Jandyra Waters

Jandyra Waters na Galeria Sancovsky

Em cartaz na Galeria Sancovsky, a pintora Jandyra Waters  que aos 97 anos ganha sua primeira exposição individual na galeria.  Com curadoria de Marcos Moraes, a mostra é apresentada no momento em que a pintora paulistana comemora sete décadas de trajetória artística e destaca as investigações cromáticas e pictóricas que a artista realiza até hoje, assim como acompanha seu interesse pelo experimentalismo e a geometria.
Natural de Sertãozinho, SP, Waters iniciou sua produção artística ainda nos anos 1950, período em que realizou trabalhos figurativos de grande intensidade pictórica e com temas tradicionais à pintura, como a natureza morta. Ao voltar de um período na Inglaterra, para onde havia se mudado com o marido para auxiliar no corpo de voluntários da ajuda humanitária no final da segunda guerra mundial, Jandyra toma contato com o ciclo da pintura abstrata e geométrica, muito em voga na São Paulo dos anos 1960. Sua carreira, então, toma novas direções.
Jandyra Waters é um dos nomes fortes do construtivismo paulistano nos anos 60 e 70, apesar de não ter se limitado a essa escola. Ao flertar com a arte abstrata, subverteu a corrente da época inserindo entre os borrões figuras mais identificáveis e inovou ao levar sua geometria para fora da tela, em móbiles, caixas e relevos em madeira.
As potencialidades da cor, a organização da geometria no campo da pintura e o embate da racionalidade com a organicidade passam a ser as preocupações de sua obra, que além de novas formas, ganham novos interlocutores, como o crítico Theon Spanudis, um dos principais articuladores de seu trabalho. Para o curador da exposição, a trajetória de Waters é marcada pela pluralidade e é esse um dos principais aspectos que o público poderá conferir na exposição, “Os caminhos foram muitos, mesmo podendo parecer o mesmo, os processos diversos, revistos e retomados, permanentemente explorados como é possível identificar nessa vitalidade que cativa o olhar, afirmando sua potencialidade em cada um dos elementos constitutivos da visualidade que Jandyra Waters propõe que experimentemos com ela.”, afirma no texto que acompanha a mostra.
A exposição abarca as pinturas realizadas por Waters nas últimas cinco décadas e ocupa todo o primeiro andar da galeria em Pinheiros. A entrada é gratuita e o público pode conferir a mostra até o dia 5 de Maio.
Jandyra Waters
Foto: Reprodução

Serviço: Jandyra Waters – Galeria Sancovsky

Endereço: Praça Benedito Calixto, 79 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 05406-040
Duração:  Até 5 de Maio de 2018
Visitação:  Segunda à sexta, 10h às 19h. Sábados, das 10h às 17h
Exposição Gratuita
Maiores informações através do Site da Galeria.
Confira outras notícias e fique por dentro das novidades na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *