Mauro Restiffe

Exposição “São Paulo, fora de alcance” de Mauro Restiffe no IMS SP

A exposição “São Paulo, fora de alcance”, em cartaz no IMS SP é o resultado de muitas caminhadas diárias que o fotógrafo, Mauro Restiffe, realizou durante cerca de três meses em bairros centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Nascido em São José do Rio Pardo, o artista é conhecido pelas séries fotográficas que desenvolve em torno de questões urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica, Restiffe produziu centenas de fotografias com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade que fazem parte sua poética artística. A mostra tem curadoria de Thyago Nogueira.

As 19 obras escolhidas para a exposição apresentam a cidade, o espaço urbano e seus habitantes. Longe de cartões-postais, as fotografias atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga.

Nas imagens da exposição, os deslocamentos diários ou os passeios de fim de semana se misturam a fatos extraordinários, como o incêndio no Memorial da América Latina ou um dos vários protestos realizados em 2013. O preto e branco granulado também serve de metáfora para os conflitos temporais e a organização precária das cidades.

As obras de Restiffe, são penduradas em painéis espalhados pelo espaço expositivo, em vez de estarem afixadas nas paredes, como numa exposição fotográfica tradicional. A montagem faz alusão ao percurso não linear das cidades e obriga o visitante a confrontar-se com as obras e contorná-las, construindo planos, perspectivas e bloqueios conforme caminha. O título da exposição também sugere a impossibilidade de representar uma cidade grande e complexa como São Paulo.

Para acompanhar a exposição foi publicado o fotolivro São Paulo, fora de alcance que exibe 50 fotografias de Mauro Restiffe. O público pode visitar a exposição até o dia 26 de Agosto de 2018.

Mauro Restiffe
Foto: Reprodução

Serviço : “São Paulo, fora do Alcance” – Mauro Restiffe

Onde? IMS Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – Galeria 1

Visitação: Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

Entrada gratuita

Maiores informações no Site. 

 

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural.

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *