Obra da expo Esculturas para Ouvir

Exposição Esculturas para Ouvir, no MuBE, é pura interação

Dividida entre área externa e o subsolo, Esculturas para Ouvir é mais uma daquelas exposições nas quais a interação com a obra é possível. A mostra, que está no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, conta com a arte de 16 profissionais, diverte públicos de todas as idades e tem entrada franca.

Na parte externa, a exposição reúne algumas peças que não sofrem interferências ao ar livre. Como as esculturas emitem sons, aqueles que passam por perto conseguem ouvir um pouco do que está exposto nas dependências do museu. Quem entra para conferir os barulhos de perto, encontra, por exemplo, “Berimbau”, uma obra de León Ferrari, feita em aço inox e madeira.

“Berimbau”, de León Ferrari

Outra escultura que chama atenção é “Paisagismo Sonoro”, de Pedro Palhares. Feita com tubos de PVC e abraçadeiras, essa é uma das obras que faz os visitantes se questionarem sobre os limites das artes visuais e da arte moderna, de modo geral. Por isso, quem admirar estilos mais convencionais, talvez não se divirta tanto na exposição.

Destaques de Esculturas para Ouvir

Embora a interação comece já na área externa do MuBE, é no interior do museu que as sensações únicas se intensificam. Lá dentro, algumas obras não só podem ser tocadas, como exigem que isso aconteça para que toda a sua essência seja vista, ouvida e sentida.

Há esculturas que, por serem muito sensíveis, exigem o auxílio de algum educador. Mas eles estão sempre por perto para ajudar ou explicar mais detalhes. É assim, ou simplesmente tocando as peças, que os visitantes descobrem sons, grunhidos, tremores e até rádios, em peças que, aparentemente, não falariam.

“Rede Social”, de Opavivará!

No subsolo, sem dúvida, é “Rede Social”, de Opavivará!, que se destaca. Ela é formada por diversas redes que, emendadas umas nas outras, formam apenas uma. Segundo a descrição apresentada no museu, essa escultura ainda tem chocalhos de tampas de garrafas pet, cordas e pessoas. Sim! Todos podem se aventurar pela rede. As únicas exigências são: tirar os sapatos e respeitar a capacidade de três visitantes por vez.

Há ainda outras peças interessantes, que podem ser exploradas tanto visualmente, quanto fisicamente, pelo corpo todo.

Serviços

Duração da exposição: até 15 de abril de 2018
Local: MuBE – Rua Alemanha 221, Jardim Europa | São Paulo – SP
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Valor: entrada gratuita

Este slideshow necessita de JavaScript.

A mostra é só mais um convite para conhecer o belo jardim e o subsolo do MuBE. Visite o local e lembre-se que aqui no E.T.C. você encontra diversas indicações de exposições em São Paulo!

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *