Renata Pelegrini

Mostra Renata Pelegrini na Janaina Torres Galeria

Em cartaz na Janaina Torres Galeria, a mostra Renata Pelegrini , com a produção recente da pintora na exposição que leva seu nome. Com curadoria de Marcelo Salles, a mostra reúne 15 obras da artista – pinturas e desenhos sobre tela, papel e linho. Os trabalhos trazem uma releitura não fidedigna de paisagens e vistas interiores, recriadas a sua maneira, ocupando o hiato que existe entre a representação e a abstração.

As pinturas e desenhos de expressividade visceral da artista apresentam a seu espectador paisagens singulares, paradoxalmente únicas e múltiplas em um mesmo tempo, marcados por movimentos rápidos e precisos, seus trabalhos destoam da percepção comum que se tem do espaço.

Nascida no ano 1967, em São Paulo, onde vive e trabalha. Graduada em Artes Plásticas, Letras e Educação. Morou nos Estados Unidos, Itália e na Suíça, onde expandiu sua experiência com caligrafia. Em 2016, realizou sua primeira individual na Casa Contemporânea, em São Paulo.

“Nas telas e desenhos de Renata Pelegrini, os espaços que os originaram pouco importam. É a dimensão do que não é visível, captada pela artista, que os transforma em nenhum espaço e, por isso mesmo, levam o espectador a todo e qualquer lugar. É preciso que eles [os espaços] se reconstruam novamente em quem os vê”, afirma Salles.

O preto é onipresente em sua obra. Não raro, surge como linha que estrutura os ambientes e ainda como cor. Da sombra, irrompe a luz. Tal como um imã, o negro atrai a atenção do espectador, que é levado a percorrer com os olhos a superfície da tela, muitas vezes impregnada por massas abstratas de cores tão marcantes quanto.

Renata aproximou-se da pintura por meio da caligrafia. O interesse pela técnica a levou a frequentar cursos pelo mundo e, por conseguinte, possibilitou a expansão de suas práticas. Tal histórico se faz presente em seus trabalhos atuais, onde a execução pictórica é subordinada ao ordenamento formal típico da arte de escrever à mão. Sua particular abordagem, entretanto, atribui um frescor contemporâneo às obras.

Várias de suas obras, inclusive, são rasgadas por finos traços, muitas vezes quase imperceptíveis. A discreta presença dessas linhas, entretanto, é proporcionalmente contrária ao protagonismo que adquirem na cena. São elas o norte da composição: sorrateiramente, conduzem a fruição do trabalho pelo espectador, propondo-lhe novas direções e desestabilizando o reconhecimento instantâneo do que seria uma imagem do real.

O público pode conferir a exposição até 25 de Maio.

Renata Pelegrini
Foto: Reprodução

 

Serviço –  Mostra individual de Renata Pelegrini

Local: Janaina Torres Galeria

Endereço: Rua Joaquim Antunes 177, sala 11

Período expositivo: Até 25 de maio

Horário de Funcionamento: seg a sex – das 10h às 19h e sábados – das 11h às 15h

Entrada gratuita

Maiores informações no Site.

Confira essas e outras notícias na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *