“As Desauras de Patricio Farías” na galeria Bolsa de Arte em SP

A galeria Bolsa de Arte inaugura em SP a exposição: “As Desauras de Patricio Farías, primeira individual do artista chileno radicado no Brasil, em São Paulo. A mostra exibe esculturas, instalações, maquetes, objetos e montagens fotográficas, abrangendo sua produção artística dos anos 1980 até a atualidade e tem curadoria do poeta e crítico espanhol Aldolfo Monetejo Navas.

Nesta sua primeira individual na cidade, a curadoria selecionou um panorama bastante abrangente de sua extensa produção. Utilizando-se de técnicas artesanais administradas com maestria em um processo construtivo muito particular, o artista transforma materiais como madeira, tecido, e metais, como chumbo e ferro, em formas extremamente criativas, resultando em experiências visuais que flertam com os símbolos, com a linguagem, algumas com componentes de ironia e humor.

Patricio Farías é escultor, desenhista, gravador e professor,  faz parte de uma geração de artistas que, na década de 1970, incorporou novas linguagens à arte contemporânea latino-americana, ampliando os temas e suportes de sua produção. Ele mudou-se para o Brasil em 1981, fugindo da ditadura militar chilena, onde mantinha atividades ligadas ao movimento de esquerda. Morou em São Paulo mas fixou residência em Porto Alegre, onde começou a concentrar-se na produção escultural.

Muitos de seus objetos também explicitam referências duchampianas, valorizando jogos de linguagens e humor, problematizando a representação visual e os hábitos perceptivos do espectador. Existem nesses trabalhos uma atitude crítica face aos códigos visuais da sociedade de consumo e à inserção da arte nessa lógica.

Destaques de sua mais recente produção, os maquinários alados são de enorme fascínio visual. Caracterizados pela robustez, leveza e flexibilidade que nos faz lembrar dos visionários artefatos de Leonardo da Vinci, estruturas híbridas com asas imponentes são criadas para fazer do desejo de voar um gesto quase possível.

Não perca! O público pode visitar a exposição até o dia 17 de Outubro.

Patricio Farías
Foto: Reprodução

Serviço: “As Desauras de Patricio Farías” na galeria Bolsa de Arte

Onde? Bolsa de Arte

Endereço: Rua Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena – SP

Horário de funcionamento: das 19h às 21h (aberto ao público)

Maiores informações no Site.

Censura livre

 

Confira outras notícias e fique por dentro de todos os detalhes dos eventos na nossa Agenda Cultural.

 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *