Antonio Candido

Ocupação Antonio Candido no Itaú Cultural

O Itaú Cultural apresenta a Ocupação Antonio Candido, que homenageia esse intelectual paulista que é mineiro, nascido no Rio de Janeiro. Um leitor preciso, que admirava escritores como Guimarães Rosa e Marcel Proust. Um pai acadêmico, mas que interrompia a escritura de grandes obras, como Formação da Literatura Brasileira, para brincar com as filhas. Que dançava com elas, que gostava de cantar e caminhar, que era considerado um homem bom por todos os que o conheceram.

Crítico literário e sociólogo, Candido é uma das maiores referências no estudo da literatura no Brasil e, pelas suas percepções das dinâmicas nacionais, é considerado um dos “intérpretes do país”, ao lado de nomes como Sérgio Buarque de Holanda – que foi seu amigo – e Gilberto Freyre. Falecido em 2017, Candido completaria 100 anos em 24 de julho. A exposição explora, assim, uma vida e uma obra que atravessaram um século.

A mostra gratuita,  traz 250 itens, muitos dos quais inéditos: recortes de suas primeiras críticas, vídeos de antigas entrevistas, cartas, fotografias e dedicatórias de autores como Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Logo na entrada da Ocupação, há uma réplica fotográfica, em tamanho real, da estante de Candido, com cerca de 7 mil livros de autores como Marcel Proust – seu favorito -, Albert Camus e Machado de Assis. Em um espaço reservado, fica uma das máquinas de escrever usadas pelo crítico.

A exposição é centrada no tema da literatura como direito universal, ideia que o professor desenvolveu no artigo “Direito à Literatura”, e exibe materiais inéditos selecionados do acervo pessoal do homenageado. São notas para ensaios, cadernos de estudo, projetos de pesquisa, um conjunto pelo qual transparece o processo criativo de obras essenciais como a citada Formação… e Os Parceiros do Rio Bonito.

Antonio Candido nasceu no Rio de Janeiro, em 1918, mas antes de completar um ano de idade se mudou com a família para Minas Gerais. Sua verdadeira “pátria”, dizia ele, era a cidade mineira de Poços de Caldas – para onde foi em 1930. Em entrevista concedida durante a edição de 2002 da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (Flipoços), o crítico comentou que esta é a melhor maneira de defini-lo: “um intelectual paulista que é mineiro nascido no Rio de Janeiro”.

A curadoria da mostra é do Itaú Cultural e de Laura Escorel, neta de Candido e o público pode visitar a Ocupação até 12 de Agosto.

Antonio Candido
Foto: Reprodução

 

Serviço – Ocupação Antonio Candido

Onde? Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 149

Visitação da Ocupação:  Até 12 de Agosto de 2018

Horário:  terça a sexta, das 9h às 20h (permanência até as 20h30) e sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Maiores informações no Site.

 

Confira outras notícias e fique por dentro na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *