Filme do Homem-Aranha: a animação “Aranhaverso” estreia ainda este ano

Por Jaqueline Oliveira

Mesmo não sendo fã de carteirinha de Homem-Aranha, você já deve ter visto o trailer do novo longa que traz o Aranha num dos universos da Marvel. Previsto para ser lançado em dezembro deste ano, o filme é produzido pela dupla Phil Lord e Chris Miller, e tem como protagonista Miles Morales.

Durante a Comic-Con 2017 de São Paulo e em entrevista ao site Omelete, Lord e Miller afirmaram que “esta produção não tem nada a ver com a iteração live-action do “Homem – Aranha”, que no momento é propriedade exclusiva do Universo Cinematográfico Marvel. Como a Sony não pode utilizar Tom Holland (último ator a interpretar o herói nas telonas), o estúdio decidiu investir em animação no seu próprio universo – que será desenvolvido nas próximas produções, depois de Aranhaverso”. Homem-Aranha no Aranhaverso é uma parceira dos estúdios Sony com os estúdios Marvel.

Confira abaixo o primeiro trailer do longa, apresentado durante o evento!

Neste trailer há uma frase que gerou muitos rumores sobre possíveis aparições de outros Homens-Aranhas (vindos de outros universos) para compor e dar o rumo a história de Miles no filme, considerando que a história Aranhaverso junta vários Homens-Aranhas dos multiversos da Marvel nos quadrinhos: “Entre em um universo onde mais de uma pessoa veste a máscara.”

Há três semanas, a Sony divulgou o mais recente e oficial trailer do longa, e os holofotes estão justamente na concretização dos rumores que o primeiro gerou: Parker (já mais velho) numa espécie de mentor de Miles, dando a entender que o filme deve ser estrelado não apenas por Morales.

Confira o trailer oficial!

Um dos pontos que mais chamam a atenção neste trailer é a estética das HQs que está presente no filme e que, de acordo com o produtores, é uma tática que “pretende continuar explorando movimentos de câmera pouco usuais para uma animação, além de ter mais ação e aventura do que comédia”.

Em sinopse, o filme gira em torno da história de Miles Morales, que, nos quadrinhos, recebe os poderes do Homem-Aranha após ser picado por uma aranha infectada pelo sangue de Peter Parker, morto em uma batalha contra o Duende Verde (fato que ocorre no universo Ultimate 1610 – universo de Miles, explicado mais adiante). O encontro de Parker, como mentor, e Miles, como aprendiz é proporcionado pelo fato de que Morales é sugado para dentro de uma Nova Iorque alternativa, onde tanto o jovem Aranha quanto o velho estão vivos e podem ter a chance de lutar juntos contra o crime.

Um outro detalhe do trailer que tem gerado controvérsias é a imagem do túmulo com as iniciais de Peter Parker, outro indicativo de que Parker realmente falece e que, de alguma forma, ou o portal para a dimensão alternativa é aberto para unir os dois, ou o mentor não é o Peter Parker “oficial”.

Universo Ultimate 1610

Ultimate 1610 foi uma linha editorial da Marvel Comics criada em 2000. No fim dos nos 90, a Marvel não passava por uma boa fase criativa e nem financeira. Por isso, várias medidas foram tomadas para tentar não acabar com a empresa. Uma delas foi vender os direitos de alguns personagens no cinema e outra foi a criação do universo Ultimate. O universo Ultimate é um dos multiversos da Marvel que tem como base o recomeço: como se começasse tudo de novo de uma forma moderna e atual. Mas para não mexer nos heróis que já estavam estabilizados desde a década de 60, esse universo Ultimate não influencia em nada no universo tradicional da Marvel (o 616)- tal como conhecemos mais. Em 2015, o Ultimate 616 foi destruído em “Guerras Secretas”.

Entenda o universo de Aranhaverso e quem é Miles Morales

Em 2014, a Marvel publicou a história Aranhaverso, que se passou durante as edições 9 a 15 do quadrinho “The Amazing Spider-Man” (a terceira versão, que foi publicada de junho de 2014 a outubro de 2015). Na história estavam todas as versões do Homem-Aranha que já foram vistas na mídia, incluindo quadrinhos, séries televisivas e filmes. A Marvel dedicou parte de seus últimos 20 anos tentando expandir a marca Homem-Aranha além de Peter Parker, com diferentes homens, mulheres e até mesmo animais interpretando o herói para lutar contra o crime. Miles é o segundo Homem-Aranha a aparecer em Ultimate Marvel.

Imagem – Divulgação (Capa: The Amazing Spider-Man)

Em o Aranhaverso (quadrinhos), Peter lidera uma equipe de heróis vestidos iguais a ele contra Morlun (vilão da série) e seus capangas, que queriam se alimentar das forças vitais dos chamados “Totens Aranha” para se tornarem mais fortes. Além do próprio Miles Morales, o Aranhaverso inclui uma enorme gama de super-heróis aranhas, como: a Mulher-Aranha (Jessica Drew), Silk (Cindy Moon, que foi mordida pela mesma aranha que deu a Peter seus poderes), o Spider-UK (uma versão britânica do Homem-Aranha), a Spider-Gwen (uma versão de Gwen Stacy que foi mordida pela aranha radioativa ao invés de Peter), May Parker (filha de Peter e Mary Jane vinda de outra realidade), o Homem-Aranha Superior e até mesmo o Spider-Ham, um porco antropomórfico (sim, isso mesmo, um porco).

Imagem – Divulgação

O que deve ser notado é que o Aranhaverso (quadrinhos) surgiu a partir da história na qual o Doutor Octopus conseguiu transferir sua mente para o corpo de Peter, após viajar para o ano de 2099. A volta ao passado de Otto Octavius (detentor de Doutor Octopus), através do Aranhaverso, levou a história a um ponto onde Peter ganha novamente o controle sobre o seu corpo. Assim, dois Peters (a versão do futuro e a versão do passado) da terra-616 (Ultimate 616 – que é o universo regular da Marvel) acabaram participando desse evento – por isso tantos aracnídeos estão presentes em Aranhaverso, inclusive, duas versões do Peter Parker.

Imagem – Divulgação

IMPORTANTE: Miles é do universo Ultimate 1610, uma terra na qual Peter Parker morreu enquanto lutava com o seu arqui-inimigo Duende Verde. Miles foi mordido por uma aranha geneticamente modificada que lhe deu habilidades semelhantes com as de Peter. Miles escolheu assumir o manto de Homem-Aranha, e encontrou não apenas o Peter Parker do universo regular Marvel – Ultimate 616, mas também o Peter ressuscitado do universo Ultimate 1610, em Aranhaverso.

O universo que cerca o Homem-Aranha é bem variado e envolve personagens com diferentes histórias de origem, gêneros e até mesmo terras alternativas. Em uma edição especial da Marvel, os dois universos se fundem (Ultimate 1610 e Regular Marvel 616), gerando uma canalização de personagens múltiplos.

Miles Morales

Imagem (Cena do trailer do filme Homem-Aranha No Aranhaverso – 2018)

A história de Miles Morales começa quando ele aparece nos quadrinhos, como um dos personagens que tem a identidade de Homem-Aranha. Foi criado pelo escritor Brian Michael Bendis, a desenhista Sara Pichelli e o editor-chefe Marvel Axel Alonso, e teve sua primeira aparição em Ultimate Fallout – ep. 4, em 2011. Nos quadrinhos, o Miles terminou deixando o universo Ultimate 1610, passando a integrar o universo regular da Marvel, na terra 616. E a existência dele no universo cinematográfico da Marvel também já foi “meio” que confirmada no próprio filme do Homem – Aranha (Homecoming – 2017/ De Volta ao Lar).

Lembra daquela cena em que Peter aborda um suspeito em um estacionamento e faz algumas perguntas sobre as armas que estão circulando por Nova Iorque? Então, esse é o tio de Miles Morales, Aaron Davis. Ele é o cara que dá dicas para Peter sobre o encontro que vai acontecer na balsa. Tem um momento em que ele diz que não quer armas tão poderosas na vizinhança, pois o sobrinho dele mora por ali – fazendo referência a Miles. Esse tio de Morales é também muito conhecido nas HQs por ser o responsável da transformação de Morales para Homem-Aranha.

Imagem: (Cena do filme Spider-Man Homecoming – 2017)

Na história, no universo Ultimate 1610, o tio é um ladrão que foi picado por uma aranha radioativa ao tentar roubar algumas coisas do laboratório de Norman Osborn. Inclusive essa aranha é uma réplica da aranha que picou Peter Parker, recriada por Osbron, o alter-ego do Duende Verde. O tio fica conhecido pelo nome de “Gatuno”, quando ele descobre seus poderes e os usa para o mal. Em determinado momento, Miles acaba tendo contato com esta aranha que acabou se escondendo nas coisas do tio, e, assim, acaba adquirindo os poderes do Cabeça de Teia.

Os rumores não param. As perguntas giram na cabeça dos fãs de um dos heróis mais amados pelo público. Inclusive, a principal delas é se a junção desses universos nas telonas, pelos estúdios Marvel, possibilitará que Parker (interpretado por Tom Holland) e Miles se encontrem num filme solo, considerando as referências de Homecoming. Será? O que nos resta é aguardar pelos próximos capítulos e assistir, esta que promete ser, a “melhor animação” de todos os tempos.

Para sabe mais sobre cinema, acesse aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *