star wars day

Star Wars Day: Conheça os clássicos que inspiraram a saga espacial de George Lucas

O dia quarto de maio tem um lugar especial no calendário nerd: nessa data é comemorado o Star Wars Day (Dia de Star Wars). Surgido de uma brincadeira, a data partiu de um trocadilho com a popular frase dos cavaleiros Jedi “Que a Força esteja com você”, cujo original em inglês “May the Force be with you” soa como “May the fourth me with you”, ou “que o 4 de maio esteja com você” em bom português. Assim, os fãs da maior franquia cinematográfica da história escolheram a data para celebrar sua paixão ao redor do mundo.

Concebido na década de 1970 por George Lucas, o primeiro filme da saga (inicialmente intitulado apenas “Star Wars”, posteriormente renomeado com o subtítulo “Episódio IV – Uma Nova Esperança”) chegou aos cinemas em 1977 – o resto é história. Como qualquer outro gênio antes dele, Lucas foi inspirado por seus predecessores ao montar a mistura de gêneros que viria a se tornar o fenômeno cultural que conhecemos hoje. Nós aqui no E.T.C. resolvemos contar um pouco dessa história e montamos essa lista com os principais filmes que influenciaram o diretor ao imaginar a saga dos Skywalker.

flash Gordon

Flash Gordon (1936)

Apaixonado pelos cinesseriados do aventureiro espacial Flash Gordon, Lucas tentou comprar os direitos para uma nova adaptação do herói nos cinemas. Felizmente o acordo não foi pra frente e o diretor foi forçado a desenvolver sua própria história. A trama de Flash Gordon acompanhava dois heróis disfarçados invadindo a fortaleza de um Imperador espacial, clara inspiração para o início de Star Wars onde Luke e Han Solo tentam resgatar a Princesa Leia na Estrela da Morte. O famoso letreiro de abertura de Star Wars também foi inspirado pelos créditos de abertura de Flash Gordon, e Lucas precisou desenvolver uma nova técnica para conseguir deixar a sequência como queria. Além disso, o querido Chewbacca pode ter sido inspirado pelo personagem Príncipe Thun, amigo animalesco e peludo com características leoninas e eventual companheiro de aventuras de Gordon no Planeta Mongo.

Metropolis

Metrópolis (1927)

O clássico atemporal de Fritz Lang sobre uma sociedade distópica futurista e a luta de classes que nela acontece é talvez uma das mais óbvias inspirações de Lucas. Qualquer um que tenha visto o longa deve reconhecer imediatamente a semelhança entre Maria, o dourado robô messiânico de Metrópolis, e o androide C-3PO, além da leve semelhança temática. Outra simetria compartilhada pelos filmes é o criador com o braço mecânico (Luke, pai de C-3PO, perde parte do braço em “O Império Contra-Ataca”)

Triunfo da Vontade

Triunfo da Vontade (1935)

Famosa peça de propaganda nazista, é inegável a influência de Triunfo da Vontade sobre o cinema moderno. Lucas não foge dessa máxima e são claros os paralelos entre o regime nazista e o fascismo do Império. Os Stormtroopers foram inspirados pelo exército hitlerista mostrado aqui, além da cena onde os heróis recebem medalhas ao final de Uma Nova Esperança numa cerimônia quase idêntica ao comício nazista. A trilogia mais recente, embora sem a mão de Lucas, também traz cenas reminiscentes do longa de 1935.

Labaredas do Inferno

Labaredas do Inferno (1954)

Gilbert Taylor, diretor de fotografia no primeiro Star Wars, trabalhou na equipe de efeitos especiais deste filme sobre um  pelotão da Força Aérea Real Britânica que precisa bombardear represas alemãs durante a Segunda Guerra, num esforço coordenado para causar impacto em tempo e local exatos (assim como a tentativa dos Rebeldes de destruir a Estrela da Morte). Taylor garantiu que a sequência em Uma Nova Esperança tivesse não apenas um visual parecido com o de Labaredas do Inferno, mas também diálogos similares (algumas linhas são falas idênticas às do filme britânico).

Era Uma Vez no Oeste e Rastros de Ódio

Era Uma Vez no Oeste (1968) e Rastros de Ódio (1956)

Star Wars é um belo casamento entre space opera e faroeste, e nada mais justo que ter pego emprestado de dois dos maiores clássicos do cinema “bangue bangue”. Era Uma Vez no Oeste, de Sergio Leone, inspirou duas cenas clássicas da franquia Star Wars: a dramática apresentação de Darth Vader (considerada uma ode ao sanguinário vilão Frank), e a polêmica cena da cantina em Mos Eisley, onde Han Solo atira no caçador de recompensas Greedo (o filme de Leone conta com diversas sequências parecidas). O próprio Lucas é fã confesso de Era Uma Vez no Oeste e escutava a trilha sonora do longa enquanto editava O Império Contra-Ataca. Outra inspiração vem de Rastros de Ódio, longa de John Ford que conta uma história de vingança semelhante à jornada de Anakin para recuperar sua mãe sequestrada no Episódio II – Ataque dos Clones (2002). Em termos de visual e atmosfera, a saga dos Skywalker em Tatooine deve muito a estes filmes.

Os Sete Samurais (1954), A Fortaleza Escondida (1958)

Akira Kurosawa (Os Sete Samurais (1954), A Fortaleza Escondida (1958))

 A mais conhecida referência à Star Wars, a filmografia do cineasta japonês Akira Kurosawa tem um grande impacto sobre a franquia de George Lucas. Considerado um dos diretores mais influentes da história Kurosawa deixou sua marca em também Star Wars. Foi dele que Lucas emprestou as transições wipe (em que a mudança de cena ocorre quando o quadro “viaja” para uma das beiradas da tela, lateral ou horizontalmente, ou na forma de uma figura). Lucas admitiu que A Fortaleza Escondida foi sua inspiração ao contar a história de Star Wars a partir do ponto de vista de dois personagens coadjuvantes (Tahei e Matashichi no filme japonês, e os androides C-3PO e R2D2 em Uma Nova Esperança). O longa mostra também esses dois personagens guiando uma princesa e seu protetor numa missão por trás das linhas inimigas, outra semelhança com o roteiro de Lucas. Já Os Sete Samurais traz uma maior influência para a história do herói Luke Skywalker: ambas as narrativas mostram um garoto de passado simples tentando se tornar um guerreiro de uma ordem honrada (os cavaleiros Jedi guardam fortes semelhanças aos antigos samurai japoneses).

Post Author: Kissila Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *