Arte Pra Sentir

Caixa Cultural SP apresenta a exposição Arte pra Sentir

Neste sábado, dia 4 de Agosto, entra em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo a exposição “Arte Pra Sentir”, que promove experiências estéticas incríveis que vão além do olhar. Com curadoria de Isabel Sanson Portella, a mostra reúne obras de seis artistas brasileiros que buscam estimular diferentes aspectos sensoriais ao público visitante.

A mostra “Arte Pra Sentir” apresenta obras de artistas que podem ser exploradas por meio dos sentidos de cada espectador. Foi pensada principalmente para que fossem exibidas obras de arte acessíveis a todos os públicos e a estimularem a percepção através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) o que dificilmente acontece numa mostra simplesmente de artes visuais.

A provocação direta e a transposição dos limites perceptivos foram o ponto de partida para a curadoria convidar os artistas Carolina Ponte, Ernesto Neto, Flavio Cerqueira, Floriano Romano, Pedro Varela e o Coletivo Opavivará para o projeto.

Entre obras já conhecidas do público, alguns trabalhos foram criados especialmente para esta exibição. Além de peças táteis, a mostra conta com os recursos de sinalização, audioguias, audiodescrição e informações em Braille sobre as obras expostas. A exposição foi idealizada para que a diversidade cultural e social fosse contemplada. De forma criativa e acessível, todos poderão se integrar nesse espaço de fruição, mediação e criação.

Após a abertura do evento, que será realizada no dia 4, às 11h, haverá uma visita guiada à exposição com a curadora e com a especialista em acessibilidade Amanda Tojal. Na mesma data, Isabel Sanson Portella também vai ministrar uma palestra sobre arte sensorial.

O tema da palestra será acessibilidade cultural. A curadora Isabel Portella falará sobre a exposição e o processo de escolha das obras. As especialistas em acessibilidade, Amanda Tojal e Lívia Motta, falarão sobre a importância da acessibilidade em museus e equipamentos culturais e de que forma podemos tornar esses locais mais inclusivos na prática.

O público pode vivenciar essa experiência sensorial até o dia 30 de Setembro.

Arte Pra Sentir
Foto: Reprodução

 

Serviço:  Arte Pra sentir – CAIXA Cultural São Paulo

Endereço:  Praça da Sé, 111 – Centro – SP

Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 19h

Visita guiada: 4 de agosto (sábado), às 11h30

Palestra sobre arte sensorial: 4 de agosto (sábado), às 14h

Maiores informações no Site. 

 

 

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *