Japan House

JAPAN HOUSE apresenta a exposição “Aromas e sabores”

A JAPAN HOUSE apresenta Aromas e Sabores que traz um ambiente lúdico, interativo e bastante didático, propondo um passeio pela diversidade de cheiros e gostos em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial. A mostra propõe um passeio e descobertas por meio dos aromas e sabores típicos da cultura japonesa, como o wasabi, o shoyu e a sakura, a milenar árvore das cerejeiras.

O formato da exposição possibilita ao visitante o aprendizado por meio de experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas, para responder questões como: quais os sabores básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami) e como o corpo humano os identifica? De onde vem o sabor dos alimentos? Ou, como o cheiro contribui na construção do sabor? E o perfume, desodorante, sabonete? Como se formam esses cheiros e como eles foram obtidos?

A exposição está dividida em três etapas: Identificação, Construção e Sensorial e todas essas questões são desvendadas ao longo da mostra. Para ajudar a contar esta história, ela apresenta a instalação do Labirinto Olfativo versão 4 – Descobrindo as flores das cerejeiras, da artista japonesa Maki Ueda, que induz o visitante a percorrer um determinado caminho, guiado pelo olfato e, assim, encontrar o cheiro das sakuras, árvores com flores de cerejeiras.

Explorando seus sentidos, a imersão nos paladares japoneses pelos visitantes será complementada por uma degustação cega de balas gelatinosas com sabor de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias japonesa.

Realizada pela JAPAN HOUSE São Paulo e com curadoria de Felipe Ribenboim, Aromas e Sabores trabalha a construção de gostos e cheiros característicos do Japão, com fragrâncias e essências típicos como a alga, o wasabi e outros presentes em comidas, bebidas, perfumes, odorizadores e incensos. “Se, por um lado, a exposição abordará a detecção e a construção dos sabores e cheiros, estará presente também sua significação cultural. Os aromas e os sabores são significados e valorizados de maneiras diferentes por diversas culturas”, ressalta Ribenboim.

O público pode conferir esse passeio de descobertas, aromas e sabores típicos da cultura japonesa até o dia 30 de Setembro de 2018.

Japan House
Foto: Reprodução

 

Serviço: Aromas e sabores – Japan House

Onde? Japan House – Segundo piso

Endereço: Avenida Paulista, 52 – SP

Horário: Terça a sábado 10h às 22h – Domingos e feriados 10h às 18h

Entrada gratuita

Maiores informações no Site.

 

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural.

 

 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *