Paulo Vainer

Exposição Dual de Paulo Vainer na Galeria Mario Cohen

Em cartaz na Galeria Mario Cohen a mostra “Dual” de Paulo Vainer, um dos fotógrafos mais relevantes no meio da moda e da publicidade atualmente no país.

A exposição reúne 15 imagens que, em sua maioria, surgem em dípticos, ou seja, impressas em dupla no mesmo suporte, propondo pontos de contato formais e poéticos entre os tempos e espaços distintos e, em outras, provocando um choque, uma espécie de colisão que tensiona ambas as imagens gerando uma terceira.

Paulo Vainer é Fotógrafo e Diretor de filmes publicitários,  reconhecido como profissional multimídia. Trabalhou em NY nos estúdios de Steve Bronstein e Andreas Heiniger e, no Brasil, na Editora Abril. Seu primeiro longa é de 2004, Noel, o Poeta da Vila, indicado para o Prêmio ABC, e 4 anos depois, Eu e meu guarda-chuva, pela Conspiração Filmes. Especializou-se em beleza, moda, carros, fazendo trabalhos para diversas marcas.

A ideia desta mostra surgiu quando Vainer propôs ao curador Eder Chiodetto, uma visita ao seu acervo fotográfico produzido nos últimos 40 anos. Chiodetto passou três meses estudando todas as imagens do fotógrafo, até traçar os pontos de intersecção entre as fotos de contexto profissional com as pessoais, que foram tiradas ao longo de sua carreira em momentos espontâneos ou em viagens com amigos e família.

A partir disso, surgiu este projeto expositivo de caráter experimental, que expande a margem de interpretação simbólica das imagens, quando cada uma encontra-se com seu respectivo par. As junções propõem uma narrativa em suspensão, que provocam o espectador a gerar diversas interpretações.

A Galeria Mario Cohen foi inaugurada no edifício Chopin, no Rio, em 2002, consagrou-se como a primeira Fine Art Photography Gallery da América Latina, ciente da importância de um espaço para documentação e valorização da fotografia brasileira, além de revelar novos talentos e intermediar a relação entre o artista e o mercado.

Em agosto de 2015 ela instalou-se em São Paulo. Mario Cohen, proprietário da galeria, responsável pelas exposições e seu acervo, fez parte por mais de uma década da curadoria da coleção de fotografias Pirelli/Masp, que está entre as mais respeitadas do país.

Ao trazer a exposição Dual para a Galeria, Mario Cohen reafirma, com senso estético apurado e atual, o seu papel de incentivador da arte fotográfica capaz de revelar fotógrafos de diversas áreas.

Paulo Vainer
Foto: Reprodução

Serviço:  Exposição Dual – Paulo Vainer

Local: Galeria Mario Cohen

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 177, conjunto 12 – Jardim Paulistano

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 11h as 19h – Sábados, das 11h as 15h

Maiores informações no Site. 

Entrada Gratuita

 

Confira outras notícias e fique por dentro de todos os detalhes no E.T.C.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *