Exposição Ressaca de Lucas Simões na Casa Triângulo em SP

Neste sábado, 11 de Agosto, a Casa Triângulo inaugura a exposição Ressaca, primeira exposição individual do artista paulistano Lucas Simões na Galeria. Na mostra, o artista apresenta dois grupos de trabalhos esculturais inéditos, que entrelaçam matéria, espacialidade, poesia e sentidos.

Uma grande instalação composta por 52 painéis metálicos articulados entre si convida todos os visitantes a reconfigurarem o espaço da galeria, gerando novos percursos e espacialidades diversas. Os 65 metros de comprimento deste trabalho equivalem a extensão da divisa do terreno da Casa Triângulo com o espaço público. Em “Ressaca”, Lucas nos mostra dois conjuntos esculturais, onde escultura e poesia estão completamente entrelaçadas.

Paralelamente à instalação, Lucas Simões traz uma nova série de esculturas intitulada “you text nothing like you look”. Cada escultura é um diálogo entre matéria e poesia – versos em suas línguas originais inspiram a produção das esculturas que, quando finalizadas, apontam para outro verso em outra língua. Esse conjunto escultura e poema se resignificam, se abrindo para novas interpretações e sentidos.

Lucas Simões vive e trabalha em São Paulo, Brasil. É graduado em Arquitetura pela PUC-Campinas.  Utiliza a exploração da matéria como forma de expressão em suas obras. Como a primeira vista pode parecer, um fetiche pela materialidade, mas ao contrário, é uma pesquisa que pretende preencher de significado o suporte do objeto artístico. Sua formação como arquiteto, onde técnica e poética estão profundamente entrelaçadas, dá uma das possíveis chaves de entendimento de sua produção.

Através de uma experimentação cotidiana com a matéria e o saber-fazer, o artista encontra os meios necessários de expressão, como nas esculturas e instalações mais recentes em concreto, que refletem sua pesquisa sobre arquitetura brutalista e o fracasso do seu sentido utópico.

No último ano, Lucas teve exposições individuais na Galerie Gabrielle Maubrie (Paris), na Patron Gallery (Chicago), na Lora Reynolds Gallery (Austin) e na Pasto Gallery (Buenos Aires), além de participações em muitas exposições coletivas na Alemanha, Brasil, EUA, Itália e arte feiras como Art Basel Miami, Expo Chicago e ARCO Madrid.

Não perca. O público pode visitar e mergulhar no espaço até o dia 15 de Setembro.

Casa Triângulo
Foto: Reprodução

Serviço: Casa Triângulo – Lucas Simões

Onde ?  Casa Triângulo

Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 19h  

Endereço: Rua Estados Unidos 1324 – São Paulo

Maiores informações no Site.

Entrada gratuita

Confira outros detalhes  e fique por dentro na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *