Bienal do Livro

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Mais uma Bienal Internacional do Livro de São Paulo chegou ao fim, foram 10 dias reunindo os amantes do livros com as principais editoras, livrarias e autores nacionais e internacionais. O evento  aconteceu do dia 03 a 12 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e teve uma programação cultural extensa e bem diversa para agradar todo tipo de leitor, dos mais novos até os mais velhos, com bate papos e sessão de autógrafos.

Foram mais 180 expositores e 8 espaços com programação exclusiva. Na Arena Cultural BIC tivemos a presença de Tessa Dare, Lázaro Ramos, Beth Reekles, Lauren Blakely, Yoav Blum, Fernanda Montenegro,  David Levithan  e Marissa Meyer.

Já no Espaço Cordel e Repente houve o lançamento do livro “Turma da Mônica viagem à América Latina” com a presença dos autores Maurício de Sousa e José Santos, e muito cordel. Os outros espaços foram o Auditório Edições Sesc São Paulo, BiblioSesc – Praça da Palavra, Cozinhando com Palavras, Espaço do Saber Microsoft, Espaço Infantil Correios – Tenda das Mil Fábulas e o Salão de Ideias, que abordou temas como construção e desconstrução da memória e também sobre tecnologia, ciência e sociedade.

Muitos lançamentos, muitos livros já lançados com um preço mais acessível, oportunidades de conhecer outras pessoas que amam o mesmo autor ou o mesmo livro que você, e até mesmo de conhecer novos títulos. Um evento que trás muito conhecimento e muitas oportunidades, além de estimular bastante a leitura e destacar a importância desse e outros assuntos, ele aproxima as pessoas e conectando pessoas fora da internet.

Além disso, na maioria dos estandes espalhados pelos mais de 18.000m² do pavilhão haviam diversos painéis para os leitores interagirem e serem fotografados com personagens ou em locais que sairam diretamente das histórias de sagas como A Guerra dos Tronos, Animais Fantásticos, A Barraca do beijo, O Hobbit, e muitos outros. Interatividade não faltou, e conhecimento também não. A troca de experiências apenas enriqueceu todo o conteúdo distribuído em todos esses dias.

 

A Bienal do Livro foi criada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 1961 após a 1ª Feira Popular do Livro, criada pela CBL e realizada na Praça da Republica. Desde então, o sucesso do evento só cresceu e não pretende parar por ai. Para todos os amantes da leitura, apesar do evento se chamar Bienal, é algo que poderia acontecer todos os anos.

 

Posts Relacionados:

Turma da Mônica na Bienal: sessões de autógrafos, palestras e 13 lançamentos

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *