José Damasceno

Exposição ESCADABSTRATA, de José Damasceno na Galeria Millan – SP

Neste sábado, entra em cartaz na Galeria Millan a exposição ESCADABSTRATA, primeira individual do artista carioca José Damasceno na galeria. A mostra, que ocupa simultaneamente a Galeria Millan e o Anexo Millan, reúne um conjunto de 11 novos trabalhos de Damasceno, em diferentes formatos e suportes: são instalações, esculturas, gravuras, pinturas e uma fotografia.

José Damasceno é escultor. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, utiliza grande variedade de materiais, técnicas e meios para investigar os limites da escultura. Não só com a capacidade de produzir pequenos ou grandes objetos mas de interferir em ambientes de grande escala, de dialogar com projetos arquitetônicos e imaginar situações fabulosas, transformando a própria natureza. O artista potencializa e transforma esses espaços por meio da inserção de objetos e acontecimentos improváveis.

A forma da espiral, da obra que dá título a exposição, traduz o movimento ascensional a partir de um ponto inicial, etapas de um processo contínuo de desdobramento e de transformação. Só que em uma escala intermediária, menor do que a humana: miniatura gigante ou maquele multiescalar? A obra é uma escada helicoidal que vai do chão ao teto do hall do Anexo Millan.

A própria palavra que dá nome à mostra traz consigo “uma vocação de transcendência”, como diz o artista. Escadabstrata: uma palavra de encantamento? Talvez, mas certamente uma ideia-charada que traz consigo um possível estágio, nível ou grau a se transpor e ascender. Uma vez pronunciada essa palavra, seu som, sua música, nos transporta a outro lugar acima e além, àquele de uma hipótese ainda por se revelar.

O paradoxo trazido pela ideia de um mover estático tem sido uma das principais questões da obra de José Damasceno, uma vez que o artista sempre busca uma sensação rítmica, cinética ou progressiva em superfícies, acontecimentos ou matérias congeladas.

O artista expõe regularmente no Brasil desde 1993 e no exterior a partir de 1995. Realizou mostras individuais em espaços importantes, como Santander Cultural, Porto Alegre, Londres, Reino Unido, e Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha, entre outros.

O público pode conferir a exposição até o dia 6 de Outubro.

José Damasceno
Foto: Reprodução

Serviço: José Damasceno – ESCADABSTRATA

Onde?  Galeria Millan & Anexo Millan

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1360/1416, Vila Madalena – SP

Contato: (11) 3031-6007

Visitação: De terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 18h

Maiores informações no Site.

Entrada gratuita

OBS.:  A galeria abrirá excepcionalmente na segunda-feira, 03/09

Confira outras notícias e tudo que rola pela cidade na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *