O sol da noite

Exposição O Sol da Noite na Galeria Bolsa Arte em SP

Em cartaz na Galeria Bolsa de Arte, a exposição O Sol da Noite, a primeira individual da trajetória de Alexandre Wagner. Com uma atmosfera soturna e onírica a mostra exibe cerca de 15 pinturas a óleo realizadas desde o ano passado também em grandes formatos, uma novidade na produção do artista. 

Existe no trabalho de Alexandre Wagner um som que é quase um rumor. Suas pinturas são permeadas por esse vento sutil que ergue de leve os tecidos das bandeiras, que inclina estacas e mastros, que faz as águas e as copas das árvores tremularem devagar.

A diluição da tinta a óleo com as marcas do escorrimento pela tela imprimem um tom indefinido ao universo do pintor. À primeira vista, suas paisagens parecem aludir às cenas de Oswaldo Goeldi (1895-1961). Ao contrário deste, porém, a volatilidade das formas não definidas pelo contorno preto comum à xilogravura, caso de Goeldi, emprestam à ambientação de Wagner um caráter fugidio, fantasmal, ao contrário da crônica urbana obscura do gravurista.

Paradoxalmente, o vigor de pinceladas firmes, perceptíveis através da tinta mais rala, criam sobreposições de planos e fragmentação nas figuras mesmo onde o pigmento não escorreu. A espectralidade das transparências e junções entre camadas cromáticas sugere materialidade até onde a pintura é diluída.

Nesse sentido, a instabilidade formal das cenas retratadas, que parecem sair antes de um sonho que de algum logradouro existente de fato, expressa a impossibilidade da representação definitiva e absoluta, inserindo o trabalho de Alexandre Wagner numa linhagem extremamente atual da pintura.

Em alguns momentos, a concisão do plano pictórico leva a representação figurativa ao limite da abstração. Em outros, a economia compositiva é expressa na geometrização das peças com que se constroi a paisagem, reduzida ao mínimo de sua caracterização.

Em momento algum o aumento de espaço se traduz em excesso de formas no jogo entre plano e figura. Todos os quadros, mesmo os que trazem elementos figurativos mais detalhados, como O Pântano (2018), são cuidadosamente estruturados num equilíbrio entre plano e contraplano, entre a figura e sua cisão – ou simplesmente ausência.

No processo de conferir tanta importância ao vazio quanto ao representado, Alexandre Wagner encontra a força de sua pintura, dissolvendo a certeza do olhar na ambiência de um sonho difuso. Como um Sol obscuro que, surgido em meio à noite, fulgurasse em negativo.

O público pode conferir a exposição até o dia 30/06/2018.

O sol da noite
Foto: Reprodução

Serviço:  O Sol da Noite – Alexandre Wagner

Onde? Galeria Bolsa de Arte

Endereço: Rua Mourato Coelho, 790, Vila Madalena – SP

Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h

Maiores informações no Site. 

Entrada Gratuita

Confira outras notícias e fique sempre por dentro da nossa Agenda Cultural. 

 

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *