Oficina G3 – O expoente do rock cristão nacional

Por Jaqueline Oliveira

Sendo cristão ou não, com certeza, você já ouviu falar da banda Oficina G3. Considerada por alguns, principalmente os que admiram o trabalho da G3, como a melhor banda de rock do Brasil (preciso admitir que esta é também a minha opinião), a banda é caracterizada como sendo a melhor banda de rock “Cristão do Brasil”.

Formada no final dos anos 80, em 1987, a Oficina G3 é uma banda de rock de São Paulo, fundada por Juninho Afram, Wagner García e Walter Lopes. Passando por vários estilos musicais, como o hard rock e pop rock, até chegar ao metal progressivo atual, e influências de nu metal, metalcore, entre outros, possui várias formações ao longo dos anos.

Juninho é o membro mais antigo e o único da formação original a participar de todos os discos lançados pela banda que já venceu e foi indicada, por várias vezes, em premiações como os troféus Talento, Promessas e a indicação ao Grammy Latino 2005, com o CD “Além do Que os Olhos Podem Ver”, na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”. Além disso, possui quatro Discos de Ouro; mais de 150 mil cópias dos discos “O Tempo”, de 2000, “Humanos”, de 2002 e “Além Do Que Os Olhos Podem Ver”, de 2005.

FOTO: Divulgação

Quando o grupo começou, o rock ainda tinha forte resistência em igrejas cristãs brasileiras, mesmo com certas bandas no início da década de 1980, como o Rebanhão, que se destacava no mainstream da cena religiosa. A partir da década de 90, juntamente com as bandas Catedral, Resgate, Katsbarnea, Fruto Sagrado e Metal Nobre, a banda Oficina G3 se tornou ícone do incipiente gênero do rock cristão brasileiro, tornando-se conhecida entre os admiradores desse estilo no país. Apesar de, em parte, seus integrantes terem sido rejeitados por muitos pastores e lideranças religiosas, o visual da banda, com integrantes tatuados e de cabelos compridos, sempre atraiu o público jovem adepto ao Cristianismo.

Em 1997, o vocalista Luciano Manga deixa a banda e em seu lugar entra “PG (Pedro Geraldo)”. Nesta época, parte do apelo de “banda de rock pesado” foi deixado de lado e o grupo passou a ter um estilo mais guiado pelo pop rock. Foi a fase de maior popularidade, principalmente após a assinatura com a gravadora “MK Music”. Após a saída do cantor PG, em 2003, a banda Oficina G3 voltou a ter como estilo predominante outras variações do rock, mais especificamente o progressivo. No álbum “Além do que os Olhos Podem Ver“, os vocais foram assumidos pelo guitarrista Juninho Afram. Com a obra, a banda vendeu mais de 20 mil cópias, em três dias, alcançando disco de ouro posteriormente. Em 2008, a banda lançou o CD “Depois da Guerra – DDG“, o primeiro de Mauro Henrique como novo vocalista. O álbum venceu o “Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”, em 2009. Histórias e Bicicletas (Reflexões, Encontros e Esperança), de 2013, é o trabalho mais recente da discografia da banda.

No dia 25 de setembro de 2017 a banda anunciou em seu canal no youtube que tiraria um período sabático.

FOTO: Divulgação

Confira algumas curiosidades da banda Oficina G3

– Oficina G3 foi a única banda cristã a participar do Rock in Rio;
– Como não era muito comum haver bandas cristãs de rock no início da década de 1990, algumas vezes a banda era discriminada por lideranças religiosas, algumas alegando que sua música era satânica;
– Em 2003, a banda fez apresentações internacionais nos Estados Unidos, tocando em cinco cidades: Boston, Newark, Dallas, Atlanta e Pompano Beach. Na Europa, com apresentações na Itália e duas na Inglaterra, sendo a primeira banda evangélica a tocar em espaço público (Piazza Del Poppolo) em Roma, Itália. E tocaram também no Uruguai, Argentina e Suíça;
– PG se retirou da banda Oficina G3 em dezembro de 2003. Segundo ele mesmo, o motivo da saída da banda foi sua nomeação para pastor de sua igreja;
– Duca e Juninho são professores de música, assim como PG;
– Juninho Afram já foi numerosas vezes considerado um dos melhores guitarristas do país;

– Aos 22 anos, Juninho estudou guitarra junto com Kiko Loureiro (guitarrista da banda Angra).

FOTO: Divulgação

Conheça os últimos lançamentos da banda, antes da pausa sabática

Oficina G3 – João

Oficina G3 – Tudo é Vaidade

Oficina G3 – Retrato

Confira no Deezer o último álbum lançado pela banda: Histórias e Bicicletas (Reflexões, Encontros e Esperança) e o DVD: Depois da Guerra – DDG, disponível no Youtube.

Para saber mais sobre música, acesse aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *