Ismael Nery

Ismael Nery: feminino e masculino no MAM

Em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo exposição Ismael Nery: feminino e masculino, que foi pensada sobretudo para os jovens que se interessam por arte, nos professores e no grande público que ainda não tinha contato com a obra de Ismael Nery (1900-1934). Não é uma exposição para especialistas, embora esses possam ter o prazer de revisitar trabalhos já conhecidos.

É uma exposição em que se revela um artista que, na sua época, teve a coragem de caminhar sozinho, descobrir-se e procurar um olhar que estivesse absolutamente sincronizado com o seu tempo, mas – incrível – não com os intelectuais de seu país.

Em um momento em que era moda intelectual ser materialista e mesmo anticlerical, o homem que se dizia católico e professava sua fé em discussões filosóficas, na sua casa e na casa de amigos no Rio de Janeiro, era um dândi narcisista. Assim como a de sua mulher, sua beleza física evidente e muito impositiva, aliada à sua habilidade intelectual de polemista nas rodas de discussões, contribuía para elevar sua vaidade.

Basta lembrar a quantidade de autorretratos – e autorretratos com Adalgisa. Era exímio dançarino e, na época, era o que chamamos hoje de “um artista performático”. A questão de gênero não estava ausente na sua corajosa produção: figuras andróginas atravessam toda a sua obra, assim como a relação entre o feminino e o masculino.

Os grupos estão divididos por gêneros temáticos: os nus, as figuras, os retratos e autorretratos, as danças, os cenários, as obras surrealistas – estas pioneiras do gênero no Brasil, junto com as de Cícero Dias (1907-2003). É apenas uma das formas de se mostrar e examinar as pinturas e os desenhos. Antes, o que ressalta aos olhos? Evidentemente, as pequenas dimensões da maioria desses trabalhos. Essa escala muito íntima demonstra um certo desprezo pelo mundo no qual a arte irá circular enquanto mercadoria. A maior parte deles não admite nenhuma distância, tem de ser vista de muito perto – para cada trabalho, um olhar.

O público pode conferir esta exposição até o dia 19 de Agosto.

Ismael Nery
Foto: Reprodução

Serviço – Ismael Nery: feminino e masculino no MAM

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Acesso próximo, pelo portões 2 e 3

Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)

Contato:  (11) 5085-1300

Ingresso: R$ 7,00 (Gratuito aos sábados)

OBS.:

Agendamento gratuito de grupo: (11) 5085-1313 e no Site 

 

Confira mais notícias e a programação completa na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *