URBE

A URBE – Mostra de Arte Pública está em sua terceira edição

A URBE – Mostra de Arte Pública ocupa o  Largo da Batata até o dia 19 de Agosto, o evento está em sua terceira edição e reúne obras de Estela Sokol, LiveNoiseTupi, OPAVIVARÁ!, com curadoria de Felipe Brait e Reinaldo Botelho.

A mostra esse ano tem o objetivo de investigar e ativar o espaço público por meio de práticas artísticas que assimilam a fusão entre obra e lugar com intervenções temporárias, criando um percurso orientado pelo interesse do espectador. Durante a programação da exibição, além das obras, há oficinas, conversas e caminhadas com os artistas, curadores e convidados.

A diversidade nas linguagens artísticas, que vai da escultura à instalação, passando pela tecnologia e a interatividade, estimulam o compromisso da mostra em articular um ambiente multifacetado onde o público pode experimentar os campos conceituais da arte e refletir sobre o espaço urbano contemporâneo, tendo a cidade como ponto de partida.

As intervenções temporárias possuem diversidade nas linguagens e reforçam a comunicação com o espaço público. Neste ano, a artista Estela Sokol criou a obra “Greta Garbo”. Trata-se de uma escultura produzida em resina com iluminação difusa em formato semiesférico de dois planos paralelos, que aliada com a sua materialidade evoca estabilidade e constância, permitindo a percepção dos contrastes das texturas sonoras visuais, entre ruídos, ausências, silêncio e repouso.

Além da exposição, estão previstos a realização de ciclos de conversas em diversos locais da cidade de São Paulo e no Instituto Tomie Ohtake, serão 3 oficinas.

A plataforma URBE visa promover reflexões nos campos da arte, da cidade, da arquitetura e do urbanismo, dando sentido para a ocupação do espaço público, criando um diálogo de interesses entre agentes culturais, econômicos e sociais, através de projeto apresentado. As edições anteriores também foram realizadas em São Paulo: no centro da cidade (2012) e no bairro do Bom Retiro (2016).

URBE
Foto: Reprodução

Confira a programação:

9 de agosto (Quinta-feira)
19h às 21h: Oficina  com Ricardo Palmieri (LiveNoiseTupi)
Local: Instituto Tomie Ohtake

11 de agosto (Sábado)
16h: Conversa “Arquitetura de Conexões” com curadores, Ricardo Palmieri (LiveNoiseTupi), Raphael Franco (A Batata Precisa de Você), Felipe “Juca” Sanches, Afonso Coutinho e Sandro Friedland (Garoa Hacker Clube)
Local: Void General Store SP

12 de agosto (Domingo)
11h: Caminhada com curadores, colaboradores e equipe
Local de encontro: Obra Apanoesh

16 de agosto (Quinta-feira)
19h às 21h: Conversa “Paisagens Invisíveis” com o curador Reinaldo Botelho, Estela Sokol, Fernando Túlio Salva Rocha Franco (LabCidade + IAB-SP) e Roni Hirsch (eRê Lab)
Local: Instituto Tomie Ohtake

19 de agosto (Domingo)
11h: Caminhada com curadores, colaboradores e equipe
Local de encontro: Obra Greta Garbo

Clique aqui para conferir a programação completa da mostra.

Serviço URBE – Mostra de Arte Pública – Edição 3

Onde? Largo da Batata

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 20h

Oficinas: inscrições pelo Site do Instituto Tomie Ohtake

OBS.: As conversas estão sujeitas a lotação e a programação gratuita.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site da URBE.

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *