Hitchcock

Exposição Hitchcock – Bastidores do Suspense no MIS – SP

Entra em cartaz nesta sexta, 13 de julho, a exposição Hitchcock – Bastidores do suspense. Concebida e desenvolvida pelo MIS – Museu da Imagem e do Som, a mostra homenageia o cineasta Alfred Hitchcock, considerado mestre do suspense. Com curadoria de André Sturm, a exposição busca traçar um panorama da vida e obra do diretor por meio de uma expografia imersiva e interativa, que vai levar o visitante a um set de filmagem.

Partindo da imensa filmografia do cineasta britânico, o público pode conhecer os diversos aspectos e elementos que tornaram suas obras audiovisuais grandes sucessos e se aproximar dos bastidores de grandes filmes  de inquestionável vanguardismo técnico e artístico.

Hitchcock se ocupava de todas as etapas e processos de seus filmes, desde o argumento inicial ou pré-roteiro até a finalização e edição dos filmes, passando pela direção de arte, direção de fotografia e até indicação de como seria o design do pôster e seu plano de divulgação. Este domínio pleno e controle de todas as etapas da feitura de seus filmes estão presentes na mostra, que apresenta ao público um cineasta completo e preocupado com cada detalhe de seu trabalho.

Apesar da vasta experiência como diretor e cinco indicações ao Oscar, nunca ganhou uma estatueta. Entretanto, o britânico inspirou uma geração na criação de produções cinematográficas de mistério e suspense, além de despertar a admiração de cinéfilos ao longo dos anos.

A exposição conta com itens originais de instituições internacionais  e o museu também garimpou peças em acervos pessoais como do pesquisador Carlos Primati, e de outras instituições. Foram 86 anos de carreira, 45 filmes e 3 séries, entre eles, os sucessos “Psicose” (1960), “Um Corpo que Cai”(1958), “Janela Indiscreta”(1954) e”Pássaros” (1963).

Entre os itens selecionados pela curadoria estão fotos, manuscritos, storyboards, croquis de figurinos, cartazes e materiais de divulgação dos filmes, como kits de imprensa e lobby cards (fotos de porta de cinema ou cartazetes), matérias de jornais e revistas e diversos outros elementos, além de material audiovisual, tudo organizado em 20 salas diferentes.

A exposição ainda conta com programação paralela, como o curso “O cinema de Hitchcock” e na sexta, 13 de julho, o MIS realiza mais de uma de suas tradicionais  maratonas de madrugada de filmes e desta vez será especial  com a Maratona Hitchcock.

O público pode visitar essa megaexposição e conferir os bastidores dos filmes de Hitchcock até o dia 21 de Outubro.

Hitchcock
Foto: Reprodução

Maratona Hitchcock

23h – Os Pássaros (1963)
Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

01h – Trama macabra (1976)
O último filme de Alfred Hitchcock teve o roteiro baseado no livro The Rainbird Pattern, de Victor Canning. Na trama, a falsa médium Madame Blanche (Barbara Harris) e seu namorado, o taxista George Lumley (Bruce Dern), tentam arrancar algum dinheiro de Julia Rainbird (Cathleen Nesbitt) dizendo que conseguem se comunicar com seu sobrinho desaparecido. Enquanto isso, Arthur Adamson (William Devane) e sua parceira, Fran (Karen Black), enriquecem sequestrando magnatas. Brevemente os caminhos dos quatro trambiqueiros se cruzarão.

03h – O homem que sabia demais (1956) 
O filme é uma refilmagem do filme homônimo de 1934, também dirigido por Hitchcock. Durante suas férias no Marrocos, Ben McKenna (James Stewart), um médico, e sua família se envolvem acidentalmente em uma trama internacional de assassinato, quando um moribundo fala ao ouvido de Ben algumas palavras. Para impedi-lo de denunciar a trama à polícia, os conspiradores resolvem então sequestrar seu filho.

Hitchcock
Foto: Reprodução

Serviço – Hitchcock Bastidores do Suspense

Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/SP)

Visitação: Terça a sábado das 10h às 21h; domingos e feriados das 9h às 19h

Ingressos: R$12 (inteira), R$6 (meia)

OBS.: Terças feiras a entrada no Museu é gratuita.

Maiores informações no Site.

Confira outras notícias e fique sempre por dentro na nossa Agenda Cultural.

 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *