Rússia: conheça alguns dos principais artistas da música russa

Por Jaqueline Oliveira

A Rússia está com todos os olhos voltados para ela. Por conta da Copa do Mundo, o país sedia o maior campeonato de futebol que possibilita uma inserção em culturas de diferentes países e regiões do planeta. Podemos conhecer a vida por diferentes ângulos, idiomas e formas, com um olhar mais curioso e com um sentimento de irmandade que vai além das decisões políticas e sociais.

Sendo o país com maior área do globo e com mais de 140 milhões de habitantes, a Rússia vive hoje um momento de apogeu cultural que lhe é muito conhecida. Um dos exemplos disso é a música russa, uma das mais antigas e importantes do mundo, com obras e nomes entre os mais respeitáveis da cultura universal há pelo menos 200 anos. Entre eles, estão, principalmente, as composições eruditas e peças para balé de Tchaikovsky e do Grupo dos Cinco (Mussorgsky, César Cui, Rimsky-Korsakov, Balakirev e Borodin), pioneiros da música contemporânea como Stravinski, Prokofiev, Rakhmaninov e Shostakovitch.

A Rússia deu ao mundo alguns dos maiores compositores de música erudita da História, como “Sergei Rachmaninoff”, “Aleksandr Scriabin”, “Dmitriy Borisovich Kabalevskiy” e “Ivan Vishnogradsky”, todos com obras divulgadas e até hoje eternizadas em filmes, além de regularmente incluídas em programas de orquestras e teatros do mundo todo, com diferentes interpretações. Outro detalhe é que a Rússia manteve uma fortíssima tradição sinfônica na interpretação, tendo orquestras e regentes de primeiro nível na música mundial. “Evgeny Mravinsky”, “Vladimir Ashkenazy”, “Yuri Simonov” e “Vladimir Ziva” são alguns dos mais renomados em suas categorias, além de terem liderado orquestras como a “Orquestra Sinfônica de Moscou”.

Atualmente, o estilo mais popular no país é a o “pop russo” que tem influência de sons que predominam no início do século XXI, com um misto de batidas eletrônicas. Entre grupos e artistas das novas gerações, estão: Zemfira, Zveri, Dima Bilan e a dupla de adolescentes t.A.T.u., que falaremos mais adiantes, além de outros nomes.

Abaixo listamos alguns dos principais artistas da música russa, para você curtir ainda mais o país, daquele jeito que a gente ama: com muita música boa!

Nyusha (НЮША)

Considerada uma das cantoras de maior sucesso na Rússia, possui vários singles, além de ter grande popularidade na mídia e nas redes sociais. Sempre no topo das paradas, artista vem de uma família de músicos e acumula hits desde 2009.

Ela é mentora do programa de TV ” The Voice ” e também é embaixadora oficial da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Junto a Arash, Pitbull e Blanco, Nyusha lançou o novo hino do futebol “Goalie Goalie”, em comemoração à Copa.

Zveri (Звери)

A Zveri é banda de rock criada em 2001, mas foi somente em 2003 que o grupo lançou o seu primeiro CD, chamado Golod. O disco contém muitas das canções de maior sucesso da banda, são elas Dozhdi-Pistolety (Armas e Chuvas), Dlya Tebya (para Você) e Prosto Takaya Sil’naya Lyubov’ (Simplesmente um Amor Tão Forte). Os russos receberam o prêmio de “Melhor banda de Rock”, pela emissora de Televisão MUZ-TV, por 6 anos consecutivos (2004 – 2009).

Zemfira (Земфира)

Zemfira é uma cantora e compositora de Rock. A artista tem 8 álbuns em sua carreira, sendo o último lançado em 2010. Seu primeiro disco foi lançado em maio de 1999, com uma forte rotação de singles: “AIDS” (СПИД), “Arrivederci” (Aриведерчи) e “Rockets” (Ракеты). A banda imediatamente saiu em turnê, ganhando popularidade, principalmente por participações em programas de rádio e televisão. A cena musical russa para as mulheres é, em boa parte, dominada por mulheres seminuas e cenas sensuais em seus videoclipes: um contraste para Zemfira que possui um conceito bastante raro e incomum, sendo roqueira.

T.A.T.U. (t.A.T.u)

A banda mais conhecida mundialmente foi composta por “Julia Volkova” e “Lena Katina”, formada em 1999, e teve grande sucesso em 2003, com o lançamento do álbum o “200 km/h in the Wrong Lane”, com o single de “All the Things She Said”. As duas venderam mais de um milhão de cópias do disco.

Julia Volkova (Юля Волкова)

Com o fim da dupla T.A.T.U., o nome de Julia Volkova volta a se destacar no cenário musical russo, ao seguir com carreira solo. Com menos popularidade, mas ainda sendo um grande nome da música pop, seus videoclipes sempre trazem histórias picantes, alguns chegam até a conter censura no YouTube.

Timati (Тимати)

Timati é um rapper russo que ficou conhecido após participar do reality show “Star Factory 4”. Com parcerias com nomes como “Snoop Dogg” e “P. Diddy” é um dos mais famosos nomes do rap russo. É cantor e compositor, produtor musical, ator e empresário. Ele colaborou com artistas americanos como Snoop Dogg, Busta Rhymes, P. Diddy e seu grupo Diddy – Dirty Money, Xzibit, Mario Winans, Fat Joe, Anthony Z, Eve e Timbaland.

Mooncake

Mooncake é uma banda de instrumental e pós-rock, fundada em Moscou no início de 2006. Composta por diferentes instrumentos, possui em sua harmonia a capacidade de criar uma atmosfera, com diferentes emoções. A banda é muito conhecida por ter desenvolvido seu próprio estilo, com melodias cativantes e o equilíbrio ideal entre arrebatamento e tristeza: tudo isso sempre foi a característica distintiva de Mooncake. Com o objetivo principal de fazer com que os ouvintes descubram em objetos de seu cotidiano um espaço cósmico, seu som é muitas vezes comparado ao de Pink Floyd e Mogwai.

Pizza (Группа ПИЦЦА)

Fundado em 2010, o grupo é liderado pelo artista Sergeem Prikazchikovym, que é autor, compositor e arranjador das canções da banda. O primeiro single do grupo – a música “Friday” de 2011 – teve sucesso nas rádios russas e, desde então, os singles lançados pelo grupo sempre estão nas paradas de sucessos. Numa mistura de soul-pop, reggae, funk e até rap, as melodias das músicas são interligadas com textos profundos. É uma das principais bandas russas.

Vitas

Esse, o brasileiro conhece (e muito)! O cantor do hit “7th Element” que virou meme nas redes sociais, é um artista russo conhecido por sua voz aguda e erudita. Com um potencial de causar inveja, o artista coleciona hits. Confira o mais recente: um dueto com Sergey Pudovkin!

Aqui, ouça o timbre e a voz super afinada, aguda e poderosíssima do ícone Vitas, na música “Opera N2”.

Dima Bilan (Дима Билан)

Dima é um cantor, ator, compositor e um empresário da música pop da Rússia. Foi o vencedor do “Eurovision 2008” com a canção Believe, onde convidou dois dos maiores artistas russos de todos os tempos, o Violinista Edvin Marton e o tricampeão Olímpico Evgeni Plushenk. Participou também do Festival Eurovisão da Canção de 2006 e fez dueto com Nelly Furtado, com a música “Never Let You Go”, conquistando o segundo lugar.

Elena Temnikova (Елена Темникова)

Muito conhecida pelos russos, Elena (ou Lena, como também é chamada) além de cantora, é uma personalidade na televisão russa. Ex-participante do trio Serebro, fez sucesso rapidamente após participar do festival Eurovision Song Contest 2007.

Shokran (Википедия)

É uma banda russa de metal progressivo fundada em 2011. Como um projeto criado por Dmitry Demyanenko, Shokran significa “obrigado”, em árabe. O nome foi inventado por Dmitri com base na imagem do projeto – a atmosfera do antigo Egito – que se manifestou em artes e música, que incluiu sons modernos e étnicos do antigo Oriente com elementos do neoclassicismo. A banda possui dois álbuns completos, um mini-álbum e um single.

Gostou? Fique ligado nas redes sociais do E.T.C. (É Tudo Cultura) para saber mais sobre música.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *