Carol Duarte, GPTW Mulher

“Chegou a hora de ocuparmos mais espaços” diz Carol Duarte

Atriz fala sobre preconceitos e empoderamento feminino ao compor o personagem Ivan

“Putz, acho que eu devia ter trazido um Powerpoint, hehehe”

Foi com essas palavras que Carol Duarte, conhecida por ter dado voz ao personagem trans Ivan, na novela “A Força do Querer”, quebrou o gelo na palestra que proferiu para mais de 500 executivos reunidos no auditório do Hotel Renaissance, em São Paulo.

Em síntese, a proposta do evento era falar sobre o protagonismo feminino no mundo do entretenimento em comemoração ao lançamento da segunda edição do ranking das melhores empresas para a Mulher trabalhar, desenvolvido pelo Great Place to Work Brasil.

“Compor o Ivan foi uma experiência interessante, e tive todo tipo de resposta das pessoas que me vinham falar comigo sobre a novela. Cheguei a escutar ‘acho que sei qual o problema da Ivana! (personagem de Carol Duarte antes da transição de gênero) acho que ela verdade é lésbica’…isso mostra como muita gente ainda sabe pouco sobre a questão de gênero, a ponto de confundir a orientação sexual com identidade de gênero, que são duas coisas totalmente diferentes” explicou a atriz.

Mulheres no Cinema 

Carol Duarte aproveitou o fórum para trazer algumas informações assustadoras sobre a representatividade no cinema brasileiro hoje:

“Eu trouxe uma estatística horrível, que precisa ser compartilhada. De 2016 para 2017, 75% da produção cinematográfica do Brasil foi dirigida por homens brancos, e 19% por mulheres brancas. As mulheres negras, por outro lado, corresponderam a zero por cento desse mercado, ou seja, não existem mulheres negras produzindo, dirigindo ou roteirizando qualquer filme no Brasil.

Isso é estranho, ainda mais  se levarmos em conta que as mulheres negras são maioria no país.

Em suma, precisamos lidar com esse tipo de questão e encontrar nosso lugar de fala, e falo isso por mim também – sou uma mulher branca, que interpretou a filha da Maria Fernanda Cândido com o Dan Stulbach que também é irmã do Fiuk” (risos).

Dessa forma, precisamos reconhecer isso também, nós mulheres brancas ainda somos mais privilegiadas que as mulheres negras, e olhar para esse privilégio nos ajuda a enfrentar o problema. Às vezes vai doer, às vezes vai ser chato, mas é inevitável.” completou.

Por fim, Carol Duarte encerrou sua participação no evento com uma frase de Jamile Ribeiro “Nesse processo histórico que vivemos, quem foi autorizado a falar? Chegou definitivamente a hora de ocuparmos mesmo os espaços. Sem medo.”

O evento de celebração do Great Place to Work contou ainda com as participações de Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, e Maurren Maggi, medalhista olímpica e maior  nome da história do atletismo feminino do Brasil.

Carol Duarte em evento do GPTW
Créditos: Renata Schmidt

 

Post Author: Rê Schmidt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *