Uma explosão de musicalidade, amor e inspiração: Colômbia

Por Jaqueline Oliveira

Além da alta musicalidade, amor e inspiração, as músicas da Colômbia são carregadas de alegria, empoderamento e traços de uma cultura que exalta suas raízes através dos sons. Talvez a pessoa que aqui vos escreve tenha ficado extremamente impactada com quão incrível foi a experiência de poder experimentar essa arte única, regional e com forte vínculo de uma tradição cultural de um povo, que transcende paz e nos leva a outro estado de espírito.

Com batuques, mixagens eletrônicas, corais e backing vocals, além de muitos instrumentos de cordas e tambores, a música colombiana é um conjunto de emoções que nascem só de ouvir os ritmos e as melodias. Por isso, selecionamos os principais músicos da Colômbia para você também conhecer este universo que fica aqui do lado. Mas antes, vamos conhecer um pouco deste país.

Colômbia

Conhecida oficialmente por República da Colômbia, é um país da América do Sul que possui Bogotá como sua capital. É um dos países desta região que tem o maior número de habitantes. Por lá, a língua falada é o espanhol (o que facilita, pelo menos um pouco, o entendimento do que é cantado) e o país é recheado de lugares e pontos turísticos surpreendentes.

Com atrações que incluem destinos históricos, praias caribenhas, muralhas e cidades coloniais, a Colômbia possui uma rica cultura. E quando se fala de música, já nos lembramos da maravilhosa Shakira, afinal a colombiana levou o país aos holofotes da música internacional. Mas não é só isso. Na Colômbia há diversas expressões musicais que se complementam com as características tradicionais.

A Cúmbia é a música típica do país, mas países como a Argentina também apresentam o estilo. Ele é diretamente influenciado pelos africanos, o que faz sentido, visto que eles foram trazidos como escravos para a região. Houve também uma mistura com a cultura espanhola. A palavra “cúmbia” significa “festa” e é formada basicamente por um conjunto de tambores.

Os gêneros tradicionais da música colombiana são divididos pelas regiões em que foram criados. Podemos dividi-los basicamente em: música do interior (dos andes) e música do Atlântico e do Pacífico (estilo caribenho). Entre os gêneros andinos, encontramos alguns principais como Bambuco, Pasillo, Torbellino, Guabina e Bunde. E entre os caribenhos encontramos a Cumbia, Mapalé, Bullerengue, Porro, Vallenato e Calipso. A Colômbia é conhecida por ser o país dos mil ritmos, por que tem mais de 1.025 ritmos folclóricos.

Principais artistas da música colombiana

Podemos vivenciar as canções dos músicos que estão há mais tempo no mercado, como a ícone Totó La Momposina, além de novos artistas que traduzem este “novo” em músicas tradicionais colombianas, sem deixar suas raízes, como é o caso do grupo Bomba Estéreo. Confira!

Bomba Estéreo

Bomba Estéreo é aquele grupo divertidíssimo, com músicas criativas e cativantes. Nascido em Bogotá, é conhecido por misturar música eletrônica, rock, reggae e rap, com elementos da música folclórica do caribe colombiano, como cumbia e champeta. Um tanto alternativa, mostra um outro lado da Colômbia, aquele mais moderno. A vocalista possui uma voz incomparável e cheia de atitude.

Já lançaram vários discos e já conseguiram se inserir, muito bem, nos meios de comunicação. Fizeram muitos shows internacionais, e chegaram a ganhar o prêmio de “Melhor Novo Artista” pelos editores do iTunes Latino América.

Totó La Momposina

Sonia Bazanta Vides, mais conhecida como Totó la Momposina, é a grande intérprete de estilos da música colombiana, como a Cúmbia e o Chandé. Nascida em Talaigua Nuevo em 01 de agosto de 1940, é uma grande cantora de música folclórica da Costa do Caribe colombiano. Sua música combina elementos africanos e indígenas, misturando ritmos como cumbia, porro e chalupa.

Gravou sua primeira produção na França, em 1983, e depois continuou seus estudos em Paris e Havana (Cuba). Em 2002 recebeu o Grammy Latino na categoria de melhor álbum tropical tradicional por Gaitas e Tambores.

Carlos Vives

Carlos Alberto Vives Restrepo é o ícone da música colombiana. Todos adoram esse cara, e as músicas dele são conhecidas no mundo todo. Nascido em 07 de agosto de 1961, em Santa Marta, é um cantor, ator e compositor colombiano conhecido por misturar o vallenato e a cumbia com o pop e rock. É o artista com o recorde de maior número de nomeações no Grammy Latino, com mais de 9 prêmios.

Nesta música, ele pegou artistas de toda a Colômbia, e colocou todos eles nas paisagens mais bonitas do país para fazer o clipe.

Ele também já gravou com Shakira e, inclusive, com Michel Teló. Veja:

Shakira

A Shakira é a referência quando se trata de música colombiana. Também, não é para menos. Cantora, compositora, dançarina, instrumentista, coreógrafa, produtora, empresária, atriz, modelo, filântropa e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF colombiana, é a maior propagadora da cultura colombiana pelo mundo.

Nasceu em Barranquilla, mas hoje faz trabalhos em diferentes países. Relembre o clássico da cantora: Hips Don’t Lie!

Herencia de Timbiqui

É um grupo de 11 músicos colombianos da região de Timbiquí. A banda é reconhecida internacionalmente, mas com a maioria de seus prêmios nacionais. O grupo se formou no ano de 2000, com o objetivo de retomar a visibilidade da música do pacífico, misturando elementos urbanos contemporâneos.

No início, o grupo tocou instrumentos autóctone (que se origina da região onde é encontrado, onde se manifesta), como Marimba, Bombo aldrava, Bombo Arullador, Cununo Macho e Cununo Feminino, para a interpretação de gêneros tradicionais da Colômbia. Então, para ser mais original, eles escolheram orquestrar o conjunto básico típico, acrescentando instrumentos musicais como baixo, teclados, trompete, saxofone, guitarra e bateria. O resultado é uma incrível mistura de sons.

Chocquib Town

É uma banda colombiana que mistura hip hop com músicas folclóricas colombianas do litoral pacífico do país. Suas músicas são super animadas, às vezes se parecem com um funk, um hip hop, ou um reggae jamaicano (ou até mesmo com o pagode brasileiro), sempre misturados com música eletrônica.

São muito conhecidos internacionalmente, e colecionam muitos prêmios, inclusive grammys.

Maluma

Hoje, o cantor está em todas as paradas. Juan Luis Londoño Arias, mais conhecido pelo nome artístico Maluma, nasceu em Medellín, no dia 28 de janeiro de 1994. É um cantor e compositor contratado da Sony Music Colômbia e Sony Latin.

Maluma começou sua carreira musical em 2010, gravando singles. Em 2013, “La Temperatura”, com a cantora porto-riquenha Eli Palacios, foi lançado como o primeiro single da mixtape, e atingiu o número sete nas paradas do National-Report. Também se tornou seu primeiro single para entrar nas paradas dos EUA para o público latino pela Billboard. Além disso, alcançou o número 8 no gráfico de músicas do Latin Pop Airplay, número 24 no Billboard Hot Latin Songs e número 4 no Latin Rhythm Airplay. Maluma também foi indicado ao grammy latino 2013, na categoria artista revelação.

Calle 13

Latinoamérica – Não poderia fechar a lista sem essa música.

Calle 13 é um grupo de música urbana, rap alternativo e pop latino que teve o primeiro álbum lançado em 2005. As letras da banda são geralmente satíricas e politizadas, abordando assuntos socioculturais da América Latina. O grupo já venceu 19 prêmios Grammy Latino e dois prêmios Grammy.  Latinoamérica é uma letra emocionante que fala sobre a história da América Latina, através de um lindo poema. A música ainda tem participação de Totó la Momposina e duas outras cantoras, Maria Rita e Susana Baca.

Eu sou o que segura minha bandeira / A espinha do planeta é minha cordilheira / Eu sou o que meu pai me ensinou / Quem não quer o seu país não quer a mãe dele / Eu sou américa latina / Um povo sem pernas, mas andando

Para saber mais sobre música, acesse aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *