Conheça a Hillsong United, uma das mais influentes bandas mundiais

Por Jaqueline Oliveira

Com certeza você já deve ter ouvido alguma música do grupo que está há mais de 18 anos em atividade, mesmo não conhecendo tanto sobre música gospel. A Hillsong United é muito conhecida no Brasil e em todo o mundo, onde as suas principais canções são regravadas por artistas de países diferentes, com as traduções nas mais diversas línguas. Formada da igreja cristã australiana, Hillsong Church, é uma banda que possui um som contemporâneo, com um estilo jovem e puxado para o pop-rock. As influências da banda são outros artistas cristãos, como por exemplo, Jesus Culture, Bethel Music e Brooke Frase, além de características de artistas do rock, como Coldplay.

A Hillsong United é composta pelos Worship Leaders (Líderes de louvor):

Joel Houston

FOTO: Divulgação

Matt Crocker

FOTO: Divulgação

Taya Smith

FOTO: Divulgação

Jonathon Douglass (J.D.)

FOTO: Divulgação

Jadwin “Jad” Gillies

FOTO: Divulgação

Além dos instrumentistas Luca Kubak – Violão/Guitarra, Michael Guy Chislett – Guitarra/Teclado, Nigel Hendroff – Guitarra, Dylan Thomas – Guitarra/Teclado, Timon Klein – Guitarra, Benjamin Tennikoff – Teclado, Jihea Oh – Baixo, Simon Kobler – Bateria e Peter James – Teclado.

Em 2015 e em 2016 recebeu o prêmio Billboard de “Melhor Artista Cristão”, e em 2016 conquistou o “American Music Awards” na categoria: Artista Contemporâneo Inspirador Favorito. Além disso, no mesmo ano, “Empires” (música do álbum de mesmo nome, lançado em 2015) ganha dois prêmios no GMA Dove Award nas categorias “Recorded Music Packaging of the Year” e “Worship Album of the Year”. Já no ano passado, a banda ganhou o GMA na categoria “Long Form Video of the Year” para a coletânea de vídeos “of Dirt and Grace“.

Hillsong United

Hillsong United é o nome dado a união de todos os grupos de jovens da igreja Hillsong: Fuel (11-14 anos), Wildilife (15-18), Powerhouse (18-25) e Frontline (25-30). A United é a detentora dos eventos mundiais da igreja e possui ativa participação em acampamentos e conferências durante todo o ano. A Hillsong Church também possui quatro grupos de música (ministérios de louvor): Hillsong Worship, Hillsong Young and Free, Hillsong Kids e a Hillsong United que, atualmente, é liderado por Joel Houston, filho dos pastores sênior da igreja, Brian Houston e Bobbie Houston.

Recentemente os principais nomes do mercado da música mundial voltaram os olhos para a Hillsong. A banda Hillsong Worship ganhou o prêmio do Grammy  2018 pela música “What A Beautiful Name”.

História e discografia

O primeiro álbum lançado da Hillsong United foi o “Everyday”, em 1999 (com um EP divulgado em 1998), com a banda sob o nome de United Live. Este nome permaneceu até a gravação do álbum “King of Majesty”, em 2001, passando a ser chamar Hillsong United em 2002, com a gravação do disco “To the ends of the earth”.

Em 2004, lançam o “More than life”, álbum que teve um notável destaque e fez com que a banda começasse a ser mundialmente conhecida, principalmente pela música de maior sucesso “One Way”.

O grupo já se apresentou em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Estiveram pela primeira vez no país em 2006, quando tocaram em Brasília no dia 22 de setembro de 2006 e em São Paulo, dia 23 de setembro de 2006.

Destaques

Em 2011, a banda lançou seu segundo álbum de estúdio o “Aftermath”, que inclui as músicas: “Search my Heart”, “Go” e “Take Heart”. Já em 2013, a banda lançou seu terceiro álbum de estúdio “Zion” (Sião). O álbum foi lançado em 22 de fevereiro de 2013 para a Austrália e 26 de Fevereiro Internacionalmente. É um dos discos mais bem sucedidos, com mais de 34 mil unidades vendidas em sua primeira semana. Ele vendeu 25% a mais do que Aftermath , permitindo que conseguissem o 5º lugar nos EUA Billboard 200 . No álbum destacam-se canções com: Scandal of Grace, Oceans (Where Feet May Fail), Nothing Like Your Love, Relentless, A Million Suns e Love is War.

Oceans também é uma das canções mais conhecidas da banda e que possui diversos covers e regravações no Youtube.

Wonder

Considerada uma das mais influentes bandas da música gospel, tem seu último álbum lançado no ano passado (2017), chamado Wonder. O projeto que conta com uma estética que remete aos discos de vinis, possui uma musicalidade que se difere de Empires (2015), álbum que focou em canções de letras mais verticais. Por outro lado, o novo trabalho traz elementos mais acústicos e composições mais alegres.

A igreja Hillsong também possui unidade no Brasil, em São Paulo. Para conhecer, acesse aqui.

Para mais sobre música, acesse aqui. E qual a sua sugestão de artistas cristãos? Deixe nos comentários e siga o E.T.C. nas redes sociais.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *