Memorial Tupinambá

Mostra Memorial Tupinambá no Memorial da América Latina

Em cartaz no Memorial da América Latina, a mostra Memorial Tupinambá, do artista plástico Jeffer Zion, que visitou comunidades indígenas do Alto Xingú, no Mato Grosso e voltou de lá com o esboço pronto. Com curadoria de Alex Collontonio, as obras estão expostas na Galeria Marta Traba do Memorial.

A mostra traz quadros e instalações inspiradas em etnias indígenas, ancestralidade e sociedade moderna, reunindo obras inéditas e outras feitas ao longo de sua carreira. Dentre os materiais utilizados, obras feitas de metal e lonas de caminhão questionam a força de imposição de outras culturas para o enriquecimento.

“Memorial Tupinambá” está dividida em nove módulos, com obras que misturam técnicas de pinturas, materiais e registros.  Da mente criativa do artista saem quadros e instalações inspiradas em etnias indígenas, ancestralidade e sociedade moderna, reunindo obras inéditas e outras feitas ao longo de sua carreira.

A mostra com conteúdo de inspiração sacra-indígena, porém não destinadas ao culto, abrigará 15 obras que convidam à apreciação e à reflexão do conceito da crença baseada em simbologias que permeiam a história da Humanidade e sua relação com a Natureza e o Divino.

Jeffer Zion é artista, Autodidata em desenhos artísticos com ênfase em expressões humanas e pinturas de grandes dimensões, Jeffer atua no mercado das artes desde 1997, já produziu obras em grafite no papel, óleo sobre tela, farinheiras, além de dezenas pinturas em grandes escalas que estão no Brasil e no exterior.

“Foi uma experiência transformadora estar em contato com a cultura indígena dessa forma; fiz um mergulho nas minhas crenças pessoais de passado, presente e futuro”, define Jeffer Zion.

Para finalizar a mostra, quatro grandes obras circulares apresentam o sonho de um futuro sem diferenças, fruto da unificação de tudo que sabemos sobre nossa existência.  Ponto chave da mostra, um dos módulos apresenta, ao som do canto do Uirapuru a união das crenças, trazendo a lembrança de um passado roubado e a esperança de preservação de nossas origens.

Não perca a oportunidade de visitar esse universo da Cultura indígena que fica em cartaz até o dia 27 de Maio.

Memorial Tupinambá
Foto: Reprodução

Serviço: Memorial Tupinambá no Memorial

Local: Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba –

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h

Estacionamento: portão 4

Classificação: Livre

Maiores informações no Site do Memorial.

 

Confira outras notícias e fique sempre por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural.

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *