Galeria Monica Filgueiras

Galeria Monica Filgueiras apresenta “Ruídos e Silêncio” de Paulo Miranda

Em cartaz na Galeria Monica Filgueiras a mostra individual do artista plástico, Paulo Miranda, que apresenta 15 pinturas em técnica mista sobre lona de médios e grandes formatos.

A Exposição “Ruídos e Silêncio”, evidencia a preferência do artista pelos tons mais frios. São pinturas que lidam mais com tragédia, com o soturno e com a melancolia das coisas e discute a diversidade do mundo.

Partindo dos resíduos dinâmicos desgastados pelo tempo e encontrados pelo artista em objetos e espaços diversos, como muros, tapumes e paredes, Paulo Miranda, num jogo de construir e destruir, realiza suas pinturas de um modo muito particular.

Do resultado destas pesquisas nascem superfícies de grande riqueza matérica e grande sensibilidade, marcadas pela tensão entre ordem e caos e repletas de informação que nos remete a uma aridez impressa nessas superfícies desgastadas.

Considerado pela crítica especializada de Minas como “um dos mais importantes artistas plásticos mineiros em atividade”, Paulo Miranda já soma mais de 30 anos de dedicação diária ao seu trabalho em artes plásticas. Fruto da “Geração 80”, Miranda construiu sua própria trajetória utilizando o papel, a lona e o pigmento natural como base para o desenvolvimento de sua obra, sempre fiel ao material escolhido.

Galeria Monica Filgueiras
Foto: Reprodução

Paulo, foi aluno de desenho e pintura dos artistas Hélio Siqueira, Frans Krajecberg, Karin Lambrecht, Shirley Paes Leme, Alex Cerveny, entre outros e já realizou mais de 70 exposições no Brasil e no exterior. Nasceu em Adamantina SP e atualmente reside e tem seu atelier em Uberaba MG.

O artista ainda propõe uma pintura de paisagem que estabelece um duplo movimento: ela se constrói e se deixa construir. As telas sugerem algo e, em igual medida, nos provocam a imaginar outras. Diante desses horizontes abertos, de dimensões heróicas e atmosferas brumosas, somos levados a perceber formas que mais nos interrogam do que afirmam. O que vemos pode mudar diante de nossos olhos.

Em outra série de telas da mostra, há paisagens interiores protagonizadas por cadeiras, índices de espera, ausência e solidão. São trabalhos de construção gráfica que transbordam para a palavra e também confluem para a incompletude. Desmemórias flutuando em fragmentos, saídas de páginas, paredes e muros, aderidas a nós e daí projetadas no espaço e não mais na epiderme das coisas que as contiveram.

Esta exposição reafirma Paulo Miranda como um dos valores mais sólidos do atual panorama artístico de Minas Gerais. O público pode conferir a mostra até o dia 21 de Julho.

Galeria Monica Filgueiras
Foto: Reprodução

 

Serviço: “Ruídos e Silêncio” – Galeria Monica Filgueiras

Local: Galeria Monica Filgueiras

Endereço: Rua Bela Cintra, 1533 – São Paulo – SP – Brasil

Horário de visitação: De segunda a sexta feira das 10h30 às 19h – sábados das 10h30 às 14h30.

Maiores informações no E-mail. 

Confira outras notícias e fique sempre por dentro na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *