Detalhes do que há no SESC Avenida Paulista

Mirante é o destaque do Sesc Avenida Paulista, mas há muito mais!

Após oito anos de reforma, o resultado chegou, e chegou com autoridade. A festa de inauguração do Sesc Avenida Paulista se estendeu por três dias, começando em 29 de abril e terminando no feriado de 1° de maio. Teve show na rua, inúmeras atividades e, em meio a tudo isso, o prédio lotou. Porém, passado o alvoroço da reestreia, já é possível curtir tudo o que a nova atração da Av. Paulista tem para oferecer.

Ao todo, a unidade tem 17 andares abertos ao público gratuitamente. Neles, três vertentes aparecem: arte, corpo e tecnologia, formando um espaço bem versátil, para curtir, cuidar da saúde e se atualizar! Infelizmente, o prédio não conta com nenhuma piscina. Mas, em compensação, possui uma série de atividades que, de uma forma ou de outra, pode ser aproveitada por todos os públicos.

Os 17 andares

Como vários outros, o Sesc Avenida Paulista tem uma estrutura enorme. Então, para não se perder nos elevadores e escadas do local, vale a pena ter em mãos a informação do que há em cada piso.

1° andar

Ainda no térreo, o que chama atenção é o espaço central. Separado do hall de entrada por uma grossa cortina, dessas de teatro, o local é reservado para apresentações. Durante o primeiro dia de reinauguração do prédio, por exemplo, serviu como palco para cantores e outros artistas. De modo geral, essa parte pode ser considerada uma sala multimídia.

É nesse andar que novas carteirinhas do Sesc podem ser solicitadas. No balcão, também é possível obter panfletos com os dias e horários das aulas e atividades que acontecem no prédio.

2° andar

Subindo o primeiro lance de escadas, a essência do novo Sesc Avenida Paulista começa a ser sentida. Aliás, a primeira dica para curtir o passeio é exatamente essa: utilize a escada rolante à direita da entrada. Lá em cima você encontrará uma grande área de convivência, ao ar livre, que rodeia praticamente todo o prédio.

Dá para ver a Av. Paulista, admirar a construção do Hospital Santa Catarina, logo em frente, e diminuir o ritmo frenético do dia a dia em um dos vários bancos dispostos no local. Para quem gosta de sossego, esse é, realmente, um lugar para ficar!

No centro do segundo andar, há uma loja com produtos do Sesc, além de sofás, cadeiras e mesas para atendimento ao visitante. Ou seja, se você quer alguma informação específica, se tem dúvidas sobre o funcionamento do prédio ou se precisa resolver questões ligadas a carteirinha, atividades, etc, vá direto para lá.

3° andar

Essa parte é todinha das crianças de 0 a 6 anos! Como tal, o salão central é ocupado por vários brinquedos, dos mais simples, como bonecas de pano, aos mais diferentes, envolvendo tecnologia e estruturas criadas exclusivamente para os babys. O conceito mistura educação não formal, diversidade e vivências que contribuem com a formação.

O espaço, porém, também foi pensado para os pais, que podem interagir com seus filhos ou simplesmente observá-los a partir dos diversos puffs disponíveis.

4° andar

No quarto andar, arte e tecnologia se misturam. Um ótimo exemplo do que pode acontecer nesse espaço é a instalação que marcou a reinauguração: Empatias Mapeadas, do artista Guto Requena. Na obra interativa, o visitante é convidado a se sentar em meio a uma estrutura futurista, colocar o dedo em um sensor e ouvir o ritmo do próprio coração, que é amplificado em alto e bom som.

No entanto, o melhor da obra de Requena é se permitir ouvir o coração do outro, acompanhar as batidas, por vezes descompassada, e sentir empatia por pessoas totalmente desconhecidas, que aceitam ter essa experiência.

Nesse mesmo andar, também há um laboratório voltado para a fabricação digital e audiovisual. Entre os equipamentos disponíveis nos espaços voltados para arte e tecnologia, o Sesc Avenida Paulista possui:

  • mesas digitalizadoras;
  • máquinas de costura;
  • impressoras 3D;
  • cortadora a laser;
  • óculos de realidade virtual;
  • câmera 360°;
  • diversos outros equipamentos modernos.

5° e 6° andar

O quinto andar é mais um dedicado à arte e pode receber exposições de diversos tipos. Para a inauguração, o local ganhou as obras do videoartista norte-americano Bill Viola. Na mostra, há 12 criações feitas nos últimos 20 anos.

Por meio de vídeos interessantes, Viola mostra as alterações que o corpo sofre, os ciclos da vida, a interação com terra, fogo, ar e água e até mesmo o efeito do tempo. Tudo isso impressiona e também mostra ao visitante o quanto os recursos de vídeo estão avançados.

No sexto andar, embora a exposição não continue, são oferecidas atividades complementares à mostra. É possível saber mais detalhes sobre as obras, verificar materiais informativos e conversar sobre tudo o que foi visto no piso inferior.

7° e 9° andar

Respectivamente abrigam a área de apoio e a administração.

8° andar

Aqui, no 8° andar do prédio, é a saúde bucal que ganha espaço. Ele é composto por sete consultórios odontológicos, todos muito bem equipados e preparados para atender adultos e crianças que precisam das seguintes especialidades:

  • restauração;
  • tratamento de canal ou gengiva;
  • implante;
  • prótese.

10°, 11° e 12° andar

Nesses três pisos do Sesc Avenida Paulista, é o corpo que entra em evidência. Os visitantes podem praticar esportes, ter contato com manifestações corporais, fazer ginástica multifuncional e até pilates. Equipamentos não faltam e todos estão no mais perfeito estado de uso.

Obs.: até junho, as atividades acontecem em caráter experimental. Isso significa que qualquer visitante, tendo ou não carteirinha, pode participar. No entanto, as vagas são limitadas. Por isso, o recomendado é chegar uma hora antes do início da aula desejada, para retirar senha.

13° andar

Como acontece no térreo, aqui há mais uma sala multimídia, ou seja, preparada para diversos tipos de apresentação artísticas. Já ocorreu, por exemplo, sarau, espetáculo de dança, show musical e muitas outras manifestações.

14° andar

No décimo quarto, mais uma galeria de arte é encontrada. Ela não foi usada durante a reinauguração do Sesc Avenida Paulista, mas deve receber exposições em breve.

15° andar

Nesse ponto, o espaço é reservado para a leitura. Há mesas com tomadas para notebook, jornais e revistas disponíveis para consulta local e uma série de livros que podem ser levados para casa por 14 dias, com direito a renovações. Para garantir o empréstimo, basta fazer um cadastro nesse mesmo andar. Entre as opções estão 5 mil títulos, com:

  • arte;
  • poesia;
  • quadrinhos;
  • literatura brasileira e estrangeira.

Também há equipamentos que facilitam a leitura de deficientes visuais.

O que chama atenção na biblioteca é o conforto. Diversos assentos estão espalhados pelo local e há até uma varanda com cadeiras e puffs. A vista desse andar, já um pouco longe da movimentação da Av. Paulista, acalma e convida tanto para uma boa leitura quanto para reflexões.

16° andar

A tradicional e admirada comedoria dos Sesc fica aqui, no décimo sexto. O espaço não é tão amplo, porém, é organizado, tem bastante mesas e oferece um cardápio variado, com:

  • bebidas quentes e frias;
  • salgados;
  • sanduíches quentes e frios;
  • saladas;
  • frutas;
  • doces;
  • sorvete;
  • bomboniere.

Aliás, falando no menu, ele está repleto de opções saudáveis e atrativas. O preço também agrada a muitos.

17° andar

No último andar, eis mais um espaço destinado à gastronomia. Lá, o café-terraço atrai os admiradores dessa bebidas, mas também aqueles que desejam experimental opções diferentes de comidas. O melhor de tudo é que dá para saborear a refeição e já curtir a paisagem do alto da Av. Paulista.

Também há uma área ao ar livre, circulada por vidros, que proporciona uma vista bem ampla da região. Antes de subir para o mirante, vale a pena  ficar um pouco ali. Há mais espaço e até assentos.

O já famoso mirante

Ele está a 62 metros do solo e, de fato, é o grande destaque do novo Sesc Avenida Paulista. Todo rodeado por vidro, e do alto do 17° andar, o mirante proporciona uma vista que, mesmo competindo com pontos tradicionais, como com o Edifício Martinelli, já pode ser considerada uma das melhores de São Paulo.

De lá, todas as atenções se voltam para a Av. Paulista, a mais famosa de Sampa. Mas a quantidade de prédios na região também atrai olhares, que muitas vezes vão em busca de pontos conhecidos.

Ademais, os aplausos fortes vão para o céu! Do mirante, é possível presenciar um pôr do sol daqueles de cinema. À noite, quando as luzes da cidade se acendem, o brilho fica por conta da lua cheia, que forma um verdadeiro cartão postal ao lado de um dos murais do artista Kobra.

O cenário, como um todo, é bem romântico. O difícil é encontrar um espacinho na borda, pois a maioria das pessoas que visitam o local quer registrar o momento e obter a foto perfeita!

Curiosidades sobre o Sesc Avenida Paulista

1. O Sesc está na Av. Paulista desde 1955. Nessa época, porém, ficava no número 967, em um casarão no qual ficou por 14 anos. Em 1975, o edifício atual foi adquirido. Depois de funcionar em caráter provisório por alguns anos, a reforma começou e agora está, novamente, aberto ao público.

2. No décimo sétimo andar há uma horta com plantação de hortelã, alface, couve, salsa e muitas outras hortaliças.

3. Sustentabilidade junto com tecnologia! O prédio tem captação da água da chuva, que é tratada e utilizada nos vasos sanitários e na irrigação das áreas verdes. Além disso, o sistema que rega as plantas é controlado por um sensor meteorológico. Assim, o consumo da água potável do edifício é reduzido em mais de 70%.

4. A unidade oferece 43 vagas de bicicleta para visitantes. Para usá-las, basta levar o próprio cadeado.

5. Também há uma preocupação quanto ao uso responsável de energia. Para isso, o prédio possui lâmpadas de longa duração, sensores de presença e placas solares, na cobertura, que geram energia para os chuveiros. Aliás, a energia gasta nas escadas rolantes também é captada e reutilizada.

6. O Sesc Avenida Paulista tem um aplicativo próprio. Com ele, dá para consultar a programação da unidade e acessar conteúdos constantemente atualizados. O app é gratuito e está disponível na App Store e no Google Play.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quer conferir?

A nova unidade do Sesc está na Av. Paulista, n° 119, ao lado do Itaú Cultural. A estação de metrô mais próxima é a Brigadeiro. Quanto aos horários, o prédio fica aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 22h, e de domingo e feriado, das 10h às 19h.

A entrada e as atividades oferecidas, inclusive o acesso ao mirante, é totalmente gratuita. Aproveite!

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *