Emanoel Araújo

Emanoel Araújo, a ancestralidade dos símbolos: África-Brasil no MASP

Está em cartaz no MASP – SP  uma exposição dedicada à obra de Emanoel Araújo, a ancestralidade dos símbolos: África-Brasil, que também faz parte do novo ciclo de 2018 do Museu, que será dedicado as histórias dos fluxos e dos refluxos entre a África e as Américas através do Atlântico. Com exposições, seminários, programas de mediação e publicações em torno das trocas culturais entre a África, a Europa e as Américas.  A mostra tem curadoria de Tomás Toledo, curador do MASP.

Gravuras diagonais, obras tridimensionais e cores vibrantes marcam a exposição que conta com 70 obras de Emanoel Araújo, sendo que 40 são esculturas, xilogravuras e 30 são cartazes . O abstracionismo geométrico e o construtivismo brasileiro —marca registrada de Araújo— não são os protagonistas desta mostra, mas a influência da cultura africana. Esses trabalhos revelam os interesses do artista, pautados por tradições modernistas brasileiras e europeias, como a abstração geométrica, e pela cultura popular baiana. A produção de Araujo reflete sua raiz africana, com sua ascendência nagô e iorubá, da África Ocidental.

No núcleo dedicado à geometria, são exibidas xilogravuras e esculturas em madeira, feitas sobretudo nos anos 1970, quando o artista desenvolveu composições abstratas construtivas. Nesses trabalhos estão presentes cores e estruturas gráficas que dialogam com a arte africana, tanto com as padronagens dos tecidos tradicionais (como os kente, de Gana) quanto com as cores do pan‑africanismo (o preto, o vermelho e o verde). No núcleo de navios, Araújo articula a violência do tráfico de africanos retirados à força de seu continente para serem escravizados nas colônias europeias nas Américas e no Caribe.

 

Emanoel Araújo, artista plástico baiano, nasceu numa tradicional família de ourives, aprendeu marcenaria, linotipia e estudou composição gráfica na Imprensa Oficial de Santo Amaro da Purificação. Em 1959 realizou sua primeira exposição individual ainda em sua terra natal. Expôs em várias galerias e mostras nacionais e internacionais, somando cerca de 50 exposições individuais.

O Brasil é um país profundamente marcado pela escravidão, mas também pela extraordinária presença da cultura africana. É nesse contexto mais amplo que devemos compreender a obra de Emanoel Araújo, que se torna fundamental neste ano dedicado às histórias afro ‑atlânticas no MASP . Além da pesquisa estética, os trabalhos do artista convidam à reflexão sobre a sociedade brasileira — ainda violenta, racista, desigual e injusta.
                                                                                                                                                                                                                  As obras de Emanoel ocupam o subsolo do MASP, mesmo local de uma exposição uma individual dele, realizada em 1981. A mostra fica em cartaz até  3 de Junho.
Emanoel Araújo
Foto: Reprodução

 

 

Serviço: Emanoel Araújo no MASP – SP

 

Local: MASP – SP

Endereço: Avenida Paulista, 1578

Horários: De terça a domingo, das 10h as 18h

Ingressos: R$ 35 (inteira) –  R$ 17 (meia)

Maiores informações através do Site.

OBS.: Crianças até 10 anos não pagam e a entrada é LIVRE as terças feiras.Confira outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *