Irving Penn

Centenário Irving Penn é celebrado com mostra internacional no IMS-SP

O IMS Paulista recebe a exposição Irving Penn: centenário.  A mostra apresenta um panorama da produção do fotógrafo norte-americano. São  mais de 230 fotografias, realizadas ao longo de quase 70 anos de carreira, além de cerca de 20 periódicos. O conjunto evidencia a ampla variação temática de Irving Penn (1917-2009), que, além de trabalhos inovadores no campo da moda, produziu retratos, naturezas-mortas, nus femininos, peças publicitárias, entre outras obras.

A mostra, que foi exibida pela primeira vez no Metropolitan Museum of Art (The Met),  tem curadoria de Maria Morris Hambourg, curadora independente, e de Jeff L. Rosenheim, curador do departamento de fotografia do Met.

Serão exibidas suas fotografias de alta-costura, trabalhos iniciais em Nova York, América do Sul e México, retratos de povos indígenas de Cuzco, no Peru, e retratos de figuras como Truman Capote, Picasso e Joan Didion.

A retrospectiva também já passou pelo Grand Palais, em Paris, e pelo C/O Berlin. No centro cultural paulistano, as obras ocupam dois andares e são divididas em 12 eixos temáticos. Em cada seção, é destacado o processo de experimentação que permeia a produção do artista. Ao fotografar, Penn dedicava grande atenção aos detalhes, preferindo trabalhar no estúdio, onde se sentia mais confortável para criar.

Na sala inicial, são exibidos os primeiros trabalhos de Penn, incluindo imagens coloridas de natureza-morta feitas para a revista Vogue. Segundo o fotógrafo, esses objetos eram “seguros e fáceis de controlar”, sendo um primeiro passo rumo à produção de retratos.

Irving Penn  estudou no Philadelphia Museum School of Industrial Art. Em 1943 fotografou sua primeira capa para a Vogue, seguida de muitas outras, e se tornou um dos mais importantes fotógrafos de moda dos anos 1950 e 1960.

Depois de fundar o próprio estúdio fotográfico em Nova York, continuou a retratar personalidades dos mundos do cinema, da música e da arte, além de tirar inúmeras fotografias de natureza morta e moda. Está entre os fotógrafos mais importantes do século XX, em grande parte devido ao trabalho pioneiro na fotografia comercial e artística.

A mostra ainda conta com uma programação paralela, haverá visita guiada no dia 23 de Agosto às 14h, cursos e oficinas durante o período da exposição. Não perca! O público pode visitar essa incrível retrospectiva do fotógrafo até o dia 18 de Novembro.

Iirving Penn
Foto: Reprodução

Irving Penn: centenário

Onde? IMS Paulista – Galerias 2 e 3

Endereço: Avenida Paulista, 2424

Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Nas quintas, até as 22h.

Contato: Tel.: 11 2842-9120

Informações no email. 

Entrada gratuita

 

Visita guiada com Jeff L. Rosenheim
23 de agosto de 2018, 14h
O curador fará uma visita pela exposição. Evento gratuito.

Curso Irving Penn e Richard Avedon: retrato e reinvenção da fotografia de moda
3, 10, 17 e 24 de outubro, quartas, das 19h às 21h
Com Patricia Kiss
Inscrições pelo site

Oficina Irving Penn: modos de iluminar
3, 10, 17, 24, 31 de outubro e 7 de novembro, quartas, das 19h às 21h30
Com Hilton Ribeiro
Inscrições pelo site

Confira mais novidades e fique por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural.

 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *