Museu de Arte Sacra de São Paulo

Exposições simultâneas no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Em cartaz no  Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, as exposições “Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência“, a  “A Última Ceia” e  Deposizioni – Arqueologia do Desenho

A mostra  do Santo Sudário traz cerca de 40 obras do acervo do MAS/SP  entre elas: esculturas, pinturas, objetos arqueológicos, além de plotagens de obras existentes em outros museus e igrejas, a mostra busca levar os visitantes a construir sua própria história do Sudário de Turim, a partir da união entre arte, ciência e fé.

O Santo Sudário é considerado uma comprovação sagrada da passagem de Cristo para a eternidade“, comenta José Carlos Marçal de Barros, diretor executivo do MAS/SP. Para esta nova mostra, o curador Jack Brandão, professor, mestre e doutor em Literatura, presenteia o público com uma verdadeira aula sobre o tema, baseado em considerações artísticas, místicas e científicas acerca do tecido que teria envolvido o corpo de Jesus após ser crucificado.

Inserida em um vasto campo artístico, a mostra apresenta estilos e técnicas de épocas variadas, trazendo esculturas e pinturas do acervo do MAS/SP, bem como objetos arqueológicos e reproduções de obras sacras datadas a partir do século XIV.

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Foto: Reprodução

A exposição a “Última Ceia” , do artista plástico brasileiro Luiz Bhittencourt, apresenta telas inéditas produzidas pelo artista. Em exibição peças que foram emprestadas por colecionadores ao Museu.

Tomando como ponto de partida a última ceia de Jesus com seus apóstolos antes de ser preso e crucificado, a mostra apresenta inúmeras facetas de personagens diversos e, por meio dos traços característicos do artista, traduz todo simbolismo metafísico envolvido nesta cena bíblica.

Para a mostra serão apresentadas 25 obras produzidas em técnicas que variam entre óleo sobre tela, acrílica sobre lona e carvão, acrílica e óleo sobre MDF, além de uma peça interativa, onde o público poderá criar e pintar. Durante o período da exposição, Bhittencourt estará realizando uma performance onde pintará um quadro.

De caráter essencialmente expressionista, o trabalho de Luiz Bhittencourt se apropria de formas cubistas e geométricas, dando origem a elementos figurativos e composições em traços fortes.

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Foto: Reprodução

O Museu ainda conta com a exposição Deposizioni – Arqueologia do Desenho, de Pontormo a Caravaggiodo artista multidisciplinar italiano radicado no Brasil Cesare Pergola, sob curadoria de Luciano Migliaccio. A exposição individual exibe 8 obras – em técnicas de modelação digital tridimensional, desenho a tinta sobre papel e vídeo instalação espacial -, e propõe uma reflexão sobre os clássicos italianos do Renascimento e do Barroco, através de uma grafia contemporânea: a linguagem wireframe da computação digital.

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Foto: Reprodução

O público pode visitar e se emocionar com estas três exposições até o dia 6 de Maio.

Serviço: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Onde? Museu de Arte Sacra de São Paulo

Período: Até 6 de maio de 2018

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Contato: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas

Horário: de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00 (bilheteria das 9h00 às 16h30)

Ingresso: R$ 6,00 (estudantes e idosos pagam meia); grátis aos sábados

 

Maiores informações no Site. 

Confira outras notícias e fique por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural.

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *