Arte no Brasil

Arte no Brasil: Reúne coleção da Fundação Nemirovsky na Pinacoteca

Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo uma seleção de obras da arte colonial “Arte no Brasil colonial na coleção da Fundação Nemirovsky“, a exposição apresenta uma reorganização e uma ampliação da mostra sobre o Modernismo, que já esteve em cartaz no museu e ocupa as cinco salas no primeiro andar do edifício da Luz.

 Reunindo uma seleção de mais de 100 peças dos acervos da Pinacoteca, da Fundação José e Paulina Nemirovsky e da Coleção Roger Wright, a mostra faz a conexão entre a exposição do segundo andar “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo” e a exposição “Vanguarda brasileira dos anos 1960. Com isso, a Pina passa a ser o único museu de São Paulo que com 700 obras, distribuídas em 2mil metros quadrados, contam a História da Arte no Brasil do período colonial até os anos 1970.
A mostra que ocupa o primeiro andar, enfoca importantes momentos do período moderno no Brasil: as inovações formais do primeiro Modernismo (de Tarsila e Lasar Segall), a preocupação com questões sociais que marca a obra de Portinari e Di Cavalcanti, o interesse pelos artistas autodidatas ou treinados fora das academias de arte (como Volpi, Pancetti e José Antonio da Silva), a emergência da abstração lírica e geométrica. Nesta reorganização, a exposição abarca também obras do período Concreto e Neoconcreto, finalizando com uma seleção de peças ligadas às correntes mais líricas do abstracionismo.
“Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfeitos de oferecer esse panorama da arte brasileira para os visitantes do museu”, disse a curadora Valéria Piccoli.
José e Paulina Nemirovsky reuniram ao longo de anos uma das mais relevantes coleções de arte moderna brasileira, da qual fazem parte obras icônicas do século XX, como a célebre Antropofagia de Tarsila do Amaral. O comodato com a Pinacoteca foi firmado em 2004 pelos colecionadores, que buscaram se associar a uma instituição pública com o intuito de dar maior visibilidade a esse importante patrimônio artístico. Em homenagem ao casal, o conjunto de salas onde ficará exposta a mostra passa a se chamar “Galeria José e Paulina Nemirovsky” e será usado para esta exposição de longa duração.
Para o público é a possibilidade de encontrar, em um só lugar, o mais amplo e completo panorama da arte brasileira, uma oportunidade valiosa para os visitantes”, disse Tadeu Chiarelli, diretor geral da Pinacoteca.
Ao visitar o Museu não deixe de conferir as obras de Tarsila do Amaral,  Ernesto de Fiori , Volpi. 
O público pode conferir a exposição até 6 de Agosto.
Arte no Brasil
Foto: Reprodução

Serviço – Arte no Brasil na Pinacoteca

Endereço:  Praça da Luz, 2 – 1º andar
Horário:  A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h
Ingresso: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
Outras informações no Site da Pina.
OBS.: 
Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam e aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.
 Confira outras notícias e fique sempre por dentro das novidades na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *