Villela, a maior do museu, estão obras das coleções do MAM e do MAC USP adquiridas após essa data. Conectando ambas as salas, está uma linha do tempo contando essa história sempre seguindo quatro valores norteiam os núcleos expositivos.

Fundado em 1948, o MAM São Paulo é um dos primeiros no Brasil dedicados a colecionar e exibir arte moderna. Sua ação pioneira acabou originando outras instituições relevantes no cenário cultural, como a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da USP e a Cinemateca Brasileira.

Entre as peças selecionadas para esta exposição encontram-se desde trabalhos europeus, como os de Joan Miró, Fernand Léger, Jean Arp, até brasileiros como Alfredo Volpi, Geraldo de Barros, Maureen Bisilliat, Nelson Leirner, Cildo Meireles, Tunga, Anna Bella Geiger, Ana Maria Tavares e Claudia Andujar, entre outros nomes.

A exposição resgata um amplo leque de obras e documentos provenientes dos acervos do MAM e do MAC USP que contam a história de ambas as instituições, abrindo-se para temas focados no futuro da sociedade, como a relação entre arte e ecologia – assuntos que permeiam a identidade do museu.

Não perca essa oportunidade! O público pode mergulhar na história deste nosso Patrimônio Cultural até o dia 16 de Dezembro.

Serviço: Museu de Arte Moderna – MAM 70

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo

Endereço: Parque Ibirapuera Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Acesso próximo, pelo portões 2 e 3

Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)

Contato:  (11) 5085-1300

Ingresso: R$ 7.

Maiores informações no site

OBS.: Gratuito aos sábados.

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural.

 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *