Itaú Cultural

Véio a Imaginação da Madeira, no Itaú Cultural

O Itaú Cultural apresenta uma exposição que reúne o fabuloso mundo criado pelo escultor sergipano Véio, nascido em 1947 no interior do Sergipe – onde vive até hoje, possui uma vasta obra que traz para o público, pela primeira vez fora do sertão sergipano, peças da coleção que o artista mantém em sua casa e que dialogam com o cotidiano do povo sertanejo.

A mostra Véio – a Imaginação da Madeira  ocupa os três andares do espaço expositivo do Itaú Cultural  e  apresenta cerca de 270 peças, entre criações abstratas, inesperadas, bestiário – cachorros, cobras, pássaros, gente.  Algumas sugerem monstros imaginários, outras aludem a criaturas cujas formas evocam seres familiares e outras, ainda, remetem a figuras endiabradas ou personagens do sertão nordestino em seus afazeres do dia-a-dia. Algumas medem milímetros e outras chegam a 2 metros de altura.

Autodidata, todas as suas esculturas são feitas com madeira morta, restos de árvore que ele recolhe nos arredores do sítio onde vive, nos arredores do município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Juntas, essas obras compõem um panorama nem sempre verista do cotidiano dessa região brasileira e do universo particular de Véio ou Cícero Alves dos Santos – trabalha com madeira e cria peças de dimensões variadas, indo de um palito de fósforo até troncos grandiosos.

Com mostras realizadas no Brasil e no exterior, este artista de nome Cícero Alves dos Santos, ganhou ainda criança, o apelido como ficou conhecido e assina a sua obra, porque gostava de andar com pessoas mais velhas para escutar suas histórias.

Os trabalhos têm a marca da existência sertaneja e grande parte da produção é abstrata ou pode trazer seres e objetos fantásticos. A exposição tem curadoria de Agnaldo Farias e Carlos Augusto Calil, acolhe o acervo muito particular e ao mesmo tempo sertanejo e transcendental, que o artista acumulou em seus 70 anos, vazada em sua obra notável, que o consagrou como um dos mais importantes brasileiros da arte contemporânea.

Véio é um dos dez escolhidos pelo Prêmio Itaú Cultural 30 Anos, promovido em 2017 para destacar artistas cuja contribuição impactou o cenário cultural brasileiro nas últimas três décadas. O público pode visitar a mostra até o dia 13 de Maio.

Itaú Cultural
Foto: Reprodução

Serviço – Véio no Itaú Cultural

Onde? Itaú Cultural –  Pisos 1, -1 e -2

Endereço: Avenida Paulista, 149

Visitação: Até 13 de Maio de 2018.

Horário:  terça a sexta, das 9h às 20h (permanência até as 20h30) e sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Maiores informações no Site.

Confira muitas outras notícias no site do E.T.C e fique por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *