relatos sombrios

Postumus – Relatos Sombrios: confira o que achamos da coletânea sobre o cemitério São Lázaro

“O cemitério recebera nos últimos anos mais pragas que corpos;
ervas cobriam parte dos túmulos, subindo por postes e escorrendo
pela fiação em tiras emboladas, feito o interior de uma mata. Muros
trincados e portões com ervas nas dobradiças — a prefeitura nada fazia.
O que adiava a infestação total eram os “piratas” em busca de migalhas
de ouro em dentes. Mortos desconhecidos entre si, com uma
coisa em comum: o jeito de deixar a vida, tragédias e traumas pintando
a passagem do sobre para o sob a terra; raras as homenagens, pouquíssimas
as flores. Sussurram que almas entristecidas vagam à procura
de ouvidos que as compreendam; porém, no São Lázaro não há
almas, só mortos, tão tristes que nem sequer perduram lembranças.”

Trecho do conto “Enterrada Mais Uma Vez”, de Bruno Godoy, que compõe a antologia

Que entre o céu e a Terra há muito mais do que pode prever nossa vã filosofia todo bom fã de um suspense já sabe! Pensando nisso, a Rouxinol Editora lançará no dia 3 de agosto a coletânea Postumus – Relatos Sombrios, na qual alguns autores foram convidados a escreverem contos em torno da mitologia do  São Lázaro, Cemitério da baixada fluminense que povoa o imaginário popular pelo misto de arquitetura neogótica e abandono.

A antologia que compõe Relatos Sombrios foi organizada por  Juliana Daglio, autora de Uma Canção para a Libélula (2014), O Lago Negro (2015), Submersão (2016) e Profundezas Sombrias (2017). Segundo ela, a inspiração para a obra veio de uma viagem, na qual o papo “causos sobrenaturais” e espiritismo acabaram dominando a conversa:

“E se um bando de almas penadas, presas em um cemitério, resolvesse contar suas histórias sinistras para autores aleatórios?(…) O São Lazaro sempre foi escondido, oculto nas ruas da cidade, porque ninguém quer ouvir falar de quem foi sepultado ali.  Por isso eles querem voltar para contar essas histórias” explica.

Nossos pitacos sobre o livro

A diagramação do livro está muito bacana, com direito a lápides com as datas de nascimento e morte de cada protagonista estampadas no início do capítulo!

Confesso que quando comecei a leitura pensei se tratarem de lendas “reais” do imaginário popular do cemitério compiladas em forma de antologia, mas não é bem por aí – o que temos, na verdade, são autores convidados a soltarem a imaginação para desenvolverem narrativas baseadas num cemitério misterioso e meio jogado às traças no Rio.

Apesar da surpresa inicial (e de uma certa decepçãozinha, já que amo um bom mistério da vida real), a coletânea tem um ritmo bacana e algumas pérolas com plot twists dignos de cinema, a exemplo do maravilhoso Frenesi, de R. Christiny, sobre o qual só não conto mais porque é impossível falar sobre um conto curto sem dar muito spoiler. Alguns contos resvalam um pouco no clichê, mas são minoria, e não chega a ser nada que interfira na leitura da antologia como um todo. Taí uma pequena pérola do terror que vale prestigiar!

Quer conferir o lançamento? Basta comparecer ao estande da Rouxinol Editora nessa sexta-feira!

Serviço – Lançamento do livro “Postumus- Relatos Sombrios”

Data: 03/08/2018, às 16h na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, estande Editora Rico, rua K92
Livro: Postumus – Relatos Sombrios
Autores: Ricardo de Jesus, Pedro Almada, Vivianne Sophie, Thaynara Oliveira, Vanessa Nunes, Jeane Tertuliano, Leo Mandotti, Brunna Bezerra Nunes, Soraya Abuchaim, Giovanni Tonussi, Raphael Miguel, Wallas Alexandria, Marina Rodrigues, Marciele Goetzke, Renata Christiny, Barbara Garret, Dayanne Fernandes, Alexandre Braoios, C. David, Bruno Godoi, Rodrigo Ortiz Vinholo, Helô Delgado, Bruna Schiavini, Bettina Winkler, Eduardo Celente, Jéssica Ribeiro, Marcio Muniz
Editora: Rouxinol
Ano:  2018
ISBN-13: 9788559940114
ISBN-10: 8559940111
Páginas: 245
Preço médio: R$ 35,00

Post Author: Rê Schmidt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *