Rodrigo Torres

Exposição “Mr. Fusion” de Rodrigo Torres na SIM Galeria

Em cartaz na SIM Galeria a mostra  “Mr Fusion“, de Rodrigo Torres com nome inspirado em artefato do filme “De Volta para o Futuro” que converte lixo em energia para o Capacitor de Fluxo e os Circuitos do Tempo. O trabalho da série Neolítico Express, reúne obras em cerâmica que remetem à globalização e a novas formas de trabalhar a escultura.

O artista expõe 14 obras e traça um paralelo entre globalização, passado e futuro por meio de obras de arte em cerâmica. Rodrigo Torres se apropria da cerâmica, inclusive, para gerar a seguinte ilusão: um material pode ser transformado, figurativamente, em outro material. Rodrigo reproduz fielmente – com a base de argila tingida – o papelão, o isopor e a fita adesiva, e recria plástico bolha com vidro. No entanto, tais elementos, que têm como finalidade embalar e proteger objetos, assumem a função de invólucro do vaso, peça com caráter museológico e status de obra de arte.

As peças indicam a renovação das formas de trabalhar a escultura, que ganhou novos rumos a partir da década de 1960 no Brasil pelas mãos de personalidades como Tunga, com sua transcendência onírica, e Helio Oiticica, criador dos interativos ‘Bólides’. Apoiado nessa herança, Rodrigo utiliza técnica e objeto milenares – a cerâmica e o vaso – para conceber um trabalho contemporâneo, focado na materialização de um pensamento poético sobre a sociedade atual.

Os trabalhos da série Neolítico Express, estabelecem um diálogo curioso com a tradição: consagram, através de uma profanação minuciosa, a ambiguidade entre a obra intrínseca e extrínseca que marca nossa experiência com a arte contemporânea.
Rodrigo vive e trabalha no Rio de Janeiro. O artista produz através da associação de diferentes técnicas, como pintura,recorte e colagem, impressão fotográfica, e uso de objetos diversos, conseguindo assim seus próprios resultados. Ele se graduou em Pintura pela Escola de Artes Visuais da UFRJ em 2005.
O público pode visitar a mostra até o dia 25 de Agosto de 2018.
Rodrigo Torres
Foto: Reprodução

 

Serviço: “Mr Fusion” – Rodrigo Torres

Local: SIM Galeria.

Endereço: Rua Sarandi 113 – A, Jardins – SP.

Horário de funcionamento:  Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado das 10h às 15h.   (Não abre aos domingos e feriados)

Maiores informações no Site.

 

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *