Dia Internacional Contra Homofobia

No Dia Internacional Contra Homofobia, conheça 10 livros com protagonistas LBGT+

Comemorado mundialmente em 17 de maio, o Dia Internacional Contra Homofobia, Bifobia e Transfobia é um marco importante na luta pelas causas LGBTQIA. Sua origem vem da mesma data em 1990, quando o termo “homossexualismo” foi excluído das listas de patologias da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Hoje, o dia é usado tanto para celebrar as conquistas do movimento pela igualdade de gênero e sexualidade, quanto para dar continuidade às pautas contra o preconceito.

Apesar dos claros avanços na última década, o Brasil é um dos países que mais mata e discrimina LGBTs no mundo, com estatísticas especialmente assustadoras para pessoas trans. Com isso em mente, e sabendo da importância que tem a representatividade para as comunidades discriminadas, montamos uma lista de 10 livros com protagonistas não-heterossexuais para você curtir e aprender.

A Quinta Estação, de N.K. Jemisin

Vencedor do Hugo Awards, maior prêmio da literatura de ficção-científica, A Quinta Estação é um dos livros mais fascinantes dos últimos anos. Escrito por uma mulher negra e com protagonistas negros, gays, e trans (além de personagens secundários bissexuais e um relacionamento poliamoroso), o livro é uma miríade de diversidade casualmente entrelaçada numa história fantástica.

Num cenário onde terremotos são frequentes e apocalípticos, a história do fim do mundo é contada pelo ponto de vista de três mulheres diferentes, em três momentos distintos da vida: Essun, uma mãe que acaba de perder um filho e procura pela filha sequestrada; Syenite, uma orogene (alguém que tem o poder de mover a terra) a serviço de uma organização controladora; e a pequena Damaya, rejeitada pela família após descobrir seus poderes e levada pra iniciar seu treinamento. A autora cria um mundo vivo, intricado e intrigante, com personagens complexos e apaixonantes e uma história cheia de segredos e reviravoltas.

O Mau Exemplo de Cameron Post, de Emily M. Danforth

Cameron Post é uma adolescente que vive numa cidadezinha pequena e atrasada dos Estados Unidos. Com apenas 12 anos Cameron se percebe lésbica, mas esse é o menor de seus pais morrem de repente e a menina passa a viver com sua avó e sua tia evangélica. Um retrato sincero sobre a descoberta da sexualidade e as implicâncias da religião na vida de pessoas LGBT+ em cidades do interior, o livro mostra a jornada de Cameron através de sua adolescência cheia de conflitos, até ser enviada para “terapia de reorientação sexual”, os temidos centros religiosos de conversão sexual.

Ambientado durante os anos 1980, O Mau Exemplo de Cameron Post é cheio de referências culturais à época e traz tanto momentos divertidos quanto dramáticos. Narrado em primeira pessoa, o livro é um mergulho nos pensamentos e consciência de uma garota em um momento crucial de sua vida. Fiquem atentos, pois o livro já ganhou adaptação cinematográfica (vencedora do prêmio principal no Festival de Sundance) e deve chegar aos cinemas até o próximo ano.

Lumberjanes, de Noelle Stevenson e Grace Ellis

Primeira das histórias em quadrinhos dessa lista, Lumberjanes é uma HQ vencedora do Eisner Awards nas categorias Melhor Nova Série e de Melhor Série para Adolescentes. Sucesso de público e crítica nos EUA, Lumberjanes segue as aventuras de cinco amigas durante sua estadia num acampamento de escoteiras. Leve e irreverente, a história é repleta de fantasia e diversidade e deve agradar à crianças e adultos igualmente. Com várias referências à figuras feministas históricas, Stevenson e Ellis mantém o leitor intrigado e sorridente ao mesmo tempo. Uma adaptação em live-action foi encomendada pela 20th Century Fox em 2015, mas até o momento não saiu do papel.

Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli

Fonte de inspiração para o filme de sucesso Com Amor, Simon, este livro (que já ganhou resenha aqui no site) conta a história do adolescente Simon Spier. Ainda no armário, Simon começa a se corresponder por e-mail com outro garoto gay da sua escola sem que um saiba a identidade do outro. Após usar o computador da escola, Simon acaba descoberto e chantageado por um de seus colegas, que é apaixonado por sua amiga Abby. Uma deliciosa história de amadurecimento, Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens é um conto moderno sobre um garoto gay que só quer ser normal. O livro ganhou uma continuação protagonizada por Leah, melhor amiga de Simon, ainda sem data de lançamento no Brasil.

Carry On – Ascensão E Queda De Simon Snow, de Rainbow Rowell

Essa é para os fãs de Harry Potter. Simon Snow é um bruxo órfão em seu último ano na escola de magia de Watford e, segundo a profecia, o escolhido que vai salvar o mundo do poderoso Insípido. Além de lidar com as pressões de seus deveres como “o salvador”, a aparente falta de talento para a magia, a indiferença de sua namorada Agatha e as loucuras de sua melhor amiga Penélope, Simon ainda precisa seguir Baz, seu colega de quarto e arqui-inimigo, e provar suas suspeitas de que o rapaz é um vampiro. Uma bela homenagem à criação de J.K Rowling e aos fãs do slash ship mais popular da série, que junta o protagonista com o vilão Draco Malfoy, Carry On é extremamente bem-humorado e divertido.

A autora usa a inspiração de forma inteligente e não deixa seu mundo ser dominado pelo de Rowling, criando uma história que remete mas não copia, e é original em seu desenrolar. Quem leu Fangirl, outro título da autora, vai reconhecer logo os personagens: criado como um substituto de Harry Potter (para não dar problemas com direitos autorais), Carry On era a obsessão da protagonista de Fangirl e uma presença constante no livro. Após o sucesso de Simon e Baz em Fangirl, a autora resolveu finalmente escrever a história dos personagens.

Middlesex, de Jeffrey Eugenides

Vencedor do prêmio máximo da literatura mundial, o Pulitzer, Middlesex é um livro único ao contar a história de uma pessoa intersexo, termo usado para designar nascidos com características biológicas ambas femininas e masculinas. Pessoas intersexo podem nascer com cromossomos masculinos e genitália feminina, ou vice-versa, numa grande variedade de combinações. Embora seja uma ocorrência comum, considerada uma variação natural e não patológica, a intersexualidade ainda é considerada extremamente tabu e motivo de confusão para a maioria das pessoas. Bebês nascidos intersexo eram (e ainda são) muitas vezes submetidos a cirurgias de “correção” de genitália e ganham órgãos sexuais femininos, mesmo sem saber em qual gênero a pessoa se desenvolverá no futuro, causando diversos problemas e dificuldades no futuro dessas crianças.

Middlesex conta a história de Cal Stephanides, um homem de meia idade que leva uma vida aparentemente comum, mas foge de relacionamentos amorosos. O motivo logo é revelado: Cal é um homem intersexo, e foi criado como garota até os 14 anos de idade. Ele narra então sua história, desde seus avós e do casamento incestuoso que originou sua mutação genética, até sua descoberta como mulher e as mudanças que se seguiram.

Você É Minha Mãe?, de Alison Bechdel

Nesta continuação da premiada graphic novel biográfica Fun Home, desta vez a autora explora o relacionamento com sua mãe, uma mulher infeliz e presa num casamento falho. Lésbica assumida desde os 19 anos, Bechdel tenta uma reaproximação com a mãe com quem não tem contato há anos, parou de tocá-la aos sete anos de idade, sem motivo aparente, e não lida bem com a sexualidade da filha. Bechdel usa novamente a mistura entre drama e comédia para dosar a história de uma complicada relação entre mãe e filha, mostrando ao leitor seus sentimentos crus e utilizando a psicanálise para explicar as situações.

Mil Rosas Roubadas, de Silvano Santiago

Uma história de amor contada através de memórias, Mil Rosas Roubadas é narrado de maneira biográfica e autobiográfica ao mesmo tempo. As histórias de Zeca (este em seu leito de morte) e a do narrador (seu amigo adore amante) se encontram e desencontram várias vezes a partir da Belo Horizonte de 1952, traçando o romance e a vida de cada um. Permeado por coadjuvantes famosos e referências à cultura pop, o livro de Santiago constrói uma narrativa curiosa em forma, mas familiar nos temas.

Aristóteles E Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Saénz

Saénz escreve um livro tocante sobre dois adolescentes com vidas opostas que acabam formando uma forte amizade. Com trama e personagens envolventes, o livro usa de muita sensibilidade para falar de vários tipos de amor: amor familiar, amor fraternal, amor de amizade e, claro, amor romântico. Protagonizado por dois garotos latinos (de famílias mexicano-americanas), o livro deixa de ser apenas um romance adolescente e passa a ser uma fonte de reflexão – como prometido pelos nomes dos protagonistas, tirados de dois dos maiores pensadores da história.

Universo Desconstruído, de diversos autores

Disponível de graça na internet em formato de e-book (além da versão impressa paga), esta coletânea traz 10 contos de ficção-científica por diversos autores e autoras brasileiros. Organizado por Lady Sybylla e Aline Valek, o livro tem a proposta de apresentar histórias sci-fi com um viés socialmente consciente e que difere do padrão homem-branco-cis-hétero. Recomendadíssimo para os fãs do gênero, Universo Desconstruído traz diversas leituras sobre sexualidade, gênero, raça e política, além de uma ótima introdução à literatura nacional de gênero.

 

Já leu algum desses livros? Gostou? Deixe um comentário e diga pra gente o que achou!

Post Author: Kissila Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *