Confira os detalhes das exposições de matrioskas em São Paulo

Exposições de Matrioskas – As bonecas símbolo da Rússia

Cerca de 14.450 quilômetros separam o Brasil da Rússia. De avião, a viagem costuma demorar mais de 16 horas. Mas, como São Paulo é uma cidade repleta de arte, não é preciso enfrentar essa distância toda para conhecer, de perto, um pouco da cultura russa. Há duas exposições de matrioskas em dois lugares diferentes de Sampa.

Tanto na expo do Conjunto Nacional quanto na que está acontecendo no Shopping Morumbi, as matrioskas, símbolo da maternidade e prosperidade, possuem tamanhos gigantesco, que fazem qualquer parar para olhar. Veja os detalhes de cada exposição e comece a entrar no clima da Copa 2018.

Matrioskas Gigantes

O Atrium do Shopping Morumbi já foi ocupado pelas bonecas de madeira que são símbolo da Rússia. As matrioskas em exposição, além de serem gigantes (com mais de dois metros de altura), possuem cores e estilos bem diferentes.

Todas as peças foram feitas artesanalmente e pintadas à mão. Isso transmite ao público um pouco da tradição russa e ainda forma uma exposição alegre, destinada a todos da família. 

O público pode interagir com as matrioskas e tirar fotos com elas. No local, há até um backdrop (pano de fundo), inspirado no teatro Bolshoi, que faz com que o cenário e as imagens ganhem ainda mais o clima russo.

Além disso, aos sábados acontece uma apresentação especial, com danças folclóricas do país. Na ocasião, também é possível aprender algumas palavras em russo e descobrir diversas curiosidades de lá.

Imagem de: divulgação

Data: até 15 de julho
Horário: todos os dias, das 10h00 às 22h00 | apresentação aos sábados, às 16h00 e às 19h00
Ingresso: entrada gratuita
Endereço: Morumbi Shopping – Av. Roque Petroni Jr., 1089 – São Paulo/SP

Matryoshkas Contemporâneas

Não bastasse uma, há duas exposições de matrioskas em São Paulo. A segunda opção está no Conjunto Nacional, na mais querida via da cidade, a Av. Paulista. Lá, estão as bonequinhas da artista plástica Nadia Starikoff, que demorou cerca de 10 meses para fazer cinco matrioskas gigantes e em formatos diferentes.

As peças, que não verdade são uma reconstrução, também são bem coloridas e possuem um toque de ancestralidade que está bem conectado ao significado das matrioskas. Aliás, nessa exposição, cada boneca representa uma camada da artista:

  1. origens ancestrais;
  2. materialidade do corpo;
  3. conexões com o outro;
  4. relações com o ambiente;
  5. relação com o universo em sua mais infinita amplitude.

 

Data: até 30 de junho
Horário: das 10h00 às 22h00
Ingresso: entrada gratuita
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo/SP

Então? Qual das exposições de matrioskas você vai conferir? Para saber de outros eventos que estão acontecendo na cidade de São Paulo, visite nossa Agenda Cultural.

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *