Artistas independentes do Brasil se juntam e lançam “Raindown”, coletânea em homenagem ao Radiohead

São poucas as bandas mais influentes para a cultura pop nos últimos 25 anos: Radiohead é uma delas. Suas canções formaram parte da atual geração de artistas. Agora, um grupo multifacetado de artistas de diversas regiões do Brasil se une no projeto “Raindown”, que recria 14 faixas de diferentes momentos da carreira da banda inglesa. O projeto já está disponível nas plataformas de música digital.

Ainda sob o efeito da nova passagem da banda pelo Brasil, o projeto começou a ser imaginado em 2009, quando o Radiohead fez sua primeira turnê sulamericana. Agora os amigos Gabriel Martins, que assina o projeto “Filler”, e Helder Dutra, que inicia seu projeto-solo “Frater Dutra”, decidem reviver uma ideia que tiveram há quase uma década. “Tentamos organizar a coletânea em 2009, pela comunidade do Orkut Radiohead Brasil (RHBR), mas na época não deu muito certo. Agora com a volta da banda ao país, a ideia foi revivida, somando ao fato de que muitos dos músicos que idealizaram o projeto hoje em dia são mais experientes, possuem carreiras e maior facilidade para gravação e produção”, conta Gabriel.

Com músicos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, Raindown é um apanhado repleto de leituras muito distintas das canções da banda britânica. Das levadas suaves do violão de “Dead Ice” à versão krautrock da “Goldenloki”, a coletânea se inicia com o indie/pop da leitura de “Frater Dutra”, passa pelo clima tenso e sombrio de “Funeral Wounds”, fecha com a versão totalmente instrumental do compositor carioca Martins.

FOTO: Marina Barros

“Queríamos fazer o projeto com membros da comunidade, como o Gabriel Lana (Dead Ice) e o Felipe Neiva. Com a consolidação da ideia, decidimos convidar para o projeto outros músicos amigos que fizemos ao longo de nossas jornadas. Os critérios eram basicamente dois: a qualidade dos músicos e ser fã de Radiohead”, continua Gabriel Martins.

Cada artista da coletânea se entende como fã e reconhece a força que o Radiohead teve em sua formação musical. Em Raindown, eles refletem essas influências recriando, ao seu modo, as canções da banda. O resultado é um punhado de reinvenções, exercícios criativos sobre um trabalho artístico que, por si só, já instiga experimento, o novo, a mistura. Tudo na coletânea foi feito pelo próprio grupo: é Chris Kuntz, da “Goldenloki”, quem assina a masterização das faixas. A obra que ilustra a capa é de Erik Baptista, que toca “Nude” no conjunto. O design gráfico é de Victor Meira, das bandas Bratislava e Godasadog e que recriou “Daydreaming”.

A coletânea RAINDOWN é lançada pelo selo de música independente Paracelso Records (Rio de Janeiro/Brasil). Criado em 2016, o selo já lançou trabalhos de Orchestra Binária, Martins e Santos. Em 2018, além da homenagem ao Radiohead, o selo tem previsão de lançamento do disco de estréia de “Frater Dutra” (Rio de Janeiro), o novo trabalho da “Dead Ice” (São Paulo), single de Ruthe Maciel (Bahia) além do primeiro volume de “The Unauthorized Paracelso Soundtracks”, série de trilhas sonoras não autorizadas para filmes em domínio público.

Ouça “Raindown”

Spotify: http://bit.ly/RAINDOWNSpotify

Deezer: http://bit.ly/RAINDOWNDeezer

Google Play: http://bit.ly/RAINDOWNGoogle

Tracklist Raindown:

01 – Frater Dutra – Give up the Ghost

02 – Lemoskine – The National Anthem

03 – Filler – Identikit

04 – Cellardoor – Where I End and You Begin

05 – Victor Meira – Daydreaming

06 – Varney – Motion Picture Soundtrack

07 – Erik Baptista e Matheus Fleming – Nude

08 – Jardim America – Decks Dark

09 – Dead Ice – Spectre

10 – Goldenloki – Ful Stop

11 – Funeral Wounds – Last Flowers

12 – Neiva – A Wolf at the Door

13 – Arlanda – Creep

14 – Arthur Martins – Airbag

Para saber mais sobre música, acesse aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *